Navegue por categorias

Indústria inteligente é mais eficiente com hiperautomação e RPA

Compartilhe este post

Você já deve ter ouvido falar sobre a indústria inteligente, também conhecida como indústria 4.0.

Essa revolução trouxe uma avalanche de inovações tecnológicas para o meio industrial. Sua empresa sabe aproveitar os benefícios dessas tecnologias?

Para saber mais sobre o assunto siga conosco neste artigo da Yank! Solutions e veja como mais essa revolução industrial tem apresentado a tecnologia como grande aliada para resultados positivos.

O que é a indústria inteligente?

Também chamada de indústria 4.0, essa era se trata de transições que estão possibilitando diversas aplicações com base na Internet Industrial das Coisas (IoT), por exemplo, no espaço industrial.

A transformação digital na indústria incentiva o uso inteligente das tecnologias na indústria. Com isso, todo o mercado desse setor é otimizado, porque a eficiência é melhorada e os índices de qualidade são elevados.

Essa modernização e investimento na indústria inteligente gera impactos em diferentes áreas como:

  • Vendas;
  • Processos de produção;
  • Gestão financeira;
  • Logística.

Podemos afirmar então que a indústria 4.0 é, de certa forma, a transformação digital na indústria acontecendo. Transformação essa que tem o intuito de tornar a produção cada vez mais eficiente, transparente e inteligente.

Saiba um pouco mais sobre a indústria inteligente

Por mais que seja um termo bem forte nos tempos de hoje, a Indústria 4.0 teve sua origem em 2011. Surgiu na Alemanha, em uma feira de Hannover. Seu conceito é baseado no uso da tecnologia e automação para descentralizar o controle dos processos produtivos. Seus pilares são:

  • Inteligência Artificial (AI);
  • Sistemas Cyber-físicos;
  • Banco de dados por nuvem.

Além disso, para que automação para indústria funcione melhor, a Indústria 4.0 também conta com o uso da internet das coisas, automação e controle, e monitoramento de ativos. Equipamentos que se comunicam entre si em prol da produtividade do setor industrial.

A indústria inteligente deixa de existir com a 5.0?

Antes de falar sobre a Internet das Coisas e manufatura inteligente, é preciso falar sobre a indústria 5.0. Isso porque, muitas pessoas acham que a partir do momento que uma revolução industrial acontece, a anterior deixa de existir. Mas as coisas não são bem assim.

Se a indústria inteligente foi o auge da automação e eficiência nos processos industriais, podemos dizer que a indústria 5.0 é o toque humano que faltava à essas inovações tecnológicas. É um passo a mais no caminho da tecnologia, é a junção de humanos e robôs.

Essa revolução industrial entende que por mais que os robôs sejam mais ágeis, praticamente sem falhas e trabalhem ininterruptamente, para atender humanos precisamos de humanos. A indústria 5.0 visa mesclar a precisão da automação industrial com as habilidade cognitivas e críticas de quem lida com negócios.

Podemos afirmar então que a indústria 5.0:

  • É caracterizada pela união de seres humanos e máquinas;
  • Possui o objetivo de oferecer valor agregado à produção;
  • Visa criar produtos personalizados e capazes de atender às necessidades específicas do cliente final;
  • Promove inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida.

Vale destacar aqui que como essa revolução industrial é um aprimoramento da indústria inteligente, as duas estão acontecendo simultaneamente.

Benefícios da indústria inteligente

Ao encontrar desafios, a indústria 4.0 precisa de estratégias para superá-los. Logo, ao superar um desafio, chegam os benefícios! Entre eles podemos incluir:

Redução de custos

Utilizar recursos tecnológicos é sinônimo de diminuição de gastos com diversos equipamentos e atividades. Isso se deve ao fato de que, com as inovações tecnológicas, é possível integrar todas as áreas de uma empresa em um único sistema.

Qualidade do produto final

Com a automação de diversas atividades da indústria inteligente, os erros são praticamente 100% eliminados e os produtos são feitos mais rapidamente. Dessa forma, a qualidade é garantida em um menor espaço de tempo.

Diminuição da burocracia

Por conta da integração de sistemas e o processo se tornando mais rápido e dinâmico, as operações se tornam mais simples de serem gerenciados. Assim, a burocracia é significativamente reduzida e os fluxos de trabalho ficam mais rápidos.

O que a hiperautomação e o RPA tem a ver com tudo isso?

A hiperatuomação é fundamental para a indústria inteligente, pois se caracteriza como a união de processos automatizados e novas tecnologias. É uma tendência que já está mais do que consolidada.

Ela é um salto nas inovações em torno da automação e também no uso geral de tecnologia em empresa. E o RPA compõe a hiperautomação, assim como a inteligência artificial, machine learning e a comunicação de rede 5G em alta velocidade.

Exemplos de uso da hiperautomação na indústria inteligente

Back office

Nessa parte já tivemos exemplos nos tópicos anteriores. Mas somado a tudo isso, tem também a possibilidade de ter recursos como reconhecimento óptico de caracteres, análise de textos, processamento de documentos para extrair informações relevantes.

Planejamento de demanda

Um exemplo da hiperautomação na indústria inteligente é a ajuda no planejamento. Isso porque, através da compilação e da análise integral de dados, é possível prever comportamentos de demanda e conseguir se antecipar a situações indesejadas e complicadas.

Monitoramento e entrega

Esse exemplo serve mais para empresas que lidam com logística, com entregas e prazos. A hiperautomação permite informar com maior precisão a hora de entrega de um pedido. Além disso, também pode ajudar no gerenciamento de frotas de acordo com as informações atualizadas do tráfego.

Conte com a Yank! Solutions

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados