Navegue por categorias

Como o processamento inteligente de imagem está melhorando diversos setores

Compartilhe este post

Toda vez que falamos sobre termos tecnológicos, inovações na área de robótica, inteligência artificial e coisas assim, muitos pensam que isso é coisa de outro mundo. Da mesma forma acontece com o processamento inteligente de imagem.

A maioria das pessoas acreditam que isso é algo distante, pertencente apenas a área da tecnologia. No entanto, a automação robótica e o processamento por imagens estão crescendo e ajudando setores que, muitas vezes, não trabalham exclusivamente com tecnologia.

E esse fenômeno, na verdade, é apenas um reflexo do que o uso da tecnologia tem como intenção no Brasil e no mundo. Isso é, o uso da tecnologia como facilitador da vida pessoal, profissional e em todos os campos de atuação. E o processamento inteligente de imagem vem cumprindo esse papel.

Quer saber mais sobre o que é processamento inteligente de imagens e como eles beneficiam o trabalho em inúmeros setores? Então siga neste artigo.

O que é processamento inteligente de imagens?

Antes de tudo, é bom explicar um pouco mais sobre o conceito do processamento inteligente de imagem. De maneira simples, essa tecnologia é transformar imagens em dados através de um conjunto de ferramentas e até mesmo redes neurais treinadas.

Nos últimos anos essas ferramentas têm se desenvolvido e estão atingindo patamares cada vez mais elevados e, obviamente, notáveis.

Exemplos disso são os motores de OCR (Optical Character Recognition). Eles estão tratando as informações de forma muito mais ágil. Isso faz com que a dependência do olho humano e das mãos para coleta, leitura e análise de dados seja cada vez menor. Além disso, outras inovações no processamento inteligente de imagem foram:

  • Criação de algoritmos para os motores OCR direcionarem a leitura e com uma lógica adaptada a cada tipo de material e a ser lido;
  • Surgimento dos leitores ópticos inteligentes (ICR), que ajudam na leitura de manuscritos e na conferência de assinaturas;
  • Aparição dos leitores ópticos de marca (OMR), que possuem a capacidade de entender manchas gráficas indicativas em formulários.

Mas então quer dizer que o processamento inteligente de imagem se limita à leitura de folhas escritas? Claro que não, ele vai além. Seu uso atinge câmeras de segurança, reconhecimento facial, identificação de logomarcas e outras coisas que requer o uso desse processamento.

Processamento inteligente de imagem e seus diversos usos

Já citamos anteriormente, mas vale reforçar, que o uso da leitura por imagem é feita por diferentes setores e segmentos, como por exemplo:

  • Saúde;
  • Marketing;
  • Segurança;
  • Agronegócio;
  • Outros.

Essas áreas não necessariamente são especialistas em robótica, tecnologia, e inteligência artificial. No entanto, podem se beneficiar dessas inovações, principalmente quando o assunto é processamento inteligente e imagem.

Outro ponto a ser destacado é a relação entre a automação robótica e o processamento por imagem. Isso porque, a inteligência artificial e o RPA na leitura de imagens pode ajudar no trato com produtos, recebimentos, separação etc.

Com tudo isso em vista, na prática, o processamento inteligente de imagem é usado das seguintes maneiras:

  • Reconhecimento de marcas (logos e suas derivações);
  • Inventário de rebanhos por vídeo;
  • Mapeamento da saúde da lavoura;
  • Controle da quantidade de pessoas entrando e saindo de locais públicos;
  • Identificação de carros e/ou caminhões que estejam com alguma irregularidade.

A máquina identifica para que humanos possam agir

A intenção do aprimoramento do processamento inteligente de imagem é empoderar o usuário comum (aquele sem o conhecimento técnico e específico de AI e RPA). A intenção é ajudá-lo a resolver seus problemas através das ferramentas de leitura de imagens.

Se trata de um processo supervisionado. O humano programa na ferramenta aquilo que ele gostaria de identificar, de quantificar, de medir e ensina a plataforma. E a partir desse aprendizado contínuo ela começa a fazer detecções.

Com isso, a medida que as coisas são detectadas com a automação e o processamento inteligente de imagem, é possível que a empresa consiga resolver problemas operacionais.

Saiba mais sobre processamento inteligente de imagem com uma empresa que entende do assunto

Viu só como o uso da leitura de imagens é só vantagens para os seus negócios? E tudo isso é possível conosco da Yank! Solutions. Para que você entenda mais um pouco sobre o assunto, veja abaixo um webinar que fizemos sobre processamento inteligente de imagem.

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados