O mercado não perdoa falhas ou atrasos. Várias empresas já aprenderam essa máxima. Como se manter competitivo em um ambiente como esse?
A otimização dos processos contribuirá para que seu negócio não fique para trás e continue crescendo. Este post foi inspirado pela dúvida cada vez mais presente na cabeça dos gestores. Será que a implantação de um software de gestão de processos realmente tratá um aumento de produtividade para a minha empresa?
Nós acreditamos que sim. A automatização de processos poderá ser um diferencial para o seu negócio e, por isso, reunimos alguns tópicos para lhe convencer também. Porém, antes vamos ver o conceito desta ferramenta!
O que é um software de gestão de processos?
O BPM (Business Process Manager) é um conceito de software com elementos e metodologias com responsabilidade pela rápida gestão integrada e sistemática dos processos utilizados pelo seu negócio com a opção de interagir com seu ERP (Enterprise Resource Planning). Por meio dessa ferramenta, você poderá mapear cada um de seus processos e realizar o controle do andamento.
Agora que já possuímos o conhecimento do que é esse programa, analisaremos os benefícios que ele trará para a sua organização!
Quais são os benefícios trazidos?
1. Monitoramento de custos
Ao mapear via sistema seus processos, você terá uma visão sobre os custos extras, auxiliando na redução dos gastos indevidos. Desperdícios de recursos e tarefas desnecessárias poderão ser replanejados com o intuito de elaborar uma melhor alocação de fundos.
2. Redução de falhas
Processos manuais e atividades repetitivas acabam por gerar falhas humanas e erros. A produtividade será desenvolvida com a diminuição da interferência do homem em algumas partes dos processos.
O retrabalho será diminuído, contribuindo assim para uma melhor alocação de mão de obra dentro da empresa e para a redução de custos com colaboradores.
3. Aumento de produtividade
Automatizar os processos otimizará o tempo de trabalho, liberando colaboradores ocupados com rotinas repetitivas para realização de outras atividades. A eficiência será refletida nos resultados.
4. Melhores fornecedores
A questão de fornecimento será mapeada assim como outros processos, dando a opção de verificar quais contratos poderão ser renegociados para melhor atender aos anseios de sua empresa, além de possibilitar visualizar as oportunidades de mudanças vantajosas de fornecedores.
5. Comunicação
Encontrar informações acerca de como está o andamento de um processo, em uma companhia que não automatiza suas rotinas, pode ser um desafio frustrante.
Com o uso de uma ferramenta de gestão de processos, todas as informações podem ser geridas em tela em tempo real, trazendo a agilidade necessária para que um gestor possa realizar uma tomada de decisão sem incertezas.
6. Padronização
A interação humana junto aos processos, mesmo com um padrão inserido pela empresa, pode seguir rotinas diferentes de acordo com o colaborador responsável pelo desenvolvimento.
Quanto maior a equipe envolvida com os mesmos processos, mais difícil manter os padrões definidos. Um sistema de gestão garantirá que dados que não se identificam com o pré-estabelecido não sejam ser inseridos na plataforma.
O que você está esperando?
Um software de gestão de processos aumenta a produtividade, permite um controle maior e melhora a comunicação interna de sua empresa. Claro que, com os motivos explanados neste post, você começará sua busca por uma ferramenta adequada para otimizar seus processos hoje mesmo, certo?
Sabia que você já realiza otimização de alguns de seus processos? Quer saber como? Confira no nosso artigo!