Você faz ideia do que é o RPA e que ele pode mudar os processos da sua empresa para melhor? Ainda mais, você sabia que é muito importante usar RPA para prefeitura se quiser otimizar seu tempo e se livrar de tarefas repetitivas?
Primeiramente, antes de falar sobre isso, vamos entender o que é esse processo e como ele vai dar uma mãozinha no seu trabalho.
O que ninguém fala sobre RPA para prefeitura?
A Automação de Processos Robóticos (Robotic Process Automation) ou RPA, é uma tecnologia de software que descomplica a construção, implantação e gerenciamento de softwares robôs que simulam ações humanas. Dessa forma, ele pode interagir com sistemas digitais e softwares como se fosse uma pessoa.
Contudo, não se pode considerar o RPA como uma Inteligência Artificial (AI). Ou seja, ele não aprende novos processos durante a execução e nem desenvolve uma linguagem própria, ele apenas replica ações observadas.
Ao contrário do que se via no passado, em que as ferramentas de automação eram pré-programadas, o RPA desenvolve a atividade através de observação de usuários.
Enquanto os desenvolvedores realizam atividades na interface gráfica, a máquina aprende a dinâmica e as automatiza. Em outras palavras, ele não precisa que alguém o oriente, funcionando com a observação da situação.
Muito similar a ação humana, esse software robô compreende o que lhe é mostrado, completa listas, navega pelo sistema, extrai dados e mais uma série de ações definidas. Como disse, ele é bem similar à uma pessoa, só não pode ser considerado igual pois são mais rápidos e consistentes que nós, humanos.
Calma! Um RPA não veio para substituir o homem, ele veio para ajudar nas tarefas exaustivas e repetitivas.
Dessa forma, o colaborador tem mais tempo para dedicar a outras atividades. Veja abaixo o vídeo em que Renan Salinas, Sócio-diretor da Yank Solutions, explica de forma rápida e concisa como funciona esse processo. Em seguida, confira a listagem de algumas vantagens ao adotar a automação
O que a Yank pode fazer por você?
Lista dos “5 Mais” do RPA
- Mais precisão e assertividade;
- Mais resiliência;
- Mais produtividade;
- Mais economia;
- Mais funcionários felizes!
Segundo a Delloite, cerca de 92% dos usuários de RPA concordam que o serviço atendeu e superou as expectativas. A mesma pesquisa ainda aponta que 86% dos usuários notaram uma melhora na produtividade e 59% viram uma boa redução nos custos.
Entretanto, o que mais chama a atenção – além da precisão e assertividade nas atividades – é a resiliência. Isso se explica pelo fato de que se o fluxo de tarefas aumentar, o software se adapta e não baixa a produtividade.
Isso tudo, é claro, contribui para a felicidade dos colaboradores, afinal, as atividades exaustivas ficam com o RPA. Contudo, como funcionaria o RPA para prefeitura?
Automação RPA para prefeitura: otimizando seu tempo
Atualmente, o RPA está promovendo a eficiência e ajudando setores com processos que se repetem muitas vezes. E isso não fica restrito apenas a operações e TI, ele se estende a serviços financeiros, área da saúde, manufaturas e, é claro, setores públicos.
Em outras palavras, a utilização do RPA para prefeitura é uma aposta certeira na otimização. Atividades mais cognitivas receberão mais atenção dos colaboradores, enquanto os processos que são morosos e se repetem muito ficam a cargo de um RPA.
Como dito anteriormente, a eficácia , a rapidez e a precisão são grandes com a automatização, tirando essa carga do colaborador e o incentivando a atividades que exigem mais atenção.
Veja abaixo 10 ítens que o RPA para prefeitura pode fazer:
- Lançamento de Notas Fiscais de Remessa;
- Processo de Pagamento Diário no Contas a Pagar;
- Cadastro de Fornecedores;
- Extrato de problemas das certidões negativas;
- Extrato de problemas na conta corrente Estadual;
- Consulta em Tribunais de Justiça;
- Processo de Guias Judiciais;
- Cadastro/Alteração de novos funcionários no site provedor de saúde;
- Alocação/Rateio de benefícios;
- Captura automática de dados estratégicos em sites.
Ler essas atividades todas certamente o fez pensar nas horas gastas em todos esses processos quando são feitos manualmente. Sem contar que a possibilidade de um erro é grande, já que atividades repetitivas são passíveis de equívocos por distração.
Descubra no vídeo abaixo como é rápido o lançamento de uma Nota Fiscal quando se tem um sistema de automação trabalhando.
Vídeo Robô: Lançamento de Nota Fiscal no sistema TOTVS
Esse vídeo tem 1 minuto e 49 segundos, sendo que 29 segundos são de vinheta (tanto abertura quanto encerramento). Você lançaria essa mesma Nota Fiscal com um tempo menor ou igual?
Além disso, você sabia que o RPA para prefeitura pode ter uma implementação de soluções customizadas? Sim, a automação pode ser customizada de acordo com sua necessidade. Ou seja, não é um processo engessado que atende só um determinado serviço de determinada forma
Outra informação importante é que o RPA tem integração multissistema, isto é, qualquer plataforma pode ser automatizada. Por exemplo: ERPs, CRMs, sistemas de gestão financeira e até mesmo navegadores podem e devem ser automatizados. Para você entender melhor, o RPA atua reproduzindo comandos que uma pessoa faria nesses sistemas.
Por fim, se o seu objetivo é transformar de forma permanente as operações digitais e facilitar processos rotineiros desgastantes, o RPA para prefeitura é um recurso muito rico e vital. Pois, de forma rápida e com um investimento justo, ele é capaz de automatizar sistemas que eram operados de forma analógica, tornando-o rápido e mais assertivo.
Pronto para dar o próximo passo com a automação RPA para prefeitura?
Nós da Yank Solutions estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Clique aqui para iniciar a conversa com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.