Ao tocar no assunto de automatizar diversos setores de negócios, muitas pessoas ficam com a ideia de que apenas grandes empresas precisam e/ou são capazes de passar por esse processo. Com o RPA na indústria não é diferente a linha de pensamento.
No entanto, vale destacar que quem pensa dessa forma, está pensando errado. A automação pode e deve acontecer também em pequenas indústrias. Isso porque, ao automatizar elas conseguem reduzir custos de produção e crescer cada vez mais.
Ainda mais neste momento que o mercado está cada vez mais abraçando inovações tecnológicas relacionadas à Indústria 4,0. O RPA na indústria de diversos tamanhos tem seu grande momento agora.
Isso porque, tanto pequenas quanto médias empresas precisam começar a aprender com as grandes e, além disso, se adaptar às tecnologias de automação. Seguindo esses passos, os pequenos negócios industriais podem ir mais longe e se tornarem grandes.
Quer saber mais sobre RPA na indústria, automação para pequenas indústrias e como a automação para pequenas indústrias podem reduzir custos de produção? Então siga conosco neste artigo.
Automação para pequenas indústrias é possível?
Com a pandemia do Covid-19 praticamente todas as empresas de praticamente todos os setores tiveram que aprender a surfar na onda da tecnologia. Esse período acelerou o processo das empresas abraçaram de vez a automação de diversas atividades.
Da mesma forma aconteceu no setor industrial. Como dissemos anteriormente, se engana quem pensa que apenas as grandes organizações embarcaram de cabeça na robotização. A automação com RPA na indústria também aconteceu para os pequenos e médios.
Lembrando aqui que automação para indústria se caracteriza como o uso da tecnologia para realização de tarefas mecânicas e repetitivas, com o intuito de otimizar processos e torná-los produtivos.
O RPA na indústria é responsável por aumentar a produtividade, reduzir a margem de erros e, claro, garantir a competitividade das pequenas indústrias no mercado. Além disso, ela integra as seguintes áreas:
- Eletrônica;
- Mecânica;
- Tecnologia da Informação (TI).
De olho no RPA na Indústria 4.0
Um dos grandes motivos que faz com que a automação para indústria seja tão importante e, na verdade, esteja acontecendo, é a evolução da Indústria 4.0.
Por mais que seja um termo bem forte nos tempos de hoje, a Indústria 4.0 teve sua origem em 2011. Surgiu na Alemanha, em uma feira de Hannover. Seu conceito é baseado no uso da tecnologia e automação para descentralizar o controle dos processos produtivos. Seus pilares são:
- Inteligência Artificial (AI);
- Sistemas Cyber-físicos;
- Banco de dados por nuvem.
Além disso, para que o RPA na indústria funcione melhor, a Indústria 4.0 também conta com o uso da internet das coisas, automação e controle, e monitoramento de ativos. Equipamentos que se comunicam entre si em prol da produtividade do setor industrial.
Como o RPA na indústria pode reduzir custos de produção?
Para falar sobre como a automação para indústrias possibilita a redução de custos de produção, precisamos falar especificamente sobre os benefícios que a automatização traz para o setor. Isso porque, uma coisa está relacionada a outra.
Como já citamos anteriormente, o intuito de automatizar processos no setor industrial é otimizar processos, aumentar lucros etc. Além disso, outras vantagens do RPA na indústria incluem:
- Monitoramento contínuo e otimizado: por meio de softwares, o sistema pega informações das operações e envia para gestores, dessa forma eles podem identificar erros, prever falhas e agir rápido para corrigir o que precisar;
- Redução de erros: ao encontrar erros e possíveis falhas, gestores podem agir rápido para a correção, assim como podem se antecipar antes que a falha aconteça. Dessa forma os erros são reduzidos drasticamente;
- Integração de operações: o uso das tecnologias aumenta a comunicação entre operações, o que torna os processos mais eficientes, rápidas e o principal, menos custosas.
Importância da adoção do RPA na indústria
Os benefícios do RPA na indústria já mostram a importância da adoção de robôs nos processos mais mecânicos e repetitivos. Isso porque o RPA otimiza diversos processos que tomam muito tempo e que podem abrir margem para erros, como por exemplo:
Geração de relatórios
Com RPA é possível automatizar a geração de relatórios. Com isso, há o controle de produção de uma máquina por hora, quantidade de matéria-prima, tempo de transporte e assim por diante.
Vale destacar que com robôs é possível automatizar apenas a geração de relatórios. A interpretação fica por conta de seres humanos.
Realização de cálculos
Um dos grandes benefícios do RPA na indústria é a realização de cálculos que precisam ser feitos a todo momento no setor. As contas são feitas por meio da programação estabelecida para os robôs de software.
Controle de estoque
Nesse benefício os robôs geram relatórios que evidenciam coisas como:
- Itens que entram e sai dos almoxarifados;
- Materiais em falta;
- Controle de matérias-primas.
Conte com a Yank Solutions para acompanhar as novidades de RPA na indústria
Quando o assunto é tecnologia e automação, você pode contar com a Yank Solutions.
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.