Navegue por categorias

Tenha processos inteligentes por meio da hiperautomação com RPA e IA

Compartilhe este post

Quem acompanha o blog da Yank! Solutions já sabe o quanto a hiperautomação é uma tendência, ainda mais para empresas que desejam ter processos inteligentes.

Além da automação, é preciso aliar outras tecnologias, como por exemplo a inteligência artificial, que caminha a passos largos em constante atualização e evolução.

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo e veja como essas tecnologias podem ser benéficas para o seu negócio e altamente produtivas.

Veja algumas características da hiperautomação

Como já falamos aqui em outros momentos, a hiperautomação é uma abordagem de automação que combina tecnologias avançadas, como inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, robótica, automação de processos (RPA), mineração de processos e análise de dados, para automatizar processos complexos e dinâmicos em diferentes setores.

As principais características dessa abordagem que ajuda sua empresa a ter processos inteligentes incluem:

  • Integração de tecnologias: Combinação de IA, aprendizado de máquina, RPA, mineração de processos e análise de dados;
  • Automação de processos complexos: Capacidade de automatizar tarefas que requerem decisões, adaptação e aprendizado;
  • Análise de dados em tempo real: Utilização de dados para melhorar processos inteligentes e tomar decisões;
  • Flexibilidade e escalabilidade: Capacidade de se adaptar a mudanças rápidas nos processos;
  • Interação humana minimizada: Redução da intervenção humana em processos automatizados.

4 benefícios da hiperautomação para tornar os processos inteligentes

1 – Aumento da produtividade

Com sistemas automáticos, que cuidam do trabalho operacional, é possível gerar mais eficiência e agilidade em um processo de produção diária.

2 – Redução de erros

Através da organização e padronização de processos é possível reduzir erros e falhas, tal como a inconsistência nos sistemas e atividades rotineiras.

3 – Flexibilidade

Esse benefício para tornar os processos inteligentes é possível por conta da capacidade de assumir cargas mais intensas de trabalho sem apresentar falhas e nem desgaste.

4 – Engajamento dos funcionários

Com os robôs realizando os trabalhos mais mecânicos e repetitivos, os colaboradores podem ter tempo e disponibilidade para tarefas que exijam mais da sua capacidade e os desafiem verdadeiramente.

Importância da automação com inteligência artificial para ajudar nos processos inteligentes

De acordo com o estudo da IBM, 41% de empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas operações comerciais. Enquanto isso, 34% das organizações relatam que ainda estão em fase de exploração do uso da tecnologia.

Vale destacar que a IA é uma coisa e a automação é outra, mas ao aliar as duas, as empresas podem conseguir resultados bem expressivos em processos inteligentes na produtividade, redução de erros e custos. Por isso, inteligência artificial na automação é tópico comum entre corporações que estão investindo em tecnologia.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras  que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.

Além disso, 60% dos entrevistados indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da inteligência artificial por meio da sua incorporação em processos e aplicativos, como por exemplo a inteligência artificial na automação. Ou seja, um crescimento considerável.

Mais benefícios em aliar RPA a IA nos processos inteligentes

Crescimento de assertividade nos processos

O RPA automatiza tarefas baseadas em regras previamente programadas por humanas. A inteligência artificial colabora com a geração e análise de dados em tempo real e ainda mais precisos que os feitos pela equipe.

Dessa forma, a AI minimiza erros de informação, o que acarreta melhora nos robôs de software e consequentemente garante assertividade nos processos. Só vantagem em ter inteligência artificial na automação.

Melhoria na experiência do cliente

A combinação de RPA e inteligência artificial em processos inteligentes pode atuar em setores como:

  • Atendimento;
  • Financeiro;
  • Recursos Humanos.

Com isso, essas áreas ficam mais eficientes e proporcionam a melhoria da experiência do cliente com a sua empresa. Afinal, o público preza por um serviço bem prestado e com poucos erros.

Inteligência artificial na automação ajuda na determinação de incertezas

Os robôs de software oferecidos pelo RPA aliados a inteligência artificial podem levar em consideração inúmeras variáveis. No entanto, a AI é capaz de fazer a determinação de variáveis incertas, eliminando o que pode atrasar (ou ser inútil) para o processo.

Melhoria no trato de processamento de dados desestruturados

Assim que o RPA é potencializado com a AI é possível processar inúmeros dados de forma escalável. Dados desestruturados provindos de artigos, documentos, imagens, vídeos e e-mails.

Automatização de processos inteligentes com diversas variáveis

Com a inteligência artificial na automação é possível estabelecer regras e padrões para processos que possuem muitas variáveis e até mesmo pessoas envolvidas.

Credibilidade, autoridade e evolução

Com processos cada vez mais otimizados, eficientes e práticos, logo sua empresa vai conquistar ainda mais credibilidade, autoridade e ainda se mostrar uma organização em constante evolução.

Isso não se mostra benéfico apenas para os clientes, mas também para os colaboradores que podem se sentir parte de uma instituição que acompanha as tendências globais.

Conte com a Yank! Solutions

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados