Achou o título estranho? Por mais contraditório que pareça, o RPA para RH está o tornando mais humanizado, sim!
Ao adotar a automação de processos robóticos, as tarefas exaustivamente repetitivas são otimizadas e a equipe de Recursos Humanos pode se concentrar em atividades mais valiosas e que exigem mais concentração e criatividade.
Ficou curioso, certo? Vamos descobrir como isso acontece e como vai ajudar sua empresa.
O que é o RPA para RH?
Primeiramente, para que você compreenda o quão extraordinário é o RPA, precisamos explicar o que é e como funciona. Dessa forma, você até pode pensar em outras funcionalidades que não sejam exclusivas para o RH.
O RPA (Robotic Process Automation), ou Automação de Processos Robóticos, é um tipo de tecnologia que está no mercado há bastante tempo. Sendo assim, esse software robô que simula ação humana, vem ajudando milhares de empresas com ações que demandam tempo e atenção.
Como assim, “simular ações humanas”? Esse robô é capaz de padronizar e executar atividades como digitar informações, capturar imagens, inserir dados em campos de texto, gerar boletos, notas fiscais…
Todas essas atividades tomam muito tempo e o mínimo descuido, como um erro de digitação, pode pôr tudo a perder. O retrabalho é exaustivo, além de uma grande perda de tempo, e desestimula o colaborador que executa essa tarefa.
As atividades mais demoradas, que acarretam em acúmulo de outras tarefas, incluem inserção de dados e coleta de informações. Essas atividades podem, e devem, ser feitas por um robô.
Então o RPA para RH veio substituir a mão de obra humana por robôs? De forma alguma! O intuito de um RPA é outro e é nobre: RPA para RH veio para ajudar nas atividades morosas, liberando o colaborador para executar coisas mais complexas, que exijam criatividade.
Quais os pontos positivos do RPA para RH?
- Precisão;
- Assertividade;
- Produtividade;
- Economia;
- Resiliência.
Quando se tem todos esses pontos positivos, a tarefa é cumprida de forma mais rápida. Ou seja, mais tempo livre para aprimorar em outras ações.
Como o RPA pode humanizar o RH?
A automação de processos robóticos revolucionou e ainda revoluciona completamente a maneira como vemos as tarefas rotineiras e repetitivas. Eliminar essas atividades de forma rápida e simples é humanizar o RH. É colocar o bem estar do seu colaborador em primeiro lugar.
Uma pesquisa conduzida pela Delloite que o RPA é uma solução viável e muito adequada. Além disso, 74% dos entrevistados demonstraram interesse em adotar essa tecnologia nos próximos anos e 22% afirmaram que já haviam utilizado e aprovado. Por que seria diferente em um RH?
Geralmente, o departamento de RH em qualquer empresa desempenha um papel importante no apoio aos colaboradores. Assim como atua na melhoria do ambiente de trabalho, também garante que os colaboradores desempenhem suas funções com eficácia.
Entretanto, considerando a enorme quantidade de gerenciamento de dados, preenchimento de formulários, atualizações e validações de registros e um fluxo quase permanente de solicitações acabam por sobrecarregar o profissional de RH.
Pensando no bem estar – humanização dos recursos humanos – que a implementação do RPA para RH conseguem cumprir de forma rápida e eficaz os processos recorrentes e tediosos. Sendo assim, o foco do RPA está facilitar a vida do profissional de RH, possibilitando que se concentrem em outras tarefas produtivas e mais estratégicas que possam contribuir para o crescimento da empresa
RPA: otimização de processos de RH
Você já sabe o que é um RPA e como isso impacta diretamente no desempenho da sua empresa. Agora, queremos que você tenha uma real dimensão das atividades que um RPA para RH pode fazer.
Confira abaixo algumas das tarefas executadas pelo robô.
- Pré-seleção de currículos
- Gerenciamento de dados de funcionários
- Processamento da Folha de Pagamento
- Gestão de despesas
- Gestão de Saída de Funcionário
- Rescisões complementares específicas de diferentes Acordos Coletivos
- Gestão de Desempenho
- Cálculo da folha de ponto
- Verificação de Antecedentes para novas contratações
- Processo Guias Judiciais
- Entre outras coisas!
Parece mentira de tão fantástico, não é mesmo? Como dissemos antes, a tecnologia não veio para substituir a mão de obra humana, ela veio para tornar seu dia-a-dia melhor e mais funcional.
Processos automatizados no RH: como eu consigo isso?
O processo de implementação é muito mais simples do que você pode imaginar e é mais rápido também. Ele se dá em 4 etapas:
- Mapeamento de processos
Consiste em identificar os pontos fortes e fracos durante o desempenho de uma determinada atividade. Dessa forma, pode-se pensar e desenhar o robô para que os colaboradores consigam desempenhar a mesma função, só que de maneira simplificada e otimizada. - Identificação de gargalos
Durante o mapeamento das atividades é possível identificar os gargalos que tanto impedem o crescimento da empresa. Quando eles são identificados, um estudo é feito para entender o motivo pelo qual ocorrem e, dessa forma, implementar o RPA para que corrija isso e otimize o processo. - Implemente o piloto
A fase mais importante! É aqui que máquina e homem precisam um do outro para conseguirem trabalhar de forma rápida e assertiva no futuro. Nessa implementação é imprescindível que os colaboradores envolvidos sejam treinados e estejam prontos para executar o plano. Essa fase também envolve o suporte e o teste do ambiente de TI. Além disso, todas as atividades de implementações precisarão ser documentadas, rastreadas e concluídas de acordo com o que foi estabelecido no escopo. - Manutenção
Por mais automatizado que seja, as ferramentas de RPA também precisam ser operadas por alguém. Ou seja, é necessário ter uma equipe especializada dedicada à implementação e manutenção dessas ferramentas. Para que a operação funcione bem, é fundamental definir responsáveis pelas ferramentas de RPA. Se alguém mudar algo no sistema com os quais os robôs interagem, é necessário que estes sejam atualizados também.
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