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Como o RPA para telemarketing pode ajudar sua empresa?

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RPA para telemarketing

Antes de mais nada, precisamos desmistificar o uso de robôs para um primeiro atendimento ao cliente. Acreditar que essa ação possa ser impessoal e pouco atrativa é coisa do passado.

Com tantas soluções, a falta de naturalidade na interação não é mais um problema. Aliás, a tecnologia vem para agregar e melhorar tanto o atendimento quanto a eficiência da empresa.

Em outras palavras, no decorrer do texto, você verá que esse avanço irá potencializar não somente a capacidade da sua empresa, mas de seus colaboradores. E com esse plus você e seus colaboradores podem elevar seus resultados.

Ou seja, vamos entender como essa ferramenta RPA para o telemarketing irá ajudar e como a automação humanizada é o futuro da relação entre seus colaboradores e seus clientes.

Como a automação ajuda no telemarketing e na humanização?

Todavia, com o avanço tecnológico e modernização da conexão de internet, os call centers se atualizaram e adotaram novas estratégias. De antemão já conhecemos casos de RPA+IA de sucesso, como a Lú do Magazine Luiza e a Bia do Bradesco, uma no campo do comércio e outra na área financeira.

Mas temos que pensar em como humanizar e otimizar o atendimento com RPA. Em outras palavras, podemos utilizar chatbot, em sites, redes sociais, aplicativos de mensagens como whatsapp e telegram. Além disso, tem os call bots para os call centers propriamente ditos.

Assim, com o auxílio dessa tecnologia o cliente tem seu tempo otimizado para resolver problemas de baixa complexidade e não precisará ocupar um colaborador que pode resolver problemas maiores.

Juntamente com softwares como URA – unidade de resposta audível – a IA pode guiar o cliente para que o mesmo consiga facilmente resolver problemas com pouca ou quase nenhuma complexidade.

Com o uso de URA temos:

  • integração dos sistemas da empresa;
  • personalização/ humanização do software;
  • redução de tempo em call;
  • otimização do posicionamento do agente;
  • redução de custo;
  • diminuição de desistência do serviço;
  • atendimento imediato;
  • funcionamento 24/7.

Juntamente com essa redução de custos citada acima, pode-se priorizar o treinamento de seus colaboradores para a resolução de problemas de média a alta complexidade.

E, principalmente, humanizar o atendimento e assim conseguir uma maior prospeção e conversão de clientes. Além de poder investir em treinamento de seus colaboradores.

Automatização de processos repetitivos para empresas de telemarketing

Primeiramente, o que são os famosos processos repetitivos em uma empresa? São aquelas tarefas que seguem uma lógica de execução imutável, ou seja, sem variações, que tomam muito tempo e são passíveis de erro quando executadas manualmente.

Quer um exemplo de processo repetitivo no telemarketing? Discagem. Sim, parece simples, mas toma um tempo precioso. Ao utilizar um robô virtual para fazer a discagem, a empresa otimiza o tempo do funcionário, elimina discagem erradas e até mesmo evita uma lesão por esforço repetitivo (tendinite).

E o RPA para telemarketing não é feito só ligações. Ele pode facilitar na hora de identificar o cliente, puxando dados essenciais para o atendimento. Dessa forma melhora, e muito, a experiência do cliente.

O primeiro contato com cliente pode também ser feito por meio de um RPA para telemarketing, que irá filtrar as necessidades e encaminhar ao setor correto.

De forma resumida, a robotização do setor de atendimento telefônico – como call centers e telemarketing – agiliza processos, evita desgaste tanto do colaborador como do cliente. Investir nessa otimização é tornar sua empresa mais competitiva e produtiva.

Como a automatização de processos de RH para empresas de telemarketing pode ajudar?

Antes de tudo, vamos observar algumas funções que muitas vezes são executadas de forma manual e que podem ser automatizadas:

  • processos seletivos;
  • comunicação interna;
  • ponto digital;
  • envio de documentação;
  • armazenamento de arquivos;
  • gestão de férias e pagamentos.

Em outras palavras, essas funções citadas acima custam tempo e recursos financeiros e pessoais. Com a automação deste setor, pode-se ter uma maior segurança em comunicação e armazenamento.

E com essa automatização, seus colaboradores podem ter suas funções aprimoradas em outros locais que demandam ações humanas mais criativas.

Logo, podemos ver que com o avanço das tecnologias podemos ter um primeiro atendimento com o auxílio de uma IA + RPA que saberá todos os passos para atualizar um cadastro de cliente, ou conseguirá dar uma solução para algo imediato.

Vantagens do RPA no RH e telemarketing

Acima de tudo, com essa tecnologia de automação, podemos ter uma melhor gestão de recursos e RH, diminuir drasticamente os custos e erros que podem passar despercebidos por uma visão humana.

Além disso, já falamos em nosso portal como a automação é aliada não somente da sua empresa, mas também de seus colaboradores, essa tecnologia veio para agregar e não tirar o lugar de uma pessoa.

Com essa ferramenta, pode-se focar não somente em treinamentos internos, mas também em um crescimento exponencial de sua empresa. E isso só é possível pois um RPA trabalha, no mínimo, 200 vezes mais rápido, sem erros e é completamente escalonável.

Ou seja, produz-se muito mais e em menos tempo. Enquanto isso, outras atividades que exijam mais da capacidade dos colaboradores podem ser executadas com tranquilidade.

Agora que você já conhece um pouco mais do que um RPA para telemarketing e para RH pode fazer, que tal adotar essa prática?

Como implementar o RPA para telemarketing na minha empresa?

Tem interesse em melhorar a produtividade? Agora é a hora de embarcar em uma jornada em busca da identificação de gargalos, selecionar setores envolvidos, desenhar todas as etapas e, por fim, deixar os robôs virtuais realizarem o restante.

Nós explicamos em uma matéria do nosso portal todo o passo a passo desse fluxo de processos, caso tenha interesse em se aprofundar.

E, se você está decidido a investir na melhoria da sua empresa, converse conosco! A Yank! Solutions tem uma década de experiência na área e certamente saberemos orientá-lo da melhor forma possível!

Até a próxima! 🤖

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