Navegue por categorias

Orientação de dados é fundamental para decisões estratégicas e aumento de desempenho

Compartilhe este post

Sua empresa já sabe qual a importância de trabalhar com a orientação de dados? Basicamente, são dados que possuem maior variedade. Tudo isso chegando em volumes crescentes e de forma muito mais veloz.

Ou seja, podemos definir como um conjunto de dados maior e mais complexo. Sendo assim, esses volumes de dados cada vez maiores podem ser usados para resolver diversos problemas de negócios que antes não tinham a possibilidade de resolução.

Na era da tecnologia, da inteligência artificial, da orientação de dados, um dos recursos mais importantes e valiosos que existem é a informação. Isso porque, é a partir dela que sua empresa pode tomar decisões mais assertivas e ter planejamentos que façam mais sentido paro o negócio.

Sendo assim, para conseguir informação relevante e de qualidade, é preciso garimpar um pouco. É preciso encontrar, analisar e tratar os dados. Por isso, a inteligência de dados se mostra como tendência no mercado.

E para quem pensa que esse recurso é inútil, já deixamos avisado: quem não se adaptar a esse tipo de mudança vai ficar para trás.

Quer saber mais sobre a orientação de dados e como isso pode ajudar o seu negócio? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das tendências tecnológicas.

Quem está de olho na orientação em dados?

Segundo o estudo Data Paradox, encomendado pela Dell Technologies, e realizado pela consultoria Forrester:

  • Pelo menos 66% das empresas ao redor do mundo levam seus negócios levando em consideração a orientação de dados;
  • Apenas 21% sabem tratar adequadamente esses dados;
  • No Brasil, 48% estão na faixa inicial no trabalho com dados.

Isso significa que cerca de metade das empresas brasileiras afirmam estar sobrecarregada pela quantidade e variedade dos dados que coletam. Somado a isso, elas precisam de melhor estrutura e conhecimento para lidar com essa área.

O que acontece é que muitas empresas não entendem que é preciso conhecimento e expertise específicas para fazer a orientação de dados. É preciso mais para conseguir transformar dados em informações e conhecimento, fazendo cruzamento com outras fontes, analises e usando-os na tomada de decisão.

Para isso o RPA e profissionais capacitados podem ajudar! Quer saber como a automação pode guiar sua empresa nesse processo? Vem com a gente descobrir.

O que a automação tem a ver com a orientação de dados?

Para entender a importância da automação no controle de dados, qual a importância da integração e como ela pode ajudar nos seus negócios, é preciso entender, primeiramente, o conceito.

A integração de dados é o conjunto de processos de negócios, que conhecemos como ETL, como replicação de dados e como virtualização de dados. Esses recursos são usados para combinar dados de fontes distintas

Vale destacar que a automação da orientação de dados ajuda na hora de achar essas diferentes fontes de dados, fazer esse trabalho de garimpar. Essa integração favorece diversas áreas de atuação do mercado, como marketing, comunicação, saúde etc.

No entanto, vale destacar que a inteligência e automação de dados não é uma bala de prata. Ela não vai resolver sozinha todos os seus problemas. É um recurso poderoso, mas é preciso que a diretoria, a equipe, a parte humana na empresa saiba usar esse recurso.

É tão importante assim ter uma boa gestão na orientação de dados?

Parece uma pergunta bem simples com uma resposta bem óbvia. Mas mesmo “sabendo” da importância de gerir dados com profissionalismo e empenho, muitas empresas ainda não entendem, de fato, o motivo de ser tão importante dar atenção para essa questão.

Ao fazer um bom controle da orientação de dados seu negócio pode:

  • Fortalecer a estratégia da empresa;
  • Manter seus registros organizados;
  • Compartilhar o mesmo dado, mas com informações úteis para diversas equipes de diferentes setores;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Ter eficiência em processos e ter segurança da informação obtida.

Não deixe de fora a segurança!

Segundo um levantamento do grupo Mz (agência regulada pelo Ministério da Economia) e divulgado em matéria da CNN Brasil, os ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% no 1º trimestre de 2021.

De acordo com a reportagem, esse aumento de invasões está relacionado à implementação do trabalho remoto durante a pandemia. Além disso, as empresas de energia elétrica e o setor de saúde são as organizações que mais sofreram com atividades hackers.

A pesquisa ainda aponta que:

  • 37% das notificações de ataques cibernéticos contra a orientação de dados foram sobre “incidente cibernético na área de Tecnologia da informação”;
  • A prática de extorsão que pode bloquear o computador e em seguida exigir um resgate para desbloquear também foi citado no levantamento. O nome desse ataque é ransomware.

Se proteger se torna fundamental! Por isso, ao lidar com a orientação de dados, pense também na segurança desse bem tão precioso do seu negócio.

Pense na orientação de dados com uma empresa especialista no assunto!

Gostou de conhecer mais sobre a importância dos dados na sua empresa? Acompanhe a Yank! Solutions e fique por dentro das tendências que podem favorecer seu negócio.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados