Quem é do ramo financeiro sabe como a IA na prevenção de fraude tem papel fundamental. Por isso, muitos líderes financeiros estão investindo cada vez mais nessa tecnologia.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo da Yank! Solutions, e veja como a inteligência artificial está sendo utilizada na segurança de dados, e também em outras áreas além do setor financeiro.
Líderes financeiros de olho na IA na prevenção de fraudes
De acordo com o levantamento Pulso 2024 – Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, 52% dos líderes entrevistados no Brasil planejam implementar Inteligência Artificial na detecção de fraudes.
Vale destacar que esse número vai de encontro ao número de líderes que priorizam usar a inteligência artificial nos chatbots de atendimento ao cliente (54%), e também no investimento em aplicativos de IA para avaliação de risco (49%). O interesse em IA na prevenção de fraude ainda tá em alta.
Outro fato importante a se destacar é que essa pesquisa foi realizada em dezembro de 2023 com 1079 líderes de diferentes empresas financeiras e também de tecnologia de 20 países da região. Desses entrevistados:
- 64% são de bancos digitais, tradicionais e instituições de microfinanças;
- 36% são de empresas de tecnologia e fintechs.
Não é à toa que esses grupos sejam grandes interessados em IA na prevenção de fraude. Afinal, quem lida com o dinheiro do cliente está lidando também com uma quantidade grande e complexa de dados.
Como é a atuação da IA na prevenção de fraude?
A inteligência artificial ajuda na questão dos algoritmos avançados. Eles possuem a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados em tempo real. Isso possibilita discrepâncias e comportamentos atípicos que escapariam facilmente do olhar humano.
A IA na prevenção de fraude é de extrema importância para analisar:
- Comportamento de compra dos consumidores;
- Identificar desvios que possam indicar irregularidades;
- Compras fora do padrão de gastos;
- E tudo isso a tempo de evitar prejuízos.
Essa tecnologia permite decisões rápidas e eficientes. Assim como acontece com a autenticação de identidade por meio das tecnologias biométricas, por exemplo. Tudo isso previne fraudes ao utilizar métodos que garantem a legitimidade de operações financeiras.
IA na prevenção de fraude e em outras funções nas empresas financeiras e de tecnologia
A digitalização está cada dia mais tomando conta dessas instituições, o que é uma coisa boa tanto para as empresas quanto para os clientes.
O estudo evidenciou que 51% das empresas afirmaram ter solicitação e aprovação de crédito, seguidas por aberturas de contas digitalizadas (41%). Somado a esse número, 39% usam meios digitais para atendimento às reclamações.
Junto a implementação de IA na prevenção de fraude, 77% dos bancos digitalizaram a abertura de contas. No entanto, menos da metade das instituições de microfinanças (42%) fizeram esse movimento de digitalizar.
Lembrando que esses são números do fim do ano de 2023, então é possível que eles tenham sofrido uma atualização significativa.
Ainda há mais o que avançar em IA na prevenção de fraude
“Embora o setor financeiro tenha sido transformado pela digitalização nos últimos anos, devido a políticas e estruturas regulatórias de apoio, adoção de internet móvel e uma rápida expansão de serviços digitais, os desafios permanecem, resultados em diferentes prioridades e planos para investimentos futuros em todos os países da região”, explica Jorge Iglesias, CEO da Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina.
O CEO ainda complementa a fala anterior com a afirmação de que “é isso o que exploramos em profundidade no Pulso, bem como o poder catalítico da IA na prevenção de fraude e na otimização de experiências e jornadas financeiras digitais e as futuras prioridades de investimento em tecnologia”.
Ou seja, ainda há muito caminho a ser explorado com a inteligência artificial e todas as tecnologias que virão a partir dela.
Para além da IA na prevenção de fraudes. Confira 5 áreas que a inteligência artificial pode fazer a diferença!
1 – Atendimento ao cliente
A tecnologia de IA pode ser útil aqui ao:
- Fornecer respostas rápidas e precisas a perguntas comuns;
- Fazer triagem e encaminhar chamadas para departamentos apropriados;
- Fornecer sugestões de produtos;
- Personalizar a experiência do usuário.
2 – Marketing e vendas
A inteligência artificial nos negócios pode ser uma ótima aliada do marketing da sua empresa, isso porque os tipos de IA podem fazer coisas como:
- Previsão do comportamento do consumidor;
- Personalização de campanhas;
- Análise de dados e identificação de leads qualificados;
- Otimização de preços;
- Ajuda no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
3 – Operações
Como já citamos anteriormente, IA na prevenção de fraude e sistemas inteligentes podem ser úteis na otimização da cadeira de suprimentos. Tudo isso ao prever e prevenir falhas em equipamentos, melhorando a eficiência energética e reduzindo custos operacionais.
4 – Recursos humanos
Os tipos de IA nos negócios podem ser utilizadas para realizar triagens de candidatos a emprego, identificação de talentos internos, gerenciamento de folha de pagamento. Além disso, pode fornecer treinamento personalizado.
5 – Pesquisa e desenvolvimento
Análise de dados é um dos recursos mais poderosos da IA. Ela pode ajudar seu negócio a identificar insights, acelerar o processo de desenvolvimento e simular cenários para testar ações futuras do seu negócio.
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Quando o assunto é entender e saber aproveitar os benefícios da IA na prevenção de fraude e da inteligência artificial de modo geral, você pode contar com a Yank! Solutions.
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