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Setor público: tendências da implementação do trabalho digital nessa área

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Não é novidade que o trabalho digital chegou com tudo em diversas áreas, e não foi diferente com o setor público. Mesmo a passos lentos, o governo começa a integrar soluções tecnológicas.

Mais do que automatizar alguns serviços, a transformação digital vem como opção para otimizar processos e melhorar a performance e entrega do setor público para a população.

No entanto, para ter todos os benefícios do trabalho digital é necessário entender seu conceito e observar suas tendências. Após isso, só então será possível pensar a melhor forma de como implementar trabalho digital no setor público.

O que é trabalho digital

Antes de tudo é preciso entender o conceito. É possível resumir o trabalho digital como a possibilidade de cumprir o máximo de passos de um processo na forma digital. Ou seja, a garantia de produtividade por meio da tecnologia.

Tanto no setor público quanto no privado a transformação digital se torna fundamental em um mercado que se mostra cada dia mais competitivo. Além disso, aderir à essas inovações é vantajoso, pois:

  • Aumenta a produtividade interna;
  • Melhora a satisfação do público;
  • Melhora os serviços públicos;
  • Reduz gastos.

Como exemplo, confira abaixo um vídeo sobre os benefícios de um atendimento automatizado.

Por que digitalizar o setor público?

Uma característica importante (e fundamental) do trabalho digital é o fato dela refletir a atualidade. Como assim?

Toda a transformação digital reflete hábitos, desejos e a forma de lidar com as coisas dessa nova geração. Vale destacar que não são apenas jovens que seguem essa tendência, pessoas mais velhas também estão resolvendo muitos dos seus problemas pelo celular, por exemplo.

Somado a esse cenário, temos diversas empresas que já nascem nesse contexto digitalizado, como aplicativos de carros, bancos digitais e plataformas para alugar casas. Então nada melhor que o setor público também acompanhar as inovações.

Isso porque, quando há melhorias em um setor tão importante para a população e o funcionamento da sociedade, consequentemente há a melhora do funcionamento da mesma. Portanto, já passou da hora de digitalizar.

Como implementar uma força de trabalho digital no setor público

É importante ter em mente que essa digitalização deve ser encarada como algo cultural, uma mudança que vem acontecendo naturalmente em diversos setores. Além disso, as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes nos fluxos de trabalho.

Para que essa transformação ocorra no setor público, é importante que as autoridades responsáveis tenham consciência da necessidade dessa mudança. Isso porque, com a mente preparada para a mudança o processo se torna mais fácil e a transição não se mostrará tão trabalhosa.

Ao incluir o trabalho digital no setor público é realizar a transição de um modelo operacional convencional, majoritariamente manual e muitas vezes ineficientes em ambientes:

  • Integrados;
  • Ágeis;
  • Interconectados;
  • Que conferem qualidade e eficácia ao trabalho.

Mas de maneira prática, como implementar trabalho digital no setor público?

É importante ressaltar que já há rastros de transformações digitais no setor público, a ideia é que esse movimento cresça e se torne cada vez mais frequente em todo o país.

Para implementar o trabalho digital neste setor é preciso pensar nas áreas de atuação que mais precisam dessa transformação. Uma delas é a digitalização de processos internos, que devem ser seguidos e tratados um a um.

Por isso, é de muito interesse e benéfico para o setor público repensar esse processo de uma forma digital. Tudo isso com o intuito de deixar o trabalho mais preciso e rápido. Alguns recursos que podem ajudar nessa tarefa são:

  • Computação em nuvem;
  • Assinaturas digitais;
  • Comunicação multicanal.

Além disso, ao melhorar processos no setor público a desburocratização se torna um sonho possível. Isso porque, com tudo andando de forma mecânica e sem falhas, o fluxo de trabalho será consideravelmente mais rápido.

Quer mais um exemplo da eficiência de automatizar alguns serviços? Confira abaixo o vídeo sobre a consulta de processos judiciais por meio da robotização de processos.

Viu que rapidez e eficiência? Agora imagine o quanto um recurso assim melhoraria os serviços prestados pelo setor público.

O que esperar de mudanças tecnológicas na máquina pública

Os sonhos e planos de automatização para o setor público são muitos. No entanto, a lacuna entre querer, poder e fazer é grande. Por isso, é importante ficar de olho nas tendências e (se cabível) cobrar dos governos as melhorias no que se refere a trabalho digital para otimização de processos.

Algumas dessas tendências são:

  • Comunicação aberta de pessoas físicas e jurídicas com o governo sobre suas necessidades;
  • Elaboração participativa de uma implementação de serviços eletrônicos;
  • Antecipação de desenvolvimento econômico e social por meio de novas tecnologias;
  • Transformação digital voltadas para conectar o setor público com a população;
  • Modelo de gestão orientados por dados (e o comprometimento com a criação de dados abertos);
  • Utilização de soluções com inteligência artificial e internet das coisas.

Tudo isso caracteriza-se apenas como uma parte de todo o potencial tecnológico que o setor público pode usufruir, evoluir e melhorar.

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