Navegue por categorias

RPA para transportes: seja líder no mercado!

Compartilhe este post

RPA para transportes

O estabelecimento da pandemia de COVID-19 trouxe à tona uma série de fragilidades na cadeia de transporte e logística. Com isso, a necessidade de ter um RPA para transporte é muito maior que antes, visto que é preciso otimizar tempo e minimizar erros.

Em uma área tão competitiva, qualquer margem para erro já é motivo para perder tempo em retrabalho e, é claro, dinheiro. Ou seja, para manter-se no mercado, ter agilidade é imprescindível. Segundo a revista Mundo Logística, o volume de operações de um determinado grupo logístico mais que dobrou depois da adoção de RPA.

À medida em que identificam os pontos a melhorar, as empresas de transporte e logística buscam padronizar tarefas. Dessa forma, é possível utilizar um RPA para transporte e acelerar os processos morosos. Mas afinal, o que é o RPA e como ele irá revolucionar o mundo da logística de transportes? Continue nos acompanhando!

O que é o RPA para transportes e como vai ajudar minha empresa?

Bem, até agora você teve uma pequena visão do que um RPA pode fazer pela empresa de transporte e logística. Entretanto, o que de fato é o RPA?

RPA, sigla para Robotic Process Automation (Automação de Processos Robóticos), é a automação de processos de tarefas por meio da força virtual de trabalho. Ainda está complicado de entender?

Bem, em outras palavras, o RPA é um robô virtual que executa tarefas da mesma forma que uma pessoa faria. Entretanto, há pontos bem distintos entre a ação humana e a ação do robô virtual: a diferença está na rapidez, assertividade e redução drástica de erros.

O RPA para transportes tem a capacidade de potencializar os resultados da sua empresa de transporte e logística. Sendo assim, é completamente possível ter agilidade, qualidade e exatidão no desenvolvimento dos trabalhos. Confira a seguir algumas das vantagens do RPA para transportes:

●     produtividade ampliada;

●     padronização do trabalho;

●     aprimoramento dos processos internos;

●     capacidade de adaptação frente ao aumento de demanda sem perder qualidade (escalabilidade);

●     diminuição de erros;

●     redução de retrabalho.

Além disso, o processo de implementação se dá em poucas fases. Ou seja, será uma mudança rápida que deixará sua empresa mais competitiva e pronta para o mercado.

Quais são as etapas de implementação do RPA para transportes?

Primeiramente, para que seu RPA para transportes funcione corretamente é preciso começar a fase de mapeamento de processos. Basicamente, trata-se de uma ferramenta de otimização de processos. É através dela que são identificados pontos fortes e pontos a melhorar durante a realização das tarefas.

Sendo assim, com o mapeamento de processos, é possível garantir que as tarefas sejam realizadas de maneira mais simplificada, organizada e otimizada. Dessa forma, uma das consequências positivas é a melhora na comunicação interna e mais assertividade.

Em seguida, começa a fase de identificação de gargalos. Os gargalos, são limitações na capacidade de atendimento e produção. Segundo a revista Mundo Logística, um dos 5 principais gargalos é a gestão ineficiente de controle de estoque. Ou seja, a automação nessa área resolveria o problema e melhoraria o desempenho.

A seguir, começa a implementação do piloto. Essa etapa exige que parte da sua equipe seja treinada e esteja preparada para “alimentar” a automação. Ou seja, nessa fase é que o RPA vai aprender o que e quando fazer, apenas observando os colaboradores executarem as tarefas.

Por fim, tem início a manutenção e gerenciamento do RPA. Apesar de ser extremamente tecnológico e automatizado, essa ferramenta deve ser executada por alguém ou ou uma equipe especialmente treinada para lidar com a automação e suas particularidades.

Por isso, defendemos a ideia de que a automação é uma aliada, e não uma inimiga que quer substituir a mão de obra humana.

Benefícios do RPA para empresas de transporte e logística

As vantagens e benefícios são muitos e praticamente todos culminam em aumento da produtividade e lucro. Ou seja, o impacto é positivo em todos os âmbitos da cadeia de transportes e logística. Entretanto vale ressaltar alguns pontos importantes, como:

●     redução de custos;

●     melhor qualidade de serviço;

●     escalabilidade e gestão de demandas;

●     rápido retorno sobre investimento;

●     aumento da segurança da informação.

Um dos principais benefícios da automação logística é o controle absoluto do processo. Dessa forma, é possível garantir uma grande organização em todos os níveis. Além disso, o controle de cada uma das etapas viabiliza mapear todos os processos envolvidos.

Caso esse processo fosse feito manualmente, o que não é impossível, atrasaria muito as demandas e ações relacionadas ao desempenho e performance da empresa. Ou seja, um RPA consegue dar um panorama de tudo realizado, de forma eficiente e muito mais rápida.

Outro fator decisivo na performance da empresa são erros e retrabalhos. Como dissemos anteriormente, quando se tem uma tarefa sistematizada e padronizada, a possibilidade de cometer o erro na hora de inserir algum dado é grande quando feito manualmente.

Esses trabalhos repetitivos tendem a apresentar erros com frequência e o RPA, que opera com escalabilidade sem perder a qualidade, diminui e até mesmo elimina os erros. Veja abaixo quais tarefas o RPA para transportes pode fazer por você:

  • controle de transportadoras;
  • emissão de CT-e e de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e);
  • gestão, download e armazenamento de arquivos XML de NF-e e CT-e;
  • controle comercial para monitoramento de operações financeiras, fiscais, operacionais e administrativas;
  • padronização no site direcionado a transportes;

Descubra o que é necessário para ter RPA na sua empresa

Saiba que para ter todas essas vantagens e ser mais competitivo, é preciso confiar em uma empresa que tenha pleno conhecimento e saiba enxergar os grandes potenciais de automação.

A Yank! Solutions atua no mercado há quase uma década oferecendo soluções em automação para diversos clientes. Nossos RPAs são concebidos e executados pensando em agregar valor de forma clara, consciente, transparente e rápida.

Quer saber mais? Converse com um de nossos colaboradores clicando aqui.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Até a próxima! 🤖

Artigos relacionados