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Gestão por indicadores: 7 exemplos para começar agora

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gestão por indicadores

Para fazer planejamento estratégico, organizar ações comerciais e assim por diante é preciso uma boa gestão de indicadores. São eles que vão definir, monitorar, medir, analisar de forma geral o público e como ele responde às ações da sua empresa.

Por isso, é importante conhecer e saber usar os KPIs de forma estratégica e que faça sentido para o crescimento do seu negócio.

Para quem ainda não conhece, KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, indicador chave de performance. Na gestão por indicadores, esses KPIs é a métrica ou conjunto de métricas que permitem a avaliação do desempenho do negócio como um todo, ou apenas de uma área específica dentro da empresa.

Sem essas métricas fica impossível mensurar dados importantes e muito menos garantir que as estratégias vigentes e futuras estejam alinhadas às metas e objetivos da sua empresa. Por isso, saber ler e quais KPIs são realmente essenciais é fundamental para o seu negócio.

Quer saber mais sobre gestão por indicadores, dicas de indicadores estratégicos e os principais KPIs estratégicos e comerciais? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro de todas as atualizações do setor de automação e tecnologia.

Conheça os KPIS estratégicos

Para entender melhor sobre o universo de gestão por indicadores, é preciso diferenciar algumas áreas e conhecer quais são os principais KPIs estratégicos e comerciais. Vamos começar pelos estratégicos.

Esses KPIs são aqueles que visam direcionar os esforços da organização. Além disso, tem também o objetivo de possibilitar uma visão geral dos resultados. O que, por sua vez, ajuda a escalar ações que possuem (ou tem potencial de) um bom desempenho. Esses KPIs fazem coisas como:

  • Identificar um cliente pouco rentável;
  • Entender mais sobre o retorno sobre investimento;
  • Análise contínua de tais números para garantir que a empresa foque em estratégias eficazes.

Dicas de indicadores estratégicos

Alguns KPIs estratégicos que podem ajudar na melhoria da sua gestão por indicadores são:

  • ROI: ele é o retorno sobre o investimento. Esse indicador mostra exatamente o quanto seu negócio está ganhando ou perdendo para cada real investido. Em termos matemáticos, é possível calcular o ROI em porcentagem da seguinte forma: ROI = (receita – custo / custo) x 100;
  • CAC: essa KPI para ajudar na gestão por indicadores é o custo de aquisição por cliente. Ele mensura o gasto médio de todas as estratégias relacionadas à aquisição de consumidores. Seu cálculo é feito da seguinte forma: CAC = custo total relacionado à aquisição de novos clientes / quantidade de novos clientes;
  • LTV: essa métrica diz respeito ao lucro líquido oferecido por um cliente ao longo do período, é o Lifetime Value. Esse KPI é calculado do seguinte jeito: LTV = valor do seu ticket médio x média do número de transações por cliente por ano x média de anos de relacionamento;
  • Receita: essa KPI da gestão por indicadores é a que representa o valor arrecadado que vem da oferta de produtos e/ou serviços. É importante para analisar se está de acordo com o capital de giro da organização.

Saiba mais sobre os KPIs comerciais

Esses KPIs também são conhecidos como KPIs de vendas. E consiste em uma etapa essencial da estratégia de negócios da sua organização. Isso porque, as vantagens dessa prática incluem:

  • Garantia da saúde financeira do negócio;
  • Validação do sucesso (ou fracasso) das estratégias vigentes;
  • Aumento da previsibilidade de vendas;
  • Desenvolvimento e sucesso da empresa.

Dicas de indicadores comerciais

Alguns KPIs comerciais que podem ajudar na melhoria da sua gestão por indicadores são:

  • Taxa de Churn: essa métrica monitora as perdas de receita ou de clientes da empresa em determinado período. Seu cálculo é feito da seguinte forma: Taxa de Churn = (clientes perdidos no período / clientes ativos no período) x 100;
  • Taxa de conversão em venda: essa taxa é a porcentagem de negócios que sua empresa está conseguindo fechar diante as oportunidades geradas. Seu cálculo é feito assim: Taxa de conversão = (total de vendas / SQLs) x 100;
  • Ticket médio: esse é um número é importante para a gestão por indicadores porque é uma das formas de medir o crescimento da empresa. Seu cálculo se dá pela seguinte forma: Ticket médio = faturamento bruto / número de clientes.

Melhore sua gestão por indicadores com quem entende do assunto

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