Podemos observar que o mercado de call centers é um dos que mais tem aproveitado as oportunidades que a automação em atendimento pode oferecer. Isso porque, desde sua criação, as centrais de atendimento já lidavam com grandes demandas de contatos.
Mesmo com profissionais mais rápidos e muito bem treinados, conforme o tempo passava, os desafios para lidar com a alta demanda só aumentaram. Tempo de espera prolongado, transferências repetidas, erros humanos e a necessidade de clientes repetirem informações, foram caracterizados como problemas comuns nesse meio.
De acordo com a pesquisa “State of Global Customer Service Report”, da Microsoft, 85% dos consumidores consideram o atendimento ao cliente como muito importante. Além disso, 68% dos entrevistados esperam ter suas demandas atendidas, no máximo, em uma hora.
Quer saber mais sobre os benefícios da automação em atendimento ao cliente e sua importância? Então siga conosco neste artigo e veja como a Yank! Solutions pode ajudar o seu negócio.
Automação em atendimento ao cliente é tão importante assim para a visibilidade de um negócio?
Claro que sim!
Quando falamos em atendimento ao cliente, devemos lembrar que isso está diretamente ligada a experiência do cliente, algo que todas as empresas buscam melhorar todos os dias.
Personalizar, ter automação em atendimento, fidelização do consumidor, experiência do cliente, tudo isso deve ser trabalhado em prol da fidelização e da criação de um relacionamento duradouro com o cliente em potencial.
Esse tópico foi reforçado no Fórum E-commerce Brasil 2022. Segundo Rafael Bonjorno, Head Of Consumer Care & Services Latam na Electrolux, “É importante criar conteúdo para que o cliente veja a relevância daquele bem na vida dele. Somente assim é possível criar um relacionamento de longo prazo e ter aquele cliente para a vida toda”.
Vale destacar que essa estratégia não é a curto prazo. Melhorar, personalizar e ter automação em atendimento ao cliente é algo que leva tempo, mas que traz frutos duradouros. É preciso um trabalho estruturado, de seriedade e que sempre será atualizado.
Além disso, para melhorar a experiência do cliente através do atendimento é preciso também se atentar para questões como:
- Ter diversos canais de atendimento;
- Usar uma linguagem acessível ao consumidor;
- Procurar sempre se antecipar aos problemas que ele possa ter;
- Incomodá-lo o menos possível, não ficar bombardeando com informações que não os interessa;
- Ter um tom cada vez mais personalizado para cada tipo de persona, para que o consumidor se sinta exclusivo.
Como a automação em atendimento ajuda na humanização do processo
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Forrester, 80% dos executivos consideram o RPA uma tecnologia importante para tornar as equipes e o atendimento ao cliente mais eficiente.
Somado a esses números, para 88% dos entrevistados a automação em atendimento é uma estratégia de redução de custos e erros. Isso porque, os processos da empresa são otimizados e as tarefas, assim como a mão de obra humana, são reduzidas.
Já 72% dos entrevistados consideram que o RPA é um facilitador para o autoatendimento do cliente nos canais emergentes.
Além disso, a pesquisa mostrou que 80% dos líderes empresariais estão dispostos a aproveitar os funcionários digitais ou robôs para tarefas rotineiras. Tudo isso, para que os agentes humanos assumam funções estratégicas.
E para finalizar, 49% dos colaboradores entrevistados afirmaram que a automação em atendimento ao cliente eliminou boa parte das tarefas mais maçanetes e rotineiras do ofício.
Como a tecnologia da Yank! Solutions pode ajudar em tudo isso?
Tecnologias que oferecemos aqui na Yank, como o RPA por exemplo, podem ajudar sua empresa com a automação em atendimento ao cliente, otimizar processos e reduzir custos. Veja como.
Automação com RPA
O RPA pode ajudar muito na melhoria da performance do contact center. Essa solução pode humanizar e otimizar o atendimento. É possível utilizar, por exemplo, chatbot em:
- Sites;
- Redes sociais;
- Aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
Com o auxílio dessa tecnologia, o cliente tem seu tempo otimizado para resolver problemas de baixa complexidade e não irá precisar ocupar um colaborador que poderia resolver problemas maiores. Ou seja, melhora a experiência e ajuda a personalizar e implementar automação em atendimento ao cliente.
Além disso, juntamente com softwares como a URA (Unidade de Resposta Audível), por exemplo, a inteligência pode guiar o cliente para que o mesmo consiga resolver facilmente diversos problemas pouco complicados.
Intelligent Chat
O Intelligent Chat da Yank foi construído com componentes de Machine Learning para Processamento de Linguagem Natural. Dessa forma, a implantação do Chatbot se torna muito mais ágil, pois une componentes de Inteligência Artificial com RPA.
é importante se atentar aos benefícios dessa tecnologia que ajuda a personalizar e ter automação em atendimento. Tais benefícios incluem:
- Flexibilidade e facilidade: funcionalidades que ficam disponíveis 24 horas por dia e até mesmo sete dias por semana. Além disso, o cliente pode ser atendido por diferentes canais;
- Relacionamento com o cliente: com um atendente virtual para cobrança é possível melhorar a experiência e satisfação do usuário, além claro de promover e ajudar a personalizar atendimento;
- Redução de gastos: soluções que envolvem automação, de modo geral, geram uma redução de custos para a empresa.
Esse chatbot, que pode ser também o atendente virtual para cobrança, possui atendimento 100% automatizado.
Conte com a Yank! Solutions
Quando o assunto é entender a importância da automação em atendimento ao cliente, você pode contar com a Yank! Solutions.
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.