A constante evolução da tecnologia faz com que a utilização da inteligência artificial nas empresas já seja uma realidade. Apesar de as possibilidades serem infinitas e algumas aplicações parecerem distantes, muitos setores do negócio já são impactados pela IA.
Com a automatização de processos e substituição de tarefas braçais por robôs, as empresas ganham tempo e minimizam falhas humanas. Já existem algorítimos capazes de compreender a maneira com que o cérebro pensa e toma decisões acertadas embasadas na análise das informações.
Quer entender um pouco mais sobre a inteligência artificial e conhecer de que maneira ela já repercute em algumas áreas empresariais? Confira os tópicos que listamos abaixo!
Aplicações da IA
Watson
O Watson é uma das principais aplicações da IA. O sistema, desenvolvido pela IBM, consiste em um serviço de computação cognitiva. Na prática, pode ser utilizado no atendimento ao cliente, pois consegue entender o que o consumidor deseja durante um atendimento telefônico, e é capaz de dar seguimento à solicitação ou auxiliar na resolução do problema.
Robotização
A robotização já é uma realidade e empresas que optam por não utilizá-la ficam para trás. O recurso permite a redução do retrabalho, o aumento da produtividade, o corte nos custos, o melhor aproveitamento dos funcionários e, principalmente, o cumprimento de uma alta demanda de trabalho.
Chatbots
Os chatbots também são muitos úteis no atendimento ao cliente. Conseguem, com base no acesso ao banco de dados a empresa, fazer conexões sobre o que o consumidor está pedindo e oferecer a solução sozinhos, ou encaminhá-lo à pessoa que pode resolver a questão. Entendem ainda erros de português e expressões linguísticas.
Principais impactos
Gestão
O impacto da inteligência artificial nas empresas, principalmente, com relação à gestão, é enorme. Por possibilitar o armazenamento e cruzamento de um grande volume informações, auxilia os gestores nas tomadas de decisões, elucidando dados importantes para a resolução de problemas.
Marketing
O impacto da inteligência artificial no marketing implica diretamente no lucro. A IA é capaz de armazenar informações de compras e fazer um mapeamento do grande volume de dados, entendendo o comportamento do consumidor e auxiliando na definição de público para cada estratégia de propaganda, na antecipação de demanda e conhecimento de tendências.
Recursos humanos
A inteligência artificial aplicada no setor de recursos humanos desafoga os funcionários com relação aos procedimentos burocráticos e cálculos de contracheques. Além disso, pode ser utilizada para otimizar os processos seletivos, armazenando e interpretando dados sobre os candidatos, não apenas curriculares como também traços de personalidade.
Para a contratação, é necessário avaliar não somente experiência e formação, mas também as características pessoais do candidato, e a IA pode tornar esse processo mais eficaz.
Financeiro
A concessão de crédito e liberação de financiamento são pontos importantes na economia. Com a utilização da IA, esses processos de análise de perfil, nível de endividamento, condições de pagamento e riscos serão mais ágeis e eficientes. Para o consumidor, a vantagem estará na agilidade. Já para as empresas credoras, na segurança do financiamento.
Como mostramos acima, os impactos da inteligência artificial nas empresas são muitos. A possibilidade não apenas de armazenamento e cruzamento de dados, como também de análise e entendimento dos mesmos, permite que a tomada de decisões seja mais eficiente. Garante ainda a definição de estratégias acertadas, a otimização dos processos de trabalho e o atingimento de sucesso.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a inteligência artificial e como ela impacta nas empresas? Publicamos periodicamente conteúdos sobre tecnologia e gestão. Assine nossa newsletter e receba informações relevantes!