Navegue por categorias

Inteligência artificial na automação: entenda seu papel em processos corporativos

Compartilhe este post

Sempre que tendências e inovações tecnológicas para processos corporativos estão em pauta, não podemos deixar de falar da inteligência artificial na automação. Afinal, esses dois recursos estão ajudando cada vez mais no back office e passando por diversas atualizações.

Por isso, ignorar, por exemplo, o RPA (Robotic Process Automation) e inteligência artificial é uma atitude pouco inteligente. Para surfar na onda tecnológica de forma correta e garantir a prosperidade dos seus negócios, é preciso se atentar a essas ferramentas.

Estar por dentro das inovações não é apenas ter computadores no ambiente corporativo. Vai além. Para acompanhar tendências é necessário prestar atenção na movimentação do mercado de automação e procurar empresas especializadas para te ajudar nessa transição tecnológica.

Quer saber mais sobre como a inteligência artificial na automação pode ser útil para os seus negócios? Então siga conosco neste artigo e saiba como a Yank! Solutions pode te ajudar.

Inteligência artificial na automação vem crescendo em solo nacional

De acordo com o estudo da IBM, 41% de empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas operações comerciais. Enquanto isso, 34% das organizações relatam que ainda estão em fase de exploração do uso da tecnologia.

Vale destacar que a IA é uma coisa e a automação é outra, mas ao aliar as duas, as empresas podem conseguir resultados bem expressivos na produtividade, redução de erros e custos. Por isso, inteligência artificial na automação é tópico comum entre corporações que estão investindo em tecnologia.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras  que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.

Além disso, 60% dos entrevistados indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da inteligência artificial por meio da sua incorporação em processos e aplicativos, como por exemplo a inteligência artificial na automação. Ou seja, um crescimento considerável.

RPA e inteligência artificial: como eles se complementam?

As diferenças desses dois recursos são complementares. A função do RPA é tornar os processos de uma empresa mais efetivos através da otimização de tarefas repetitivas e manuais, antes realizada por humanos.

Já a inteligência artificial vai um pouco além. A AI é capaz de analisar todas as informações obtidas das tarefas executadas pelo RPA e a partir disso gerar diagnósticos e relatórios. Coisas que são extremamente importantes para qualquer organização corporativa.

Por isso, podemos afirmar que a inteligência artificial se caracteriza como a capacidade de tomada de decisão a partir de opções apresentadas por programas de computador. A AI pode:

  • Refletir;
  • Adquirir conhecimento;
  • Executar ações com base nas experiências que ela já teve.

Ou seja, a inteligência artificial na automação é sinônimo de processos mais eficientes. Mas para usar os dois de forma efetiva é preciso conhecer suas implicações e vantagens. Veja a seguir.

Conheça os benefícios da inteligência artificial na automação

Aumento de produtividade

Ao juntar inteligência artificial na automação sua empresa terá maior volume de produtividade, o que gera mais lucro e satisfação de clientes.

Maior segurança no ambiente eletrônico

A inteligência artificial tem a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados e classifica-los como inofensivos ou prejudiciais. Dessa forma ele cria um algoritmo capaz de identificar potenciais riscos à empresa.

Crescimento de assertividade nos processos

O RPA automatiza tarefas baseadas em regras previamente programadas por humanas. A inteligência artificial colabora com a geração e análise de dados em tempo real e ainda mais precisos que os feitos pela equipe.

Dessa forma, a AI minimiza erros de informação, o que acarreta melhora nos robôs de software e consequentemente garante assertividade nos processos. Só vantagem em ter inteligência artificial na automação.

Melhoria na experiência do cliente

A combinação de RPA e inteligência artificial pode atuar em setores como:

  • Atendimento;
  • Financeiro;
  • Recursos Humanos.

Com isso, essas áreas ficam mais eficientes e proporcionam a melhoria da experiência do cliente com a sua empresa. Afinal, o público preza por um serviço bem prestado e com poucos erros.

Inteligência artificial na automação ajuda na determinação de incertezas

Os robôs de software oferecidos pelo RPA aliados a inteligência artificial podem levar em consideração inúmeras variáveis. No entanto, a AI é capaz de fazer a determinação de variáveis incertas, eliminando o que pode atrasar (ou ser inútil) para o processo.

Melhoria no trato de processamento de dados desestruturados

Assim que o RPA é potencializado com a AI é possível processar inúmeros dados de forma escalável. Dados desestruturados provindos de artigos, documentos, imagens, vídeos e e-mails.

Automatização de processos com diversas variáveis

Com a inteligência artificial na automação é possível estabelecer regras e padrões para processos que possuem muitas variáveis e até mesmo pessoas envolvidas.

Credibilidade, autoridade e evolução

Com processos cada vez mais otimizados, eficientes e práticos, logo sua empresa vai conquistar ainda mais credibilidade, autoridade e ainda se mostrar uma organização em constante evolução.

Isso não se mostra benéfico apenas para os clientes, mas também para os colaboradores que podem se sentir parte de uma instituição que acompanha as tendências globais.

Tenha à disposição uma empresa especializada em automação de processos

No intuito de melhorar cada vez mais os processos da sua empresa, é importante contar com parceiros sérios e comprometidos.

Nós, da Yank Solutions, estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos especialistas.

Entre em contato!

Artigos relacionados