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Não fuja da robotização, ela é sua aliada!

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robotização

Em meio a mudanças e modernização da tecnologia, as empresas brasileiras procuram cada vez mais soluções através da robotização para automatizar seus processos. Essas soluções podem ser baseadas em automação de processos robóticos (RPA) ou até mesmo inteligência artificial.

Diversas empresas de pequeno, médio e grande porte já implementaram soluções com robotização visando otimização. Ou seja, a robotização economizou milhares de horas de serviços repetitivos e cansativos.

Agora, boa parte do tempo de trabalho dos colaboradores podem ser direcionadas a outras atividades que exigem mais do intelecto criativo. No entanto, não estamos falando em trocar seu colaborador por um robô virtual. Estamos falando em otimizar o tempo e valorizar o seu colaborador

O que é robotização?

O que é a robotização e como funciona? Por que é importante para sua empresa? Que tipo de competências são essenciais para utilizar um robô virtual? Estas são as perguntas que mais ouvimos e teremos o prazer em responder todas.

A robotização de processos, ou seja, a utilização de um robô virtual para auxiliar em tarefas morosas é feita através de um RPA. Dessa forma, um RPA (Robotic Process Automation, ou em bom português: Automação de Processos Robóticos) surge como uma solução para serviços repetitivos.

Dessa forma, o RPA otimiza o tempo de serviço, diminui a ocorrência de retrabalho, valoriza seu funcionário e economiza seu dinheiro.Tem como a robotização não ser importante para sua empresa? Veja abaixo os benefícios.

  • Aumento da produtividade;
  • Rápido retorno de investimento;
  • Padronização para o trabalho;
  • Melhora nos processos internos;
  • Escalabilidade;
  • Redução de Erros;
  • Otimização do Intelecto.

Agora, saiba algumas das áreas em que pode atuar e algumas das coisas que ele pode fazer pelo seu funcionário e pela sua empresa.

Área Jurídica

  • Captura Automática de dados processuais e últimos andamentos nos sites dos Tribunais;
  • Captura Automática de peças processuais nos sites Projudi, Processo Eletrônico, entre outros;
  • Inserção Automática de andamentos processuais nos sistemas dos clientes do escritório, atividade comumente realizada por uma equipe de BackOffice.

Crédito e Cobrança

  • Consulta automática ao site da Caixa (para verificar possível restituição de IR do devedor, objetivando analisar se cliente-devedor possui recursos para quitar total ou parcialmente sua dívida);
  • Consulta automática aos sites de enriquecimento de base, seja de fornecedor ou de sites públicos;
  • Captura automática de dados estratégicos nos sites dos clientes.

Departamento Pessoal e Recursos Humanos

  • Rescisões complementares específicas de diferentes Acordos Coletivos;
  • Alocação/Rateio de benefícios;
  • Triagem de CV em sites de vagas por Palavra-Chave;

A robotização de processos pode atuar em várias instâncias, como na parte financeira, tributárias e até mesmo em hospitais e laboratórios! É nesse sentido que a robotização vem como aliado, e não como um substituto do funcionário. Ele ajuda a visualizar os resultados de maneira mais assertiva, padronizada e estruturada.

Que competências são necessárias para utilizar automação de processos robóticos?

Implementar a robotização na sua empresa é muito mais simples do que você pode imaginar. Primeiramente, esteja seguro de que parte da sua equipe precisará ser treinada para começar a implementação.

Ela saberá o que fazer inicialmente, como realizar o processo e quais as possíveis ações que resultam em algum tipo de erro. Por exemplo, como a robotização pode ser integrada a outras plataformas, qualquer alteração nelas sem a adaptação ao RPA pode resultar em alguma divergência.

Os colaboradores que têm habilidade em pensar em processos não apenas aprendem os fundamentos da otimização com bastante facilidade, mas também dominam os fundamentos de TI. Além disso,  aprendem rapidamente como usar as ferramentas de automação de processos.

Do mesmo modo, os funcionários que trabalham na área de TI podem aumentar suas competências, enquanto compreendem os processos de negócios do setor que implementou a robotização. Ou seja, muita atenção está sendo dedicada a ampliar o conhecimento sobre processos de automação e quebrar os estereótipos sobre robotização.

Desafios e oportunidades na robotização

Muitas vezes temos o desafio de transferir dados de um sistema antigo para um novo e integrar os dois. Normalmente, todos os dados entre o antigo e o novo sistema são transferidos por uma pessoa, que age como uma espécie de robô. Ou seja, o processo de trabalho é claro e o colaborador sabe exatamente quais tarefas deve realizar ao longo da atividade.

Esse tipo de trabalho rotineiro frustra os colaboradores e reduz muito a sua motivação. Sendo assim, surge a oportunidade de substituir o trabalho humano de rotina por um robô de software.

Mais uma vez, essa substituição não significa que a empresa que está implementando uma solução RPA tenha que dispensar alguns funcionários. Os robôs precisam ser supervisionados, portanto, os funcionários não são demitidos.

Além disso, o funcionário que entende bem a atividade, objetivos e processos da empresa, tem a oportunidade de aprender e, posteriormente, de programar e supervisionar o robô e de controlar os processos que executa.

Qual a importância da robotização para minha empresa?

Como já foi dito anteriormente, é possível ver os resultados rapidamente e economizar horas de trabalho. A automação é uma estratégia amigável ao colaborador, por meio da qual ele aumenta seu nível de competência.

Os funcionários não só têm a oportunidade de ganhar mais experiência, mas também de mostrar seus talentos dentro da sua área. O uso crescente de soluções RPA nos faz perceber, mais uma vez, que um especialista talentoso em um campo específico não é mais suficiente.

Veja abaixo mais alguns benefícios:

  • Redução de custos com mão de obra em aproximadamente 40% a 70%
  • Redução do tempo do ciclo de processo 
  • Aumento da velocidade das operações em no mínimo 200%
  • Aumento da produtividade de forma ininterrupta para 24×7
  • Aumento da qualidade com redução drástica dos erros
  • Aumento de eficiência, tempo e dinheiro
  • Aumento da consistência, segurança e acuracidade dos dados
  • Aumento da qualidade nos processo de forma escalável

Como posso fazer isso para minha empresa?

Nós, da Yank! Solutions, estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Clique aqui para iniciar a conversa com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Até breve!

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