Quando falamos em operações e processos, estamos falando das atividades desenvolvidas pela empresa em diferentes setores. Atividades essas que contribuem para o funcionamento da organização.
Ou seja, podemos dizer que automação em back office são funções vitais de um negócio. Elas normalmente possuem diferentes objetivos e utilizam diferentes recursos. Por exemplo: existem as operações financeiras, as jurídicas, de atendimento e assim por diante.
Logo, quando falamos em automatizar esses processos, estamos falando em otimizar, uma vez que várias pequenas tarefas podem ser realizadas por robôs. E não, os robôs não visam substituir os humanos, apenas ajuda-los.
Isso porque, quando colocamos na mesa a opção de automação em back office, não estamos falando em demitir um colaborador e instalar uma máquina, estamos falando em robotizar algumas tarefas como:
- Recolhimento e inserção de dados em sistemas;
- Envio e recebimento de e-mails;
- Alertas;
- Interações entre diferentes sistemas.
Em quais processos a automação em back office pode se mostrar útil?
Há diversas operações empresariais simples que podem ser robotizados e, com isso, liberar colaboradores para que possam se dedicar a tarefas que exigem mais da análise crítica e criatividade do pensamento humano.
Alguns desses processos incluem:
- Geração de relatórios: gerar relatórios automaticamente, analisar seu conteúdo e enviá-los por e-mail para as partes interessadas;
- Processos financeiros: os robôs podem preencher lacunas de integração. Além disso, bots podem ajudar no processo de gerenciamento de folha de pagamento;
- Recrutamento e seleção: uma coisa que pode mostrar a eficácia desse recurso é a automação em back office. Isso porque, com os robôs o recrutamento e seleção pode adquirir velocidade e transparência;
- Monitoramento de servidor: o RPA possibilita a redução de custos operacionais de TI. Além disso, também ajuda na economia de custos ao pensar nas interrupções fora do horário comercial ou em dias úteis;
- Implantação de software: os robôs ajudam na identificação de bugs, evitando que sejam introduzidos no código.
4 benefícios de aderir a automação em back office
1 – Diminuição de falhas
Com robôs atuando em tarefas mecânicas e repetitivas, os erros serão reduzidos e falhas serão cada vez menos frequentes, serão consideravelmente reduzidas.
2 – Processos padronizados
Com a automação em back office seu negócio vai poder contar com processos padronizados. Isso é bom porque há otimização de resultados e geração de dados para tomada de decisões.
3 – Aumento de produtividade
Com robôs na função de tarefas mecânicas e repetitivas, não há pausa, e com a diminuição de falhas que citamos anteriormente, o trabalho fica mais eficiente e automaticamente mais produtivo.
4 – Redução de custos
Ao diminuir falhas, otimizar recursos e aumentar produtividade, não há outro resultado que não seja a redução de custos. Com a automação de operações empresariais, seu negócio pode economizar e direcionar recursos financeiros para outras prioridades.
Será que minha empresa precisa de automação em back office?
Para entender se a tecnologia RPA pode ajudar sua empresa, é preciso passar pela jornada de implementação. Afinal, o software pode trazer ganhos que serão vistos apenas lá na frente. Por isso, é preciso passar pela jornada, que segue os seguintes passos:
- Entender o que é RPA e como pode ajudar sua empresa;
- Mapear as áreas que podem e/ou precisam da automação em back office;
- Selecionar casos de uso iniciais, e junto a isso definir critérios do que seria um desempenho satisfatório;
- Desenvolver solução piloto para o caso de uso inicial;
- Avaliar resultados e documentar as lições aprendidas;
- Continuar a expansão e repetir essa jornada de implementação de automação de trabalho repetitivo.
Como preparar sua empresa para acompanhar essa evolução?
A automação em back office é uma tendência mundial, mas que chegará primeiro nos países mais adiantados tecnologicamente. No Brasil, o desenvolvimento está acontecendo!
Para que as empresas se mantenham prontas para abraçar as novas tecnologias, é importante buscar informações e acompanhar o que acontece no restante do mundo, mas, principalmente, incorporar as soluções já existentes no nosso mercado.
Estando sempre ciente do que há de melhor em tecnologia no Brasil, e adotando os serviços de robotização à medida em que forem lançados, certamente o empreendedor garantirá a preparação de sua empresa e de toda a sua equipe para o futuro.
Conforme mostramos ao longo do texto, a automação em back office já é uma realidade, mas está longe de saturar.
Especialistas em automação você pode encontrar na Yank! Solutions
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância e o impacto positivo de automação em back office na sua empresa, veja como podemos ajudar sua organização nesse assunto.
A Yank! Solutions oferece alocação de analistas desenvolvedores certificados em plataformas de mercado para construção de RPA, tais como: UIPath, BluePrism, Automate, Automation Anywhere, entre outras.
Vale destacar ainda, que com a solução de especialistas em RPA alocado na sua empresa, da Yank, seu negócio pode contar com a robotização de processos corporativos, mas também com:
- Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Servidor dedicado;
- Rápida implementação.
Conte com a Yank! Solutions
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.