Atualmente, a análise de dados é uma realidade: toda e qualquer interação que realizamos, seja com empresas ou com outras pessoas — e, até mesmo, com jogos ou eletrônicos —, gera uma tonelada de informações que pode se transformar em conhecimento.
Em meio à transformação digital e ao contexto atual, não há mais espaço para tomadas de decisões apenas por “instinto”. É preciso pautar toda e qualquer escolha em uma análise mais profunda, garantindo o retorno certo.
A realidade dos escritórios de advocacia não foge desse contexto. Afinal, o tratamento de dados vem se tornando algo fundamental para a sobrevivência no mercado e para busca por novos clientes. Pensando nisso, neste texto, vamos mostrar qual é a importância de realizar a coleta de dados e como transformá-los em informação estratégica. Acompanhe!
Qual é a importância de coletar dados?
Nos últimos anos, a informação ganhou um lugar de destaque, tornando-se uma moeda de valor imensurável. Hoje, os dados são tratados como ativos de uma empresa, independentemente do seu ramo de atuação.
Essa importância vem das possibilidades que uma análise de dados traz para as organizações, permitindo que as decisões a serem tomadas pelas empresas passem a ser corroboradas por um conhecimento gerado por esse estudo, trazendo mais confiabilidade à ação.
Os meios digitais aumentaram a competição no mercado jurídico. Agora, não existem mais barreiras físicas, uma vez que os escritórios conseguem utilizar as tecnologias para atender os clientes em todo o país. Dentro desse contexto, a coleta e análise de dados se faz fundamental para entender o seu público-alvo, definir suas estratégias e angariar clientes para o escritório, algo que não seria possível alguns anos atrás.
Como aliar a análise de dados e o escritório de advocacia?
O uso e gerenciamento de dados na advocacia já é considerado um fator essencial para que um escritório possa se manter atuante e crescer no mercado.
Todos os dias, é necessário lidar com grandes quantidades de dados, gerando relatórios críticos de informações processuais que demandam análise. No entanto, muitas vezes, tais informações não têm utilidade ou estão muito confusas.
A análise de dados entra em cena exatamente para facilitar a vida dos profissionais do ramo jurídico, ao processar milhares de informações e gerar conhecimento útil para a tomada de decisão em processos.
Dessa forma, os advogados conseguem ofertar serviços de qualidade e muito mais ágeis aos seus clientes, melhorando a sua eficiência e permitindo que eles se envolvam em mais casos ao mesmo tempo.
A ideia geral é coletar dados importantes, processá-los e analisá-los. Depois, é preciso organizar as informações e entregá-las de forma clara e que atenda às demandas dos profissionais jurídicos.
Como gerar informações estratégicas?
Primeiro, é realizado um mapeamento geral das informações disponíveis, escolhendo os melhores dados — aqueles que podem ser utilizados para impactar a tomada de decisão. Com isso, o escritório estará pronto para realizar a coleta e processamento, gerando conhecimento estratégico.
Os dados são capazes de fornecer uma análise completa de variáveis e identificação de oportunidades, permitindo a criação de um planejamento baseado em uma investigação preditiva sobre o futuro. Ou seja, o processo de tomada de decisão dentro do escritório fica muito mais simples, correto e rápido.
Quais são as vantagens de aplicar a análise de dados no meio jurídico?
Torna os processos mais ágeis
Todas as atividades repetitivas podem ser automatizadas, evitando que os colaboradores percam tempo e possibilitando uma mudança de foco para o que realmente importa.
Ajuda a prever os acontecimentos técnicos
É possível prever as possibilidades técnicas diante de decisões passadas, permitindo ter mais atenção às tendências que possam prejudicar os casos do escritório.
Reduz as falhas dos procedimentos
Com a análise, controle todas as atividades internas do escritório, evitando a perda de prazos e garantindo melhores decisões.
Como vimos, a análise de dados é uma realidade em muitos escritórios de advocacia — e essa é uma tendência duradoura, uma vez que a quantidade de informações circulando será cada vez maior nos próximos anos, assim como a concorrência na área.
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