Navegue por categorias

Segundo especialistas, investimento em TI nas empresas deve crescer 4,3% este ano

Compartilhe este post

De acordo com o Gartner, as previsões é que os gastos mundiais com TI devem somar US$ 4,7 trilhões no ano de 2023. Esse número representa um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior. Ou seja, o investimento em TI é um movimento que muitas empresas devem fazer este ano.

“Os projetos de TI estão trocando de foco, de entregas voltadas para o exterior, como receita e experiência dos clientes, para esforços mais voltados para aspectos internos, focados na otimização”, diz John-David Lovelock, VP e analista do Gartner, em matéria da TI Inside.

A pesquisa aponta e acredita que o investimento em TI é focado em tecnologias que permitem automação e eficiência para impulsionar o crescimento em escala com menos esforço humano.

Vale destacar ainda que mesmo um crescimento de investimento no segmento de softwares, o investimento em dispositivos demonstra uma queda. Isso significa que as empresas visam automação, inteligência artificial e assim por diante, mas tudo isso em dispositivos já existentes.

Quer saber mais sobre investimento em TI e como a automação pode ser útil para esse setor da sua organização? Então siga conosco neste artigo.

Como a automação de processos pode apoiar o investimento em TI

Confira a seguir em quais trabalhos a automação, com RPA por exemplo, pode ser aplicada no setor.

Suporte ao usuário

Isso pode ser feito através da automatização do processo de comunicação e atendimento. Geralmente, com a implementação de softwares de gestão de chamados. Dessa forma, a equipe pode acompanhar esse relacionamento com facilidade.

Rotinas de backup

Essa é uma das prioridades na gestão e investimento em TI de muitas empresas. Para isso, muitas organizações estão investindo na automação de backups, principalmente as que se relacionam ao armazenamento em nuvem.

Estruturação de produtividade

Ao aplicar a automação de processos e investimento em TI estamos falando também em criar rotinas programáveis, que seguem uma cadeira determinadas de tarefas a serem executadas por um robô, por um sistema.

Isso faz com que toda uma rotina seja mais otimizada e consequentemente mais produtiva.

Gerenciamento de indicadores

A automação nesse caso pode ajudar com a otimização de armazenamento e comparação de dados. Assim, é possível gerar relatórios precisos, que indicam oportunidades, falhas, obstáculos e assim por diante.

Rotinas de monitoramento e segurança

Com a automação de processos em TI é possível o monitoramento completo de acesso e modificação de informações no banco de dados.

Benefícios da automação do investimento em TI

Citamos acima algumas vantagens de automatizar esse setor, veja a seguir um pouco mais de detalhamento sobre os impactos positivos da automação de processos em TI.

  • Aumento da produtividade: com sistemas automáticos, que cuidam do trabalho operacional, é possível gerar mais eficiência e agilidade em um processo de produção diária;
  • Redução de erros: através da organização e padronização de processos é possível reduzir erros e falhas, tal como a inconsistência nos sistemas e atividades rotineiras;
  • Flexibilidade: esse benefício de automação de processos no investimento em TI é possível por conta da capacidade de assumir cargas mais intensas de trabalho sem apresentar falhas e nem desgaste;
  • Engajamento dos funcionários: com os robôs realizando os trabalhos mais mecânicos e repetitivos, os colaboradores podem ter tempo e disponibilidade para tarefas que exijam mais da sua capacidade e os desafiem verdadeiramente.

Somado a tudo isso, vale destacar que se antes a automatização se mostrava como um diferencial competitivo no mercado, agora é praticamente uma necessidade. Quem não automatiza nem deve se considerar no páreo da competitividade. Por isso, automatizar é preciso!

5 passos para uma seguir a tendência de investimento em TI de forma segura e efetiva

Começar a automatizar não é uma tarefa tão simples, além disso, requer um investimento de tempo e financeiro que demanda planejamento. Por isso, veja a seguir alguns passos para começar a implementar a automação de maneira segura e eficaz.

  1. Faça o mapeamento de todos os processos do setor de TI da sua empresa;
  2. Defina o que precisa ser automatizado;
  3. Implemente os sistemas e treine os colaboradores para lidar com as mudanças;
  4. Avalie e monitore os processos frequentemente;
  5. Faça a automação com uma empresa especialista no assunto.

Conte com a Yank! Solutions para que a automação no investimento em TI da sua empresa seja feita da melhor forma.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados