O retorno sobre investimento (ROI) é uma métrica de desempenho para a avaliação da eficiência de um determinado investimento. Ele permite ao empreendedor fazer comparações entre as suas ações e determinar quais delas estão trazendo um fluxo de caixa mais positivo para o negócio.
Quando observamos os valores absolutos, não temos a verdadeira noção de quais são positivos, devido ao custo inicial do investimento. Por isso, é essencial ter um indicador proporcional.
Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é o retorno sobre investimento e por que o RPA o afeta significativamente. Continue a leitura e confira!
Afinal, o que é retorno sobre investimento?
Essa métrica é utilizada com o intuito de quantificar diretamente o retorno de um investimento específico e confrontá-lo com o seu custo. Então, no caso de um RPA, podem-se verificar tanto o aumento da receita quanto a redução de despesas.
A grande vantagem do ROI sobre as demais métricas é o fato de ele ser uma proporção em relação às despesas de uma determinada ação. Desse modo, é possível perceber o seu verdadeiro impacto. Afinal, é muito comum que haja investimentos volumosos com um retorno proporcionalmente baixo.
A seguir, vamos mostrar a fórmula do ROI para os RPA:
ROI = Valor Agregado pelo Investimento – Custo de Investimento
Custo do Investimento
Ou seja, há várias formas de obter um ROI mais equilibrado. É possível reduzir o custo do investimento ou aumentar o valor agregado por ele. Os robôs de automação de processo são interessantes nas duas áreas, pois são relativamente baratos quando comparados a outras ações possíveis dentro de um negócio e trazem excelentes resultados em termos de eficiência, eficácia e produtividade.
Quais são os custos de implementação de um RPA?
As principais despesas relacionadas a um RPA se referem à aquisição e à implementação. Assim, você deve sempre levar em consideração os seguintes fatores no seu planejamento de custos:
- integração e migração dos seus sistemas atuais;
- atualização da infraestrutura de TI para suportar a ferramenta;
- treinamento do usuário;
- reformulação de processos;
- gerenciamento de novas estruturas etc.
Certamente, esses custos iniciais serão superados à medida que a força de trabalho digital e a automatização de processos passa a melhorar exponencialmente a produtividade. Afinal, um robô é capaz de realizar grande parte das atividades digitais humanas com uma taxa de erros incrivelmente baixa, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ademais, uma ação que demora horas com a mão de obra laboral é feita em segundos pela máquina.
Além dos custos iniciais, entretanto, você deverá levar em consideração as despesas de manutenção, as quais podem incluir:
- aluguel do sistema;
- manutenção do software e das máquinas;
- implementação de atualizações;
- desenvolvimento e teste da ferramenta;
- suporte ao usuário;
- treinamento contínuo;
- atualização de infraestrutura de TI etc.
Por que um RPA traz um ROI tão significativo?
Economia de custos
Há uma redução dos custos com mão de obra humana, visto que é reduzida a sua necessidade em tarefas digitais simples e repetitivas. Como é uma ferramenta mais completa, o RPA provavelmente vai reduzir sua dependência de outros sistemas. Assim, você economiza com licenças e manutenção.
Otimização dos seus processos
Como as máquinas têm uma capacidade de análise de dados de diversos gigabytes por segundos, as tarefas que uma pessoa levaria horas para executar são feitas rapidamente.
Maior valor agregado
Como grande parte das tarefas repetitivas são delegadas aos robôs, seus colaboradores poderão focar mais no cliente e em ações criativas que trazem mais resultados para o negócio.
Melhor produtividade
É possível minimizar os processos manuais, que são mais propensos a erros. Além disso, você pode expandir a força de trabalho virtual de forma rápida e fácil.
Melhor qualidade
É possível programar as máquinas exatamente de acordo com as exigências legais, aumentando a conformidade do seu negócio. Além disso, todas as ações delas são completamente auditáveis.
Melhor atendimento ao cliente
Todas as informações essenciais para um bom atendimento estarão nas suas mãos. Ademais, com a redução dos erros humanos, você melhora a satisfação do cliente.
Como vimos, quando você implementa um RPA, tem chances muito maiores de obter um retorno sobre investimento positivo. Afinal, essa ferramenta age sobre diversos pontos de um negócio para trazer melhores resultados.
Quer continuar recebendo dicas de tecnologia para negócios? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!