Se tem uma área que teve que se reinventar rapidamente no período pandêmico foi o varejo. Assim como muitas áreas de atuação, eles tiveram que aprender a nadar na maré da tecnologia e quem não acompanhou, morreu na praia. Quem conseguiu, lutou para manter a produtividade no varejo.
Em 2020, assim que as lojas físicas tiveram que ser fechadas, o varejo teve uma grande queda no primeiro trimestre. Mas com a introdução da tecnologia e uso massivo do e-commerce, o cenário começou a mudar no segundo trimestre e este ano.
Segundo a Agencia Brasil, as vendas no comércio varejistas fecharam o primeiro trimestre de 2021 com alta de 6,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A alta acumulada ficou em 5,9%. Ou seja, teve um notório aumento da produtividade no varejo mesmo com as lojas físicas ainda fechadas.
Além de melhorar sua relação com clientes, a tecnologia também é responsável pelos processos internos varejistas. Por isso, a tendência é que o setor abrace cada vez mais as inovações tecnológicas e integre aos seus serviços.
Quer saber mais sobre produtividade no varejo com o RPA e seus benefícios? Então siga conosco neste artigo.
Produtividade no varejo: por que é importante se manter atualizado?
Uma das coisas que o varejo precisa ser é rápido! As coisas acontecem de forma veloz e, ao contrário de outras áreas, esse setor precisa entregar rápido, se adaptar rapidamente às mudanças e tudo isso lidando diretamente com o público final.
Ter um aumento de produtividade no varejo não é apenas questão de diferencial, mas de sobrevivência.
Isso porque, a satisfação e experiência do cliente está diretamente ligada como as coisas andam internamente no varejo. Se a área está defasada, devagar e desatualizada, imediatamente os consumidores percebem e a experiência do usuário fica comprometida.
Mais produtividade no varejo com RPA
De acordo com um estudo do Gartner, a estimativa é que até o ano passado, 2020, 90% das organizações de médio e grande porte teriam, pelo menos, um processo sendo executado por scripts de robô em plataforma RPA. E o varejo não ficou de fora.
Vale lembrar que o RPA (Robotic Process Automation) tem como funcionalidade automatizar tarefas mecânicas e repetitivas. Tudo isso com o intuito de otimizar processos, reduzir erros e melhorar a produtividade no varejo. Nessa área, os usos do RPA podem ser:
- Suporte e atendimento ao cliente: a automação pode ajudar nessa tarefa com recursos como, por exemplo, chatbots. Isso permite aos usuários obter respostas de perguntas mais frequentes;
- Gestão logística e cadeia de abastecimento: o RPA na logística é extremamente benéfico para o aumento da produtividade no varejo. Os robôs não apenas melhoram os serviços, mas também a comunicação entre as áreas;
- Gestão de ERP: ao terceirizar a funcionalidade de suporte e manutenção do RPA, a empresa responsável pode gerenciar essa parte para garantir que os robôs estejam ajustados e funcionando;
- Inteligência do negócio (business intelligence): a tecnologia do RPA pode ajudar a ter dados e informações rapidamente, e informações úteis para que você e sua equipe possam pensar na melhor estratégia de negócios e no planejamento.
Benefícios do RPA para áreas comuns no varejo
Agora que você já sabe como o RPA tem um papel bem importante no aumento da produtividade no varejo atualmente, chegou a hora de conferir os benefícios dessa solução para o setor.
Além de tudo que já foi listado nos tópicos anteriores, os benefícios do RPA para áreas comuns no varejo incluem:
- Conclusão de processos com precisão;
- Disponibilização de resultados e informações continuamente;
- Redução de despesas e economia de recursos;
- Melhora no gerenciamento de estoque;
- Implementação de índices para desempenho e auditoria;
- Possibilidade de desenvolvimento de multitarefas simultâneas;
- Melhora na integração de aplicativos;
- Diminuição nos riscos de operações e entregas.
Tenha mais produtividade no varejo com uma empresa especializada em RPA
Viu só como o RPA está bastante ligado ao aumento de produtividade no varejo? E essa solução nós oferecemos aqui na Yank! Solutions. Como exemplo, veja abaixo um vídeo sobre costumer sucsess:
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