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Automação em back office: como o RPA pode ajudar seu escritório

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Quando falamos em operações e processos, estamos falando das atividades desenvolvidas pela empresa em diferentes setores. Atividades essas que contribuem para o funcionamento da organização.

Ou seja, podemos dizer que automação em back office são funções vitais de um negócio. Elas normalmente possuem diferentes objetivos e utilizam diferentes recursos. Por exemplo: existem as operações financeiras, as jurídicas, de atendimento e assim por diante.

Logo, quando falamos em automatizar esses processos, estamos falando em otimizar, uma vez que várias pequenas tarefas podem ser realizadas por robôs. E não, os robôs não visam substituir os humanos, apenas ajuda-los.

Isso porque, quando colocamos na mesa a opção de automação em back office, não estamos falando em demitir um colaborador e instalar uma máquina, estamos falando em robotizar algumas tarefas como:

  • Recolhimento e inserção de dados em sistemas;
  • Envio e recebimento de e-mails;
  • Alertas;
  • Interações entre diferentes sistemas.

Em quais processos a automação em back office pode se mostrar útil?

Há diversas operações empresariais simples que podem ser robotizados e, com isso, liberar colaboradores para que possam se dedicar a tarefas que exigem mais da análise crítica e criatividade do pensamento humano.

Alguns desses processos incluem:

  • Geração de relatórios: gerar relatórios automaticamente, analisar seu conteúdo e enviá-los por e-mail para as partes interessadas;
  • Processos financeiros: os robôs podem preencher lacunas de integração. Além disso, bots podem ajudar no processo de gerenciamento de folha de pagamento;
  • Recrutamento e seleção: uma coisa que pode mostrar a eficácia desse recurso é a automação em back office. Isso porque, com os robôs o recrutamento e seleção pode adquirir velocidade e transparência;
  • Monitoramento de servidor: o RPA possibilita a redução de custos operacionais de TI. Além disso, também ajuda na economia de custos ao pensar nas interrupções fora do horário comercial ou em dias úteis;
  • Implantação de software: os robôs ajudam na identificação de bugs, evitando que sejam introduzidos no código.

4 benefícios de aderir a automação em back office

1 – Diminuição de falhas

Com robôs atuando em tarefas mecânicas e repetitivas, os erros serão reduzidos e falhas serão cada vez menos frequentes, serão consideravelmente reduzidas.

2 – Processos padronizados

Com a automação em back office seu negócio vai poder contar com processos padronizados. Isso é bom porque há otimização de resultados e geração de dados para tomada de decisões.

3 – Aumento de produtividade

Com robôs na função de tarefas mecânicas e repetitivas, não há pausa, e com a diminuição de falhas que citamos anteriormente, o trabalho fica mais eficiente e automaticamente mais produtivo.

4 – Redução de custos

Ao diminuir falhas, otimizar recursos e aumentar produtividade, não há outro resultado que não seja a redução de custos. Com a automação de operações empresariais, seu negócio pode economizar e direcionar recursos financeiros para outras prioridades.

Será que minha empresa precisa de automação em back office?

Para entender se a tecnologia RPA pode ajudar sua empresa, é preciso passar pela jornada de implementação. Afinal, o software pode trazer ganhos que serão vistos apenas lá na frente. Por isso, é preciso passar pela jornada, que segue os seguintes passos:

  1. Entender o que é RPA e como pode ajudar sua empresa;
  2. Mapear as áreas que podem e/ou precisam da automação em back office;
  3. Selecionar casos de uso iniciais, e junto a isso definir critérios do que seria um desempenho satisfatório;
  4. Desenvolver solução piloto para o caso de uso inicial;
  5. Avaliar resultados e documentar as lições aprendidas;
  6. Continuar a expansão e repetir essa jornada de implementação de automação de trabalho repetitivo.

Como preparar sua empresa para acompanhar essa evolução?

A automação em back office é uma tendência mundial, mas que chegará primeiro nos países mais adiantados tecnologicamente. No Brasil, o desenvolvimento está acontecendo!

Para que as empresas se mantenham prontas para abraçar as novas tecnologias, é importante buscar informações e acompanhar o que acontece no restante do mundo, mas, principalmente, incorporar as soluções já existentes no nosso mercado.

Estando sempre ciente do que há de melhor em tecnologia no Brasil, e adotando os serviços de robotização à medida em que forem lançados, certamente o empreendedor garantirá a preparação de sua empresa e de toda a sua equipe para o futuro.

Conforme mostramos ao longo do texto, a automação em back office já é uma realidade, mas está longe de saturar.

Especialistas em automação você pode encontrar na Yank! Solutions

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância e o impacto positivo de automação em back office na sua empresa, veja como podemos ajudar sua organização nesse assunto.

A Yank! Solutions oferece alocação de analistas desenvolvedores certificados em plataformas de mercado para construção de RPA, tais como: UIPath, BluePrism, Automate, Automation Anywhere, entre outras.

Vale destacar ainda, que com a solução de especialistas em RPA alocado na sua empresa, da Yank, seu negócio pode contar com a robotização de processos corporativos, mas também com:

  • Suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Servidor dedicado;
  • Rápida implementação.

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