Você deve estar se perguntando como a automatização humanizada pode ajudar a sua empresa. Antes de responder, saiba o que é RPA e o que ele pode fazer por e para você.
Confira!
O que é RPA e qual a ligação dele com a automatização humanizada?
Vamos supor que na sua empresa existam dois colaboradores que realizam a emissão de notas fiscais, outro colaborador realiza emissão de boletos e mais um para seleção de currículos.
Essas quatro pessoas repetem essas funções todos os dias. Quando o fluxo de serviço aumenta, eles tendem a ficar mais tempo no trabalho, gerando horas extras. Além disso, como a tarefa é morosa e repetitiva, a possibilidade de erros e retrabalho aumenta.
Já pensou como seria interessante se essas atividades fossem automatizadas? Certamente iria reduzir o tempo de realização e esses colaboradores seriam realocados em outros setores da sua empresa, otimizando não somente o trabalho, mas também dando novas oportunidades de mostrar seus talentos.
Fica o questionamento: por que não otimizar o seu trabalho e ter um maior aproveitamento dos seus colaboradores? Com essa melhoria, sua empresa irá focar em funções que necessitam de um ponto de vista mais orgânico.
Quer outro exemplo? Imagine que o RH de uma determinada empresa receba um fluxo de duzentos currículos por dia. Alguns colaboradores imprimem esses arquivos, enquanto outros fazem a seleção de modo virtual.
A árdua tarefa de selecionar os candidatos para os setores tem início, e, cada um segue no seu ritmo. Nessas tarefas simples, perde-se muito tempo e não há uma padronização. Como agilizar, economizando tempo e dinheiro? Adotando um RPA!
RPA (Robotic Process Automation), também conhecido como Automação de Processos Robóticos, é um software robô que vai auxiliar nas tarefas repetitivas de sua empresa, ajudando a otimizar o tempo e o atendimento em determinados departamentos.
Por exemplo, filtrar as informações necessárias para um atendente poder dar o auxílio mais assertivo. Além do mais, essa mesma automação pode facilitar a vida dos setores emitindo relatórios e fazendo análises que, antes, eram feitas de forma manual.
Automatização humanizada sem mistérios: o que é oferecido?
Não pense que um robô virtual torna a interação com humanos impessoal ou sem emoção. A automatização, seja ela humanizada ou não, é um software robô que pode auxiliar qualquer empresa em:
- emitir notas fiscais;
- selecionar currículos;
- tornar o processo dinâmico;
- otimizar o tempo.
Tudo isso como se fosse uma pessoa real fazendo a operação. Incrível, não acha?
Falando em automatização humanizada, quer um exemplo que está em nosso dia a dia e a maioria das pessoas não nota? Chat de atendimento (SAC).
Esse chat de atendimento é 24/7, incansável e capaz de se adaptar às mais diversas demandas. Antigamente, qualquer loja que oferecesse atendimento 24 horas precisaria de equipes para trabalhar em turnos. Além disso, os gastos eram elevados, já que parte dos colaboradores tem o direito de receber adicional noturno.
Um dos casos mais famosos de automatização humanizada é o da Lu. Sim, a Lu do Magazine Luiza, que foi criada com o objetivo de auxiliar os consumidores com pequenas dúvidas e outros problemas de fácil resolução.
No entanto, ela é um RPA que trabalha em conjunto com IA (Inteligência Artificial), o que a torna mais “humana” em suas respostas.
Outra RPA com IA famosa é a Bia do Bradesco. O que essas duas RPAs têm em comum? Ambas quebraram o paradigma de que a utilização de robôs é algo impessoal.
As empresas do ramo de fintechs como NuBank, Digio e agora até mesmo os bancos mais tradicionais estão utilizando essa ferramenta para humanizar seus atendimentos. Além disso, protegem seus colaboradores e clientes durante esse período de afastamento em que estamos vivendo.
Sendo assim, sua empresa pode ser automatizada – de forma humanizada ou não – por meio de qualquer uma das ferramentas listadas abaixo:
Presente e futuro andam juntos e visam melhorar seus resultados
Ao longo do texto você aprendeu sobre essa ferramenta que surgiu para aliar seres humanos e tecnologia, mostrando como o futuro da relação empresa e cliente pode ser próspera e benéfica.
Cada vez mais teremos presentes em nossas vidas e em nossas empresas a automatização humanizada. Aliás, já vemos isso em fintechs e outras empresas de nichos totalmente diferentes do ramo econômico e tecnológico.
Quanto mais otimizado for o tempo de seus colaboradores, mais a sua empresa terá oportunidades de se destacar. Não somente em seu campo de atuação, mas também poderá estabelecer metas mais audaciosas e ir crescendo exponencialmente.
De acordo com líderes de diversos segmentos, o RPA é o futuro para melhorar a relação entre empresa e cliente. Conheça algumas das vantagens em adotar um RPA com automatização humanizada:
- redução do tempo do ciclo de processo ;
- aumento da velocidade das operações em no mínimo 200%;
- aumento da produtividade de forma ininterrupta para 24×7;
- aumento da qualidade com redução drástica dos erros;
- aumento de eficiência, tempo e dinheiro;
- aumento da consistência, segurança e acuracidade dos dados.
Ficou interessado em implementar automatização humanizada em sua empresa e otimizar o rendimento da mesma e de seus colaboradores? Entre em contato a Yank! Solutions e converse com um de nossos colaboradores.
Teremos o prazer em lhe atender e esclarecer qualquer dúvida. Em nosso site, você poderá conhecer alguns de nossos parceiros e ter acesso ao nosso catálogo.
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Até breve! 🦾🤖