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Como RPA para bancos transformou instituições financeiras?

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rpa para bancos

É inegável que com o aparecimento da pandemia de COVID-19 que muitas empresas precisaram acelerar seus processos tecnológicos. E isso não foi diferente com as instituições financeiras que adotaram RPA para bancos como uma solução rápida e fácil.

Muito além da qualidade de vida de seus funcionários, os bancos adotaram o RPA para facilitar a vida dos clientes e usuários de seus serviços. Ficou curioso? Continue acompanhando nossa matéria para saber mais.

RPA para bancos e a melhora na relação com o cliente

O RPA (Automação de Processos Robóticos) para bancos têm a capacidade imensa de trazer benefícios, tanto para a instituição quanto para os clientes. Entretanto, o impacto é muito maior na relação com o usuário dos serviços financeiros do que com o banco em si.

Sim, exatamente, os clientes são os mais beneficiados, com facilidades e maior agilidade no atendimento. Logo, a jornada do cliente é facilitada pelo RPA e o resultado disso não poderia ser melhor. Acompanhe os dados abaixo.

A digitalização de processos sempre foi um sucesso entre os que utilizam serviços bancários, mas o cenário começou a mudar nos últimos meses. De acordo com um estudo realizado pela Mastercard e a Americas Market Intelligence, apontou uma mudança significativa no uso dos serviços bancários.

No período pré-pandemia, cerca de 44% dos brasileiros que possuíam contas bancárias ativas, utilizavam muito mais os caixas eletrônicos do que os serviços de atendimento das agências. Isso se deve ao fato de, naquela época, ser mais ágil e fácil.

Quando a COVID-19 se instalou, esse número caiu para 27%. Além disso, o internet banking cresceu, passando de 31% para 40% e o uso de aplicativos passou de 60% para 67%.

Dessa forma, podemos deduzir que o crescimento de serviços burocráticos internos para atender essa demanda aumentou ainda mais. Logo, o melhor a se fazer é adotar um RPA. Leia abaixo o que a automatização de processos bancários pode fazer.

Jornada do cliente mais curta e assertiva

Não são poucas pessoas que detestam ter que se deslocar até um banco para resolver alguma pendência. Ou seja, tudo que pode ser resolvido através de um celular é a opção mais escolhida. No entanto, isso gera uma demanda gigantesca para serviços mais burocráticos.

Sendo assim, com a utilização de um RPA para bancos, as análises e demais trabalhos morosos podem ser feitos de forma mais rápida. Listamos abaixo as vantagens de se adotar um robô virtual para executar essas tarefas.

  • Aumento da produtividade;
  • Rápido retorno de investimento;
  • Padronização do trabalho;
  • Melhora nos processos internos;
  • Escalabilidade;
  • Redução de erros.

Se, mesmo assim, ainda tiver dificuldade em visualizar como esse processo melhora a jornada do cliente, veja o exemplo a seguir.

Vamos supor que um cliente do banco solicite um empréstimo via site. Lá ele preenche os dados necessários, como documentação e valor que ele deseja. Em seguida, um robô virtual acessa os dados informados e os encaminha para os sistemas de análise. Posteriormente, colhe os resultados, como por exemplo, saber se há garantias suficientes para aprovar o empréstimo.

Dependendo da situação, ele pode acessar um sistema de verificação de crédito e bancos de dados fiscais. A seguir, se o empréstimo for aprovado, o RPA envia uma notificação por e-mail ou até mesmo por mensagem para informar o cliente.

Todo esse processo é em torno de 200% mais rápido do que se fosse executado por uma pessoa. Incrível, não? Assim, o cliente é atendido de uma forma mais rápida, ficando mais satisfeito.

Mitigação de erros e otimização de processos

Tempo é dinheiro, logo, erro e retrabalho é o mesmo que uma perda monetária. Não é difícil cometer erros quando se copia e cola dados em planilhas ou transcreve algo de um documento para outro. Às vezes, falta ou sobra um número, o nome não fica completo e aí o desastre acontece.

Perde-se tempo tentando encontrar o erro e depois o consertando. Mas como diminuir e, até mesmo, eliminar os erros nos processo? Fácil, tudo começa com a padronização, consistência e acuracidade dos dados implementados por um RPA.

A partir daí, o robô virtual atua de forma incansável e ininterrupta, independente da demanda, (o que chamamos de escalabilidade) realizando a tarefa.

RPA para instituição bancária é um investimento necessário

Como dissemos anteriormente, há uma crescente procura dos clientes por meios digitais para resolver seus problemas. Ou seja, o volume de informações aumentou e quem trabalha nas áreas de análise viu-se sobrecarregado. O que fazer nessa situação?

Com um RPA para instituição bancária, esse e outros problemas serão resolvidos mais rápido do que se imagina. Listamos para você os benefícios em fazer esse investimento e o quanto ele é necessário. Acompanhe.

Produza mais em menos tempo

Um RPA para bancos trabalha de forma assertiva, muito mais rápido e eliminando retrabalhos. Logo, se produz mais em menos tempo, possibilitando readequar o colaborador que executa essa função para outra área que exija mais da criatividade dele.

Mais econômico e rentável

Se produz mais em menos tempo, logo tem uma lucratividade maior. Além do mais, tem um custo administrativo bem menor do que se contratasse pessoal treinado para atuar nessas tarefas repetitivas. A longo prazo, a economia é gigantesca.

RPA não veio substituir o colaborador

Muito pelo contrário, ele veio para auxiliar o colaborador, que pode se sentir depreciado ao realizar tarefas repetitivas. Sendo assim, deixa-se o robô virtual realizando o processo para o banco, enquanto o funcionário dedica seu tempo a algo mais relevante e desafiador.

Dessa forma, os setores podem descobrir novos talentos e realocá-los para ter um melhor aproveitamento. Otimiza-se tempo e melhora o desempenho como um todo.

Melhore os resultados com RPA para bancos e se destaque no mercado

Todos sabemos que quando há uma relutância em adotar estratégias modernas, como soluções virtuais, a possibilidade de ser ultrapassado é grande. Portanto, para manter-se ativo, com resultados relevantes, produzindo e economizando mais é necessário ter uma ajuda de um RPA.

O RPA para bancos é uma excelente oportunidade de transformação digital, que valoriza o colaborador e alavanca os negócios. No seu setor há alguma tarefa repetitiva que poderia ser executada por um robô?

Se a resposta foi “sim”, está mais que na hora de conversar com a Yank! Solutions para que, com a nossa experiência de mais de uma década, possamos ajudar você.

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