Não é de hoje que falamos sobre o RPA no financeiro. Já sabemos há alguns anos sobre os benefícios da automação nessas funções.
No entanto, o uso da ferramenta no setor financeiro só aumenta e atinge cada vez mais empresas de diversos tamanhos ao redor do mundo.
Quer saber mais sobre o impacto da automação no financeiro e seus benefícios? Então siga conosco neste artigo da Yank! Solutions e veja como podemos ajudar o seu negócio com o RPA.
Veja mais sobre RPA no financeiro em escala mundial
Segundo o relatório Robotic Process Automation In BFSI Global Market, 2023-2030, o tamanho do mercado global de automação de processos robóticos (RPA) em bancos e finanças (BFSI) era de cerca de US$ 860,75 milhões em 2023.
Com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 40%, os analistas esperam que o RPA no financeiro se expanda para quase US$ 9 bilhões até 2030.
O setor financeiro é particularmente propício para a RPA, já que envolve uma enorme quantidade de atividades repetitivas e sensíveis a erros, como entrada de dados, conciliações, verificações de conformidade, processamento de transações e geração de relatórios regulatórios.
Em alguns casos, isso pode representar uma redução de até 80% nos custos operacionais. Além disso, há um aumento notável de eficiência e velocidade.
3 formas que a automação de processos RPA no financeiro ajuda na produtividade
1 – Baixa de títulos de contas a pagar e receber
Por mais que muitas empresas tenham suas rotinas automáticas e integradas, aproximadamente 50% das organizações atualmente (de diversos tamanhos) não possuem suas rotinas de baixa de títulos de forma automática.
Isso se deve ao fato de haver exceções no fluxo, ou por realmente terem a diretriz da necessidade de olhar humano, como também exceções no faturamento que gera dificuldade nessas baixas.
Como o RPA pode ajudar?
Ao automatizar essa tarefa, com a solução da Yank! Solutions, você pode contar com a resolução dessa questão. Além disso, a Yank garante o retorno do investimento e economia de tempo, além, claro, da mitigação de erro no processo.
2 – Gestão orçamentária
Esse processo se mostra como primordial para o cumprimento do orçamento planejado entre diversas áreas de uma empresa. Dessa forma, há a contribuição para o crescimento orgânico e saudável dentro do ano vigente do planejamento.
Toda empresa bem organizada com tecnologia para financeiro, previsão de receitas e despesas, geralmente entre setembro e novembro se planejam para o próximo ano e determinam em centros de custos os valores que cada área pode gastar.
Isso é interessante e inteligente, pois não bloqueia os investimentos das áreas, onde já está estabelecido, como também dá visão de investimento limitado.
Automação RPA no financeiro entra em cena
Esses processos de controle e monitoramento requer um olhar diário pela gestão e diretoria e atualmente rotinas automáticas com RPAs podem controlar e gerar alertas sobre o consumo desse saldo orçamentário do ano.
Uma vez instalado a automação para ERP, sua empresa pode contar com agilidade, precisão, e claro, aumento da produtividade.
Isso porque, além de ser um ativo importante para muitas empresas, esses sistemas facilitam o funcionamento da organização. Eles fazem isso ao unificar e proteger informações, e claro, automatizando processos.
3 – Faturamento
Esse processo tem alta relevância e um dos mais variáveis enquanto a processo definido. Isso porque, geralmente há uma alternância.
Como o RPA se mostra útil nessa questão?
O processo de faturamento, assim como o processo de títulos, possui uma alta volumetria diária, exigindo bastante “braço” na área. Uma boa oportunidade do uso de automação RPA no financeiro. Isso, no caso, poderia ser totalmente automatizado, mesmo com condições especiais.
Geralmente empresas de médio porte chegam a ter de 20 a 30 pessoas nesse departamento, realizando tarefas não cognitivas e repetitivas, sem contar no tempo consumido para faturar cada pedido.
Futuro do RPA no financeiro
É preciso estar atento aos desafios e limitações da RPA. Por mais promissora que a automação seja, ela não é uma solução mágica para todos os problemas.
Ela funciona muito bem para tarefas repetitivas baseadas em regras, mas enfrenta dificuldades quando os processos exigem decisões complexas ou envolvem muitas exceções.
Para superar essas limitações, muitas empresas estão combinando a RPA no financeiro com tecnologias mais avançadas, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. No entanto, essa integração não é simples e exige um investimento significativo em infraestrutura e habilidades especializadas.
O futuro da RPA no setor financeiro aponta para uma evolução ainda mais sofisticada, com a integração de RPA e IA criando uma automação inteligente.
Isso permitirá que a tecnologia faça mais do que apenas automatizar processos repetitivos, mas também tome decisões complexas, aprenda com os dados e melhore a eficiência operacional.
Conte com a Yank! Solutions
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.