Se você acredita que a robotização de processos já chegou ao seu ápice, deve repensar seus conceitos. A transformação digital evolui exponencialmente e, a todo momento, surgem novas tecnologias que permitem a otimização de processos em todas as esferas, principalmente no mundo dos negócios.
Isso porque a motivação para o surgimento de soluções voltadas para essa área é justamente a redução dos custos e o aumento da produtividade. Nesse cenário, a robotização dos processos corporativos se firma não mais como uma tendência, mas como uma necessidade.
Quer entender melhor qual é o futuro da robotização de processos corporativos? Confira os tópicos abaixo agora mesmo e fique por dentro!
O que é robotização de processos corporativos?
Também chamada de automação de processos robóticos (RPA), a robotização dos processos nada mais é do que a utilização de um software ou “robô” na substituição de tarefas repetitivas e burocráticas que consomem o tempo dos colaboradores. Em exemplos práticos, consiste no recolhimento e inserção de dados em sistemas, envio e recebimento de e-mails, de alertas, interações entre sistemas diferentes, entre outros.
Os benefícios da robotização são o aumento da produtividade, a redução dos custos e do retrabalho, diminuição de erros, monitoramento e análise de dados de maneira mais eficaz e ágil, maior qualidade dos processos, etc.
Qual é a tendência da robotização nas empresas?
Além dos pontos citados acima, que já são uma realidade, podemos dizer que a tendência da robotização nas empresas é justamente a inteligência artificial. Na etapa atual, os robôs não substituem os colaboradores, apenas executam tarefas de forma automática.
Já com a inteligência artificial (IA), os robôs serão capazes de analisar dados e tomar decisões fortemente embasadas, o que, certamente, aumentará a eficiência dos processos, otimizando todas as etapas corporativas.
A Internet das Coisas também crescerá e se revolucionará. Se, atualmente, as possibilidades já são incríveis, podem ser ainda mais em poucos anos. A conectividade em dispositivos móveis já permite maior eficácia operacional e tende a garantir cada vez mais no âmbito da escalabilidade.
Como preparar sua empresa para acompanhar essa evolução?
A robotização de processos corporativos é uma tendência mundial, mas que chegará primeiro nos países mais adiantados tecnologicamente. No Brasil, o desenvolvimento será mais lento em razão do alto custo, mas chegará na hora certa.
Para que as empresas mantenham-se prontas para abraçar as novas tecnologias, é importante buscar informações e acompanhar o que acontece no restante do mundo, mas, principalmente, incorporar as soluções já existentes no nosso mercado.
Estando sempre ciente do que há de melhor em tecnologia no Brasil, e adotando os serviços de robotização à medida em que forem lançados, certamente o empreendedor garantirá a preparação de sua empresa e de toda a sua equipe para o futuro.
Conforme mostramos ao longo do texto, a robotização de processos corporativos já é uma realidade, mas está longe de saturar. A Internet das Coisas tem um caminho de infinitas possibilidades pela frente, assim como a Inteligência Artificial.
Agora que você já entende qual é o futuro da robotização nos processos corporativos, que tal conhecer o impacto da robotização no capital humano da empresa? Leia o post e fique por dentro!