Automação integrada com RPA é uma ferramenta que utiliza robôs virtuais para atuarem em tarefas repetitivas, exaustivas e que normalmente são demoradas e geram erros. Dessa forma, a empresa otimiza tempo e dinheiro, produzindo mais e com menos erros.
Em meio a grandes mudanças, as empresas procuram cada vez mais soluções por meio da robotização para automatizar tarefas. Essas soluções normalmente envolvem RPA (Robotic Process Automation) e inteligência artificial.
Diversas empresas de pequeno, médio e grande porte já implementaram soluções com robotização visando otimização, como mostrou a reportagem do G1. Ou seja, a automação integrada com RPA economiza muitas horas de serviços monótonos e cansativos.
Portanto, com a atribuição de tarefas para os bots, os colaboradores que exerciam essa atividade ficam disponíveis para focar em outras áreas. Sendo assim, é possível descobrir talentos ocultos nesses colaboradores que podem ajudar a empresa.
No entanto, a automação integrada com o RPA não é adotada para substituir um humano. Ela foi desenvolvida especialmente para otimizar o tempo, valorizar e ajudar o colaborador.
Pessoas e Bots trabalhando juntos pelo melhor desempenho da organização
A automação integrada com RPA, como dissemos anteriormente, nada mais é do que a utilização de um robô virtual para auxiliar em tarefas repetitivasque sigam um padrão pré-estabelecido. Dessa forma, um RPA – Automação de Processos Robóticos – vem como uma ferramenta facilitadora e que otimiza o tempo.
Além disso, a automação integrada diminui a ocorrência de retrabalho, já que os erros são diminuídos ou eliminados. Conheça outros benefícios em adotar automação integrada com RPA
- aumento da produtividade e rápido retorno de investimento;
- padronização do trabalho e melhora nos processos internos;
- escalabilidade e redução drástica de erros;
- otimização do intelecto e melhora da convivência no ambiente de trabalho.
Agora que você já sabe como a automação integrada com RPA opera, conheça algumas das áreas em que ele pode ser incluído.
Automação integrada na área Jurídica
É quase impossível imaginar que algo tão complexo e sensível como a área jurídica poderia ter implementações com bots, não é mesmo?
Mas os processos como captura automática de dados processuais e últimos andamentos nos sites dos Tribunais podem ser automatizados. Além disso, também é possível fazer a captura automática de peças processuais nos sites Projudi, Processo Eletrônico, entre outros.
Automação integrada na área de Crédito e Cobrança
Só quem trabalha diariamente com números e taxas sabe o problema que é quando algum algarismo é esquecido ou trocado. Ou seja, às vezes no processo de copiar e colar ou transcrever dados algo saia errado.
Ao utilizar robôs virtuais é possível executar consultas automáticas ao site da Caixa (para verificar possível restituição de IR do devedor ou outras tarefas).
Além disso, os bots podem fazer consulta automática aos sites de enriquecimento de base, seja de fornecedor ou de sites públicos e até mesmo fazer captura automática de dados estratégicos nos sites dos clientes.
Automação na área de Departamento Pessoal e Recursos Humanos
O fluxo de documentos que passam pelas mãos dos colaboradores do DP e do RH é imenso. Transcrever dados de imagens nem sempre é simples e rápido, por isso o RPA veio para facilitar. Uma das mais novas tecnologias em RPA permite que o robô identifique os dados na imagem e o coloque em um sistema.
Com a automação integrada com RPA é possível realizar rescisões complementares específicas de diferentes acordos coletivos. Além disso, pode-se também fazer a triagem de CV em sites de vagas por palavra-chave.
O que é necessário para implementar uma automação integrada com RPA?
O processo é muito mais simples do que se imagina. Aliás, é um ótimo momento para descobrir novos talentos em sua equipe, pois você vai precisar de colaboradores para isso.
Esse é o momento no qual os bots precisarão ser “treinados” por meio de observação do que os colaboradores executam. Na sequência, os envolvidos na implementação aprenderão o que pode ou não ser feito e quais os possíveis problemas que podem acontecer se houver alterações nos padrões.
Outro grande ponto positivo é a integração que o RPA em fase de implementação promove. Além dos colaboradores serem treinados para conhecer essa ferramenta, a equipe de TI também precisará compreender o que os setores fazem. Como assim?
Em outras palavras, o TI precisará compreender toda a dinâmica do setor que adotará o RPA. Assim como o setor implementado precisará ter noções de TI para que o processo seja mais fácil e suave.
Pessoas ou robôs? Os dois!
Não há uma escolha, é preciso os dois. Ou seja, não há substituição de mão de obra. O que há é a realocação de funções.
No lugar de executar uma tarefa que se repete inúmeras vezes, o colaborador apenas supervisiona e opera o bot. Além do mais, como a tarefa é executada com rapidez, o tempo economizado pode ser aplicado em aprimoramento em outras áreas.
Quer um exemplo prático? De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela LAFIS com 181 empresas de diversas áreas, o tempo gasto para gerar guias manualmente é de aproximadamente 2 a 5 dias para 24% das empresas entrevistadas.
Se essas mesmas empresas adotarem automação integrada com RPA, esse processo seria executado, no mínimo, 200 vezes mais rápido. Dessa forma, a pessoa responsável por essa tarefa terá de 2 a 5 dias para realizar outras atividades que atribuem valor à empresa.
Separamos para você um relato do SEO da Yank! Solutions, Renan Salinas sobre a união de pessoas e bots.
Conheça os benefícios do RPA
Os benefícios são muitos, mas você conhece todos?
- Aumento da produtividade de forma ininterrupta para 24×7;
- Aumento da velocidade das operações em no mínimo 200%;
- Redução de custos com mão de obra em aproximadamente 40% a 70%;
- Aumento da qualidade com redução drástica dos erros;
- Aumento de eficiência, tempo e dinheiro;
- Redução do tempo do ciclo de processo;
- Aumento da consistência, segurança e acuracidade dos dados;
- Aumento da qualidade nos processo de forma escalável.
Gostou do que viu? O que acha de adotar essa ferramenta de otimização?
RPA é vital para qualquer empresa
E não seria diferente para a sua, não é mesmo? Que tal facilitar a vida de seus colaboradores, otimizar tempo e dinheiro, produzir mais e em menos tempo?
Nós, da Yank! Solutions, estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter sobre automação integrada com RPA. Será um prazer ajudá-lo! Clique aqui para iniciar a conversa com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Até breve! 🤖