Vivemos em um mundo no qual a economia muda em um piscar de olhos e os processos contábeis precisam se adaptar da melhor forma possível. Contudo, este ainda é um dos setores com mais tarefas repetitivas e trabalhosas. Por que não adotar um RPA (Automação de Processos Robóticos) para facilitar o dia a dia de sua empresa?
Os departamentos que lidam com processos contábeis são candidatos perfeitos para otimização com RPA. Ambos envolvem tarefas rotineiras que são bem previsíveis, ou seja, seguem uma sequência pré estabelecida.
Essas atividades tediosas e que exigem um grau de atenção considerável podem ser perfeitamente realizadas por um robô virtual. Dessa forma, a tarefa é executada de forma muito mais rápida, com a possibilidade de erros e retrabalhos bem baixa.
Automação de processos contábeis? Funciona?
Contas a pagar e Contas a receber são fundamentais para a funcionalidade de qualquer empresa. Entretanto, estão sujeitas a erros humanos que podem custar caro. Portanto, a contabilidade fornece as condições ideais para implantar um RPA para lidar com todos esses pontos problemáticos.
Quando uma tarefa repetitiva tem uma sequência lógica de execução fica fácil implantar automação. Além disso, os benefícios são muitos: rapidez, economia, menos erros, entre outras coisas.
Vantagens da automação na contabilidade que são preciosas para a empresa
Eliminação de Erros
Um dos maiores benefícios do RPA nos processos contábeis é a eliminação de erros. Os departamentos de finanças e contabilidade lidam com dados que, quando informados incorretamente, podem custar tempo e dinheiro. Ou seja, é por isso que os profissionais da área geralmente estão sob pressão para evitar os possíveis erros e os retrabalhos que vem na sequência.
Errar é humano, logo, qual o motivo de não aderir a essa tecnologia que minimiza (e em alguns casos até pode anular) esses problemas?
O robô virtual é programado para seguir regras e pode funcionar sem interrupções ou férias. Eles podem lidar com dados sem cometer erros, resultando em maior precisão, consistência e conformidade.
Melhor atendimento
Como um robô virtual pode auxiliar em processos contábeis e melhorar o atendimento ao cliente? Calma, isso é só uma consequência de empregar o RPA em sua empresa.
Pense só, você está otimizando tempo enquanto tem o melhor rendimento, gerando notas fiscais, boletos e preenchendo formulários muito mais rápido que o normal. Sendo assim, os clientes recebem os documentos com muito mais rapidez e sobra tempo para o colaborador estreitar laços com ele.
Produtividade
Como já citamos no artigo RPA para Finanças, o RPA foi concebido para mimetizar o melhor das ações humanas. Ou seja, são excluídos fatores como cansaço, inconsistência, pausas para férias e para o café. Dessa forma, ele trabalha com mais rapidez e com menos probabilidades de retrabalho.
Pense no tempo gasto na coleta e inserção de dados associados às faturas. Como todas as informações precisam ser extraídas de vários sistemas, fazer isso manualmente é exaustivo e leva muito tempo. O RPA, quando implementado, interage com várias fontes de dados, coleta todas as informações e as insere no sistema de forma rápida e o melhor, sem parar.
Padronização
Vamos supor que os processos contábeis da sua empresa andam parados tanto pelo fluxo intenso de tarefas morosas quanto pela falta de padronização, de um raciocínio a ser seguido. Pois bem, ao decidir por ter um RPA auxiliando, é preciso traçar todas as atividades, identificar gargalos e, aí sim, é realizada uma padronização na atividade.
Por exemplo, vamos supor que você vá gerar uma Nota Fiscal, você pega o valor em um documento, depois pega os dados em outro e por fim você executa a nota fiscal. São vários passos a serem seguidos de forma padrão. Ou seja, o robô vai seguir essa padronização para gerar a nota, só que de uma forma bem mais rápida.
Aumento da Segurança da Informação
Para muitas empresas que lidam com um grau significativo de automação (ou qualquer grau de automação), uma das maiores preocupações é a segurança. Entretanto, para promover a segurança de dados e a segurança de acesso, todas as partes do sistema RPA de dentro e de fora devem ser protegidas contra ameaças.
Grande parte da responsabilidade por essa segurança recai sobre os fornecedores do RPA, que incorporam certas medidas de segurança em seus produtos de software. Ou seja, você e sua empresa estão mais seguros.
O que mais o RPA pode fazer pelos processos contábeis?
- Lançamento de Notas Fiscais de Remessa;
- Processo de Pagamento Diário no Contas a Pagar;
- Cadastro de Fornecedor;
- Extrato de problemas das certidões negativas;
- Consulta em Tribunais de Justiça.
Economize tempo e dinheiro com RPA aplicado a Processos Contábeis
Agora que você já sabe as vantagens de adotar um robô virtual para fazer as tarefas repetitivas e já decidiu que quer isso para sua empresa, como proceder?
Antes de mais nada, tenha em mente que você não está substituindo seus colaboradores pelo RPA. Ele não veio substituir, ele veio para facilitar o dia a dia. Enquanto o robô realiza essas atividades, seu colaborador pode fazer outras tarefas que exijam mais de suas capacidades, inclusive, agregando mais valor à sua empresa.
Seja assertivo. Procure uma empresa especializada.
A Yank! Solutions atua no mercado há quase uma década e temos um know how de 900 projetos. Além disso, trabalhamos com os 3 principais pilares para um projeto bem sucedido de robotização:
- Detecção dos processos a serem automatizados;
- Desenvolvimento em si;
- Pós-produção.
Outro fator importante, possuímos um diferencial em relação ao mercado, uma Plataforma Própria, que foi criada também para desonerar o cliente do custo de licenciamento.
Não perca tempo (e nem dinheiro), converse com um dos nossos colaboradores e esclareça suas dúvidas! Clique aqui e comece a conversar agora mesmo.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos. Não deixe de ler nosso Blog também. Aliás, você já leu alguma das matérias que separamos ali embaixo?
- Não fuja da robotização, ela é sua aliada!
- RPA para Finanças: Automação e otimização
- Emissão de Boletos: como o RPA vai te ajudar?
Até breve! 😉