Você sabia que o papel da IA vai muito além nas empresas e pode até ajudar em gestão de crises e prevenção de fraudes?
Com conjuntos sofisticados, abundantes e agilidade, a inteligência artificial pode ajudar na identificação de ameaças e estratégias em momentos de crise.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo da Yank! Solutions e veja como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa e aliada do seu negócio.
Saiba mais sobre a necessidade de entender o papel da IA em diversas questões no mercado
A inteligência artificial e automação de processos reconfiguram algumas dinâmicas do back office. Permitindo com que as organizações ajam de maneira proativa, antecipando problemas antes que se tornem incontroláveis.
E pensar no papel da IA nesses assuntos é de extrema importância. Isso porque, uma pesquisa da PwC evidencia que 62% dos executivos acreditam que suas empresas não estão preparadas para enfrentar crises.
Além disso, durante a pandemia, empresas que possuíam um plano de gestão de crises estruturado conseguiram diminuir as perdas financeiras em até 30%. Enquanto aquelas que não se prepararam sofreram uma queda de até 60% em suas receitas.
Somado a tudo isso, o relatório da Gartner mostra que 70% das organizações que adotam a inteligência artificial para gestão de crises conseguem mitigar riscos de forma mais rápida e eficaz.
Papel da IA na gestão de crises
Ferramentas de inteligências artificial não apenas monitoram e analisam padrões de comportamento fora da normalidade. Mas também recomendam ações corretivas. Isso reduz o tempo de resposta e mitiga danos potenciais.
O papel da IA aqui contrasta fortemente com os métodos tradicionais, que muitas vezes envolvem intervenções humanas tardias e reativas.
Além disso, a inteligência artificial também desempenha um papel essencial na coleta e análise de dados em tempo real. Essa visão holística permite aos gestores tomar decisões informadas, baseadas em dados, em vez de se apoiarem em intuições ou suposições.
Como é a atuação da IA na prevenção de fraude?
A inteligência artificial ajuda na questão dos algoritmos avançados. Eles possuem a capacidade de analisar grandes conjuntos de dados em tempo real. Isso possibilita discrepâncias e comportamentos atípicos que escapariam facilmente do olhar humano.
O papel da IA na prevenção de fraude é de extrema importância para analisar:
- Comportamento de compra dos consumidores;
- Identificar desvios que possam indicar irregularidades;
- Compras fora do padrão de gastos;
- E tudo isso a tempo de evitar prejuízos.
Essa tecnologia permite decisões rápidas e eficientes. Assim como acontece com a autenticação de identidade por meio das tecnologias biométricas, por exemplo. Tudo isso previne fraudes ao utilizar métodos que garantem a legitimidade de operações financeiras.
Papel da IA na prevenção de fraude e em outras funções nas empresas financeiras e de tecnologia
A digitalização está cada dia mais tomando conta dessas instituições, o que é uma coisa boa tanto para as empresas quanto para os clientes.
O estudo evidenciou que 51% das empresas afirmaram ter solicitação e aprovação de crédito, seguidas por aberturas de contas digitalizadas (41%). Somado a esse número, 39% usam meios digitais para atendimento às reclamações.
Junto a implementação do papel da IA na prevenção de fraude, 77% dos bancos digitalizaram a abertura de contas. No entanto, menos da metade das instituições de microfinanças (42%) fizeram esse movimento de digitalizar.
Lembrando que esses são números do fim do ano de 2023, então é possível que eles tenham sofrido uma atualização significativa.
Inteligência artificial e automação de processos nos processos organizacionais
Somado ao papel da IA e a análise de dados, a automação de processos permite que tarefas operacionais sejam executadas de forma rápida e precisa. Isso libera recursos humanos para se concentrar em decisões estratégicas.
Isso é bastante útil em crises logísticas, por exemplo, onde a automação pode otimizar rotas de entrega, gerenciar estoques em tempo real e ajustar a produção com base na demanda imediata.
Outra grande contribuição do papel da IA é a integração de chatbots. Isso automatiza a comunicação com clientes e stakeholders durante crises, oferecendo atualizações rápidas e constantes.
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