Um artigo da Forbes de setembro de 2022, destacou que o futuro do trabalho na área de tecnologia está muito atrelado ao trabalho humano, mais especificamente as soft skills. Sua empresa está pensando nisso?
De acordo com o texto: “À medida que a inteligência artificial e os robôs continuam a compartilhar o trabalho com as pessoas, quase todos os empregos vão mudar – e o ritmo dessa mudança continuará a acelerar conforme entramos na quarta revolução industrial.
Mas com a mais nova onda de tecnologia, o trabalho se tornará mais humano, não menos. Os locais de trabalho automatizarão tarefas manuais e repetitivas, mas as pessoas ainda serão essenciais para as tarefas que dependem de trabalho humano que os computadores ainda não podem replicar.”
Ou seja, se engana quem pensa que as máquinas vão tomar o lugar dos humanos. Pelo contrário, habilidades humanas e inovações tecnológicas precisam estar lado a lado para que as novidades continuem chegando e melhorando o mercado.
Quer saber mais sobre o assunto, e quais as principais soft skills que seus colaboradores precisam ter para se destacar no mercado de trabalho humano e tecnológico? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro de todas as tendências do ecossistema tecnológico corporativo.
Qual papel do trabalho humano na era da tecnologia?
Quando falamos sobre automação de processos, inteligência artificial, machine learning e assim por diante, uma das primeiras preocupações é aquele pensamento de que as máquinas vão substituir o trabalho humano. Mas não é bem assim.
Essas inovações tecnológicas tem grande parte da sua função em desempenhar tarefas mecânicas e repetitivas. Ou seja, aquele tipo de atividade que ocupava o dia todo de dois ou três funcionários que podiam estar sendo mais úteis de outra forma.
Sendo assim, a tecnologia veio para somar, para otimizar processos e deixar os colaboradores disponíveis para tarefas que exijam mais da capacidade humana, senso crítico e analítico.
Além disso, hoje os processos humanizados são altamente valorizados e implementados em empresas de diversos segmentos. No entanto, não há como construir esses processos sem habilidades humanas, não é mesmo?
Por isso, é importante ter em mente que nesse momento o mercado está digitalizado, mas segue com a necessidade de trabalho humano, mas agora de forma diferente. Porque, na verdade, as coisas vão evoluindo dessa forma.
O que as soft skills tem a ver a com essa história de trabalho humano e tecnológico?
Com um mercado reformulado, cada vez mais tecnológico e com a exigência de habilidades humanas de forma diferenciada, é chegada a hora de investir nas soft skills dos seus colaboradores.
Esse termo se refere àquelas habilidades que são mais subjetivas e são diretamente relacionadas à inteligência emocional. Algo que antes não se via muito, hoje é extremamente valorizada pelas empresas que desejam crescer alavancar seus negócios.
Confira a seguir algumas habilidades do trabalho humano que podem ser de grande valia para o mercado tecnológico.
Quais as soft skills mais requisitadas?
- Pensamento crítico;
- Empatia e inteligência emocional;
- Criatividade;
- Trabalho em equipe e colaboração;
- Habilidades comunicativas;
- Flexibilidade e adaptabilidade;
- Consciência ética e de diversidade;
- Inteligência cultural;
- Liderança;
- Gestão de tempo;
5 segmentos que demandam habilidades de trabalho humano para o setor tecnológico
1 – Análise de dados
Ter habilidades tecnológicas com análise de dados é essencial para quem deseja estar por dentro das tendências do mercado dentro das empresas.
Mas mesmo “sabendo” da importância de gerir dados com profissionalismo e empenho, muitas empresas ainda não entendem, de fato, o motivo de ser tão importante dar atenção para essa questão.
Ao fazer uma boa gestão de dados e ter essas habilidades de trabalho humano a disposição, seu negócio pode:
- Fortalecer a estratégia da empresa;
- Manter seus registros organizados;
- Compartilhar o mesmo dado, mas com informações úteis para diversas equipes de diferentes setores;
- Tomar decisões mais assertivas;
- Ter eficiência em processos e ter segurança da informação obtida.
2 – Conhecimento em automação de processos
Automatizar, de forma geral, é tornar operacional, através da tecnologia e integração de sistemas e dados, um processo que antes era executado manualmente, de forma mecânica e repetitiva.
É muito enriquecedor que o candidato tenha habilidades de trabalho humano com automação, porque ao realizar a automação de processos, o andamento do fluxo de trabalho de uma empresa é aprimorado. Isso porque, com a automação é possível:
- Reduzir custos, tempo, desperdícios;
- Aumentar a produtividade;
- Minimizar falhas;
- Controlar, em tempo real, todos os processos do negócio.
É importante implementar inovações tecnológicas, tanto no setor administrativo quanto na produção, pois isso garante que a sua empresa mantenha sua competitividade. Além, claro, de aumentar sua credibilidade e por consequência conquistar e fidelizar mais clientes.
3 – Habilidades em inteligência artificial
De acordo com o estudo da IBM, 41% de empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas operações comerciais. Enquanto isso, 34% das organizações relatam que ainda estão em fase de exploração do uso da tecnologia.
Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando IA aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses. Ou seja, é de grande valia ter profissionais com habilidades de trabalho humano na tecnologia dessa área.
Além disso, 60% dos entrevistados indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da inteligência artificial por meio da sua incorporação em processos e aplicativos, como por exemplo a inteligência artificial na automação. Ou seja, um crescimento considerável.
4 – Segurança da informação
No mundo de hoje um dos bens mais valiosos do mercado são os dados e informações. Por isso, ter profissionais com habilidades tecnológicas em segurança da informação são de grande valia.
Manter os dados da sua empresa é extremamente importante para evitar coisas como:
- Acessos maliciosos ou equivocados;
- Sequestro, roubo e/ou modificação não autorizada do conteúdo da sua organização.
Caso terceiros tenham acesso às informações da sua empresa de forma mal intencionada, a estabilidade e o sucesso do seu negócio ficam comprometidos. Por isso, ter uma empresa segura, no sentido de proteção de dados, deve ser uma das prioridades do seu time de tech.
Vale lembrar que ter reforço do trabalho humano na segurança da informação é uma preocupação que empresas de todos os segmentos e de todos os tamanhos devem ter. Afinal, não é só porque uma empresa é pequena que seus dados não são visados.
5 – Computação em nuvem
Não é de hoje que estamos falando sobre a cloud computing (computação em nuvem). Há alguns anos ela vem se mostrando como forte tendência e uma das peças fundamentais da transformação digital em empresas.
Por isso, saber mais sobre o assunto, ter habilidades tecnológicas, conhecer, investir nessa tecnologia, se mostra essencial para o sucesso dos seus negócios. Afinal, sabemos que quem não surfa a onda, acaba morrendo na praia.
No entanto, assim como muitas inovações tecnológicas, a computação em nuvem tem diferentes modelos. Ou seja, é preciso conhecer e estudar para ver qual faz mais sentido para sua organização.
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