Não é segredo e nem novidade para as empresas que a tecnologia vem revolucionando o mercado em diversos setores. Entre as inúmeras inovações está a inteligência artificial (AI), que está ganhando cada vez mais espaço no mercado e na vida das pessoas.
Outro termo que está na cabeça de quem busca automatizar processos é o RPA (Robotic Process Automation). Esse recurso, ao otimizar processos, causa uma melhoria na produtividade e consequentemente aumenta os lucros da organização.
Por isso, ignorar o RPA e a inteligência artificial é uma atitude pouco inteligente. Para surfar na onda tecnológica de forma correta e garantir a prosperidade dos seus negócios, é preciso se atentar a essas ferramentas.
Estar por dentro das inovações não é apenas ter computadores no ambiente corporativo. Vai além. Para acompanhar tendências é necessário prestar atenção na movimentação do mercado da robótica e procurar empresas especializadas para te ajudar nessa transição tecnológica.
Quer saber mais sobre como ter sucesso com a inteligência artificial e RPA? Antes de tudo, vamos entender um pouco mais do conceito de cada uma e como podem ajudar nas tarefas de uma empresa.
Inteligência artificial para além dos filmes
Quando falamos de inteligência artificial, logo vem à mente do público filmes futurísticos, ficção científica e tudo que o universo cinematográfico de antigamente apresentou como representação de futuro.
No entanto, não é exatamente assim que as coisas acontecem.
Podemos definir a inteligência artificial como a capacidade de um robô (ou sistema) de fato pensar, aprender e agir como um ser humano pensante. Ou seja, a AI não se limita ao termo robotização, ela vai além.
Por isso, podemos afirmar que a inteligência artificial se caracteriza como a capacidade de tomada de decisão a partir de opções apresentadas por programas de computador. A AI pode:
- Refletir;
- Adquirir conhecimento;
- Executar ações com base nas experiências que ela já teve.
Bem diferente de carros voadores e cidades futurísticas, não é mesmo?
RPA cada dia mais inserido nas empresas
Já o RPA é algo mais simples do que a inteligência, mas não menos importante. Principalmente para o funcionamento de empresas que abraçam e integram o RPA na rotina da sua organização.
De forma prática, essa robotização de processos proporcionada pelo RPA, consiste na adoção de robôs de software. Esses robôs realizam algumas tarefas, antes feitas por humanos, e as padronizam. São atividades como:
- Digitação de textos;
- Captura de informações e arquivos;
- Inserção de dados em sites;
- Entre outras atividades.
Por realizarem atividades repetitivas, manuais e até mesmo mecânicas, o RPA proporciona agilidade e produtividade. Tudo isso de forma eficiente e pouca (quase zero) margem de erro. Ou seja, uma economia para os negócios.
Diferente da inteligência artificial, o RPA apenas reproduz tarefas que foi programado para realizar. Ele não pensa e faz tomadas de decisões baseado em experiências anteriormente conquistadas.
E é justamente nesse ponto que essas duas forças podem se unir. É a partir disso que vamos saber como ter sucesso com a inteligência artificial e RPA. Acompanhe o raciocínio.
RPA e Inteligência artificial: 8 segredos de sucesso!
As diferenças desses dois recursos são complementares. A função do RPA é torna os processos de uma empresa mais efetivos através da otimização de tarefas repetitivas e manuais, antes realizada por humanos.
Já a inteligência artificial vai um pouco além. A AI é capaz de analisar todas as informações obtidas das tarefas executadas pelo RPA e a partir disso gerar diagnósticos e relatórios. Coisas que são extremamente importantes para qualquer organização corporativa.
Mas para usar os dois de forma efetiva é preciso conhecer suas implicações e vantagens. Então veja a seguir esses 8 segredos do sucesso em aliar RPS e inteligência artificial para os seus negócios
1 – Conte com o aumento de produtividade
Se o RPA já aumenta a produtividade, imagina com a inteligência artificial. Ao juntar esses dois recursos sua empresa terá maior volume de produtividade, o que gera mais lucro e satisfação de clientes.
2 – Tenha um ambiente eletrônico mais seguro
A inteligência artificial tem a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados e classifica-los como inofensivos ou prejudiciais. Dessa forma ele cria um algoritmo capaz de identificar potenciais riscos à empresa.
3 – Mais assertividade nos processos
O RPA automatiza tarefas baseadas em regras previamente programadas por humanas. A inteligência artificial colabora com a geração e análise de dados em tempo real e ainda mais precisos que os feitos pela equipe.
Dessa forma, a AI minimiza erros de informação, o que acarreta melhora nos robôs de software e consequentemente garante assertividade nos processos.
4 – Experiência do cliente pode ter melhorias
A combinação de RPA e inteligência artificial pode atuar em setores como:
- Atendimento;
- Financeiro;
- Recursos Humanos.
Com isso, essas áreas ficam mais eficientes e proporcionam a melhoria da experiência do cliente com a sua empresa. Afinal, o público preza por um serviço bem prestado e com poucos erros.
5 – Determinação de incertezas
Os robôs de software oferecidos pelo RPA aliados a inteligência artificial podem levar em consideração inúmeras variáveis. No entanto, a AI é capaz de fazer a determinação de variáveis incertas, eliminando o que pode atrasar (ou ser inútil) para o processo.
6 – Processamento de dados desestruturados
Assim que o RPA é potencializado com a AI é possível processar inúmeros dados de forma escalável. Dados desestruturados provindos de artigos, documentos, imagens, vídeos e e-mails.
7 – Automatização de processos com diversas variáveis
Com a inteligência artificial é possível estabelecer regras e padrões para processos que possuem muitas variáveis e até mesmo pessoas envolvidas.
8 – Credibilidade, autoridade e evolução
Com processos cada vez mais otimizados, eficientes e práticos, logo sua empresa vai conquistar ainda mais credibilidade, autoridade e ainda se mostrar uma organização em constante evolução.
Isso não se mostra benéfico apenas para os clientes, mas também para os colaboradores que podem se sentir parte de uma instituição que acompanha as tendências globais.
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