É fato que a transformação digital vem reformulando diversos setores, seja do mundo corporativo ou fora dele. O setor financeiro não escapa dessa transformação. Por isso, veja como a tecnologia para financeiro vem acompanhando as mudanças do mercado e do público.
O setor financeiro é de extrema importância, pois existe em praticamente todas as empresas a nível mundial. Seja de forma interna ou externa, como muitos Business Process Outsourcing (BPOs) fazem.
Podemos afirmar, inclusive, que o setor financeiro é centralizador de outros departamentos, primordial para o funcionamento e sobrevivência da empresa. Isso porque, é através de pagamentos e recebimentos que as coisas acontecem. Por isso, contar com tecnologia para financeiro não é nada mal.
Por conta da pandemia, o mercado tem sofrido diversas alterações no seu funcionamento, e isso impacta diretamente em movimentações financeiras não programadas, como por exemplo:
- Antecipações;
- Renegociações;
- Faturamentos emergenciais;
- Entre outros.
Além disso, quando falamos em tecnologia para financeiro, não podemos esquecer sobre formas de pagamento, algo que atinge diretamente o consumidor final.
Quer saber mais sobre o assunto e como a Yank! Solutions pode ajudar seu negócio? Então siga conosco neste artigo.
Tecnologia para financeiro e as novas formas de realizar pagamentos
Uma das vantagens da transformação digital para esse setor são as novas formas de pagamento, como o PIX, por exemplo. No entanto, de nada adianta uma forma de pagamento inovadora, se não for de uma forma segura.
Uma das coisas que a tecnologia para financeiro precisa pensar é na segurança dos dados e na complexidade dessa questão.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria global EY, “Global Information Security Survey”, 51% das organizações brasileiras investem menos de US$ 100 mil em segurança da informação. Além disso, apenas 10% sequer tem orçamento para colocar em prática ações e investir na área.
Por isso, quando for investir em tecnologia para financeiro, é preciso levar em conta questões como:
- Criptografia (tecnologia reconhecida mundialmente no processo de proteção de dados);
- Equipe com expertise em cyber security para proteção dos dados financeiros;
- Cultura de segurança;
- LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- Legislação e Compliance com padrões mundiais como CIS e ISSO/IEC 27001.
De olho na automação em tecnologia para financeiro
Além dessas questões de segurança e meios de pagamento, uma outra deve ser levada em consideração na hora de fazer inovações tecnológicas, é a parte de automação. E aí que o RPA entra em cena.
Basicamente, o RPA – Robotic Processs Automation é uma tecnologia usada para automatizar processos padronizados e repetidos nas empresas. Os robôs realizam a atividade humana em trabalhos que utilizam o computador.
3 formas que o RPA ajuda na produtividade de tecnologia para financeiro
1 – Baixa de títulos de contas a pagar e receber
Por mais que muitas empresas tenham suas rotinas automáticas e integradas, aproximadamente 50% das organizações atualmente (de diversos tamanhos) não possuem suas rotinas de baixa de títulos de forma automática.
Isso se deve ao fato de haver exceções no fluxo, ou por realmente terem a diretriz da necessidade de olhar humano, como também exceções no faturamento que gera dificuldade nessas baixas.
Como o RPA pode ajudar?
Ao automatizar essa tarefa, com a solução da Yank! Solutions, você pode contar com a resolução dessa questão. Além disso, a Yank garante o retorno do investimento e economia de tempo, além, claro, da mitigação de erro no processo.
2 – Gestão orçamentária
Esse processo se mostra como primordial para o cumprimento do orçamento planejado entre diversas áreas de uma empresa. Dessa forma, há a contribuição para o crescimento orgânico e saudável dentro do ano vigente do planejamento.
Toda empresa bem organizada com tecnologia para financeiro, previsão de receitas e despesas, geralmente entre setembro e novembro se planejam para o próximo ano e determinam em centros de custos os valores que cada área pode gastar.
Isso é interessante e inteligente, pois não bloqueia os investimentos das áreas, onde já está estabelecido, como também dá visão de investimento limitado.
RPA em cena
Esses processos de controle e monitoramento requer um olhar diário pela gestão e diretoria e atualmente rotinas automáticas com RPAs podem controlar e gerar alertas sobre o consumo desse saldo orçamentário do ano.
Uma vez instalado a automação para ERP, sua empresa pode contar com agilidade, precisão, e claro, aumento da produtividade.
Isso porque, além de ser um ativo importante para muitas empresas, esses sistemas facilitam o funcionamento da organização. Eles fazem isso ao unificar e proteger informações, e claro, automatizando processos.
3 – Faturamento
Esse processo tem alta relevância e um dos mais variáveis enquanto a processo definido. Isso porque, geralmente há uma alternância.
Como o RPA se mostra útil nessa questão?
O processo de faturamento, assim como o processo de títulos, possui uma alta volumetria diária, exigindo bastante “braço” na área. Uma boa oportunidade do uso de tecnologia para financeiro. Isso, no caso, poderia ser totalmente automatizado, mesmo com condições especiais.
Geralmente empresas de médio porte chegam a ter de 20 a 30 pessoas nesse departamento, realizando tarefas não cognitivas e repetitivas, sem contar no tempo consumido para faturar cada pedido.
Tenha tecnologia para financeiro com a Yank! Solutions
Gostou de conhecer as vantagens de automação para o setor financeiro? Essa solução nós oferecemos aqui na Yank! Solutions.
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Entre em contato.