Não é novidade que a transformação digital nas empresas está cada dia mais em alta. Por isso, assuntos como aproveitar a automação para otimizar a rotina de back office e até mesmo na produção estão mais em pauta, e mais do que isso, em ação.
Mas antes é preciso entender o conceito de transformação digital. Ela é um fenômeno de larga escala, que representa a digitalização de tarefas em organizações de qualquer nicho.
A transformação digital conta com integração entre sistemas físicos, biológicos e digitais. Além, claro, de pessoas e máquinas dividindo o mesmo espaço. Ou seja, as inovações tecnológicas passam a ter um papel central nas empresas.
Isso quer dizer que os setores começam a depender mais e mais das estratégias tecnológicas. Essa transformação causa alterações consideráveis na cultura e no modelo de negócios de diversos nichos.
Mas isso é uma coisa boa. Afinal de contas, com os setores mais modernizados, automatizados e tecnológicos, a prestação de serviços fica ainda mais eficiente e atendendo às demandas do consumidor de forma mais ágil e prática.
Quer saber mais sobre o papel da automação na transformação digital e como isso pode beneficiar as empresas? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das novidades tecnológicas no ecossistema corporativo.
Papel da automação na transformação digital
Um dos grandes frutos da transformação digital para as empresas, de qualquer segmento, é a automação de processos. E uma das ferramentas que mais ajudam nisso é o RPA – Robotic Process Automation.
O RPA é uma tecnologia de software que automatiza tarefas repetitivas. Tudo isso simulando perfeitamente a ação humana.
A automação com RPA possibilita atuação rápida, com mitigação de erros e de maneira ininterrupta. Somado a tudo isso, os robôs podem se aplicar tanto no setor privado quanto no setor público nos seguintes segmentos:
- Cobrança e recuperação de crédito;
- Jurídico;
- Educação;
- Financeiro;
- Saúde, laboratório e hospitais;
- Transporte e logística;
- CSC, BPO;
- Marketing, atendimento e vendas;
- Viagem;
- Back office, TI;
Transformação digital nas empresas: Oportunidades e desafios
Uma coisa importante de se destacar é que a crise causada pela pandemia da Covid-19 acelerou muitos processos no que se diz respeito a transformação digital nos negócios. Vale ressaltar ainda que essa aceleração não se deu apenas em um setor, todas as áreas tiveram que se adaptar rapidamente.
Isso fez que com muitos desafios fossem superados e agora a tecnologia se torna indispensável em todos os segmentos do mercado. Dessa forma, é importante pensar que além de desafios, a automação, por exemplo, também encontra oportunidades.
Ao encontrar desafios, a transformação digital precisa de estratégias para superá-los. Logo, ao superar um desafio, chegam os benefícios! Entre eles podemos incluir:
- Redução de custos: utilizar recursos tecnológicos é sinônimo de diminuição de gastos com diversos equipamentos e atividades. Isso se deve ao fato de que, com as inovações tecnológicas, é possível integrar todas as áreas de uma empresa em um único sistema;
- Qualidade do produto final: com a automação de diversas atividades, os erros são praticamente 100% eliminados e os produtos são feitos mais rapidamente. Dessa forma, a qualidade é garantida em um menor espaço de tempo;
- Diminuição da burocracia: por conta da integração de sistemas e o processo se tornando mais rápido e dinâmico, as operações se tornam mais simples de serem gerenciados. Assim, a burocracia é significativamente reduzida e os fluxos de trabalho ficam mais rápidos.
Etapas para implementar inovações
Muitas são as novidades que a transformação digital traz para as empresas, e com frequência. No entanto, não é recomendado (e nem mesmo possível) sair aderindo a todas elas. É preciso seguir alguns passos.
1º Planejamento: antes de abraçar todas as novidades, é preciso identificar quais os problemas que sua empresa está tendo nos processos. A partir disso é possível avaliar e estruturar da forma correta quais elementos da transformação digital fará mais sentido para sua organização.
2º Treinamento: a equipe toda precisa estar alinhada e preparada para as novas estratégias e ações que estão por vir. Mesmo a automação fazendo trabalhos previamente programados, é essencial que os colaboradores estejam por dentro das mudanças.
3º Implementação: é o momento que a transformação digital entra em ação. Tudo o que foi planejado e treinado é, enfim, implantado na produção.
4º Monitoramento: essa parte é de extrema importância, é o acompanhamento para que tudo saia conforme o planejado.
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