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Customer Success: conheça sua importância e os benefícios para o seu negócio

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Em todo e qualquer tipo de negócio, o cliente é um dos fatores mais importantes, o bem mais valioso que uma empresa pode ter. Por isso, estratégias que atraiam e retenham consumidores são sempre bem-vindas, como é o caso do customer success (CS).

De acordo com estudos, chega a custar sete vezes mais caro conquistar um novo cliente, do que fidelizar um que já está na sua carteira, na sua base de contatos. No entanto, para reter esses clientes é preciso um trabalho bem estruturado.

Aí entra em cena o customer success. Podemos defini-lo como uma área que busca atender os desafios e necessidades do cliente, além de entregar uma melhor experiência. Para isso, essa estratégia realiza uma antecipação desse processo para evitar qualquer problema.

Quer entender melhor sobre o assunto e saber quais os benefícios dessa estratégia para sua empresa? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das tendências do mundo corporativo para aumentar produtividade e lucros.

Saiba mais sobre o que é customer success

Você deve estar se perguntando “faz sentido esse assunto ser abordado no meio tecnológico?”. E a resposta é sim! O customer success é indicado para todas as áreas, de todos os segmentos, afinal, o CS lida com clientes.

Em português, essa estratégia significa sucesso do cliente. E para alcançar esse sucesso é preciso se certificar que:

  • Tudo ocorreu da melhor forma;
  • Cliente teve a melhor experiência possível;
  • Houve a geração e manutenção dos projetos.

Para que tudo isso aconteça no customer success é preciso um trabalho coordenado entre em diversas áreas da sua empresa. Isso porque, pontos que agradam ou desagradam o cliente na relação com a sua marca podem vir de diferentes lugares ao longo do tempo.

Assim como toda estratégia que lida com pessoas, o CS precisa estar em constante análise, teste e evolução. Afinal, os hábitos e comportamentos do consumidor vão mudando de acordo com as inovações do mundo contemporâneo.

Como aplicar o customer success?

Como o objetivo do CS é ajudar o cliente e garantir que ele tenha a melhor experiência e tire o melhor proveito da solução que ele adquiriu da sua empresa, é importante colocar em prática algumas ações, como por exemplo:

  • Onnboarding do cliente: nessa parte o customer success tem como objetivo deixar tudo pronto para que o cliente comece a usar imediatamente a solução que ele contratou da sua empresa;
  • Realização de treinamentos: caso o serviço ou produto adquirido seja uma solução mais elaborada e complexa, ofereça treinamentos e um acompanhamento de perto para que o cliente aproveite bem a aquisição;
  • Ongoing: essa parte do CS é quando sua equipe se certifica se o cliente está, de fato, usando a solução adotada, se as metas dele estão sendo alcançadas, se o cliente está satisfeito com os resultados da solução;
  • Fazer monitoramento de indicadores: como o customer success é um trabalho contínuo, é preciso realizar um monitoramento para checar se a solução está sendo eficaz para as necessidades do cliente.

Agora que você viu como o CS é um trabalho que exige acompanhamento frequente, esforço contínuo e atenção constante, deve ter em mente que o customer success NÃO É:

  • Apenas um gerenciamento de contas:
  • Suporte ao cliente (SAC);
  • Somente o uso do produto;
  • Net Promoter Score (NPS).

Benefícios de ter uma estratégia de sucesso do cliente

Como toda ação que exige um planejamento detalhado e estudos do público-alvo e persona, o customer success, se bem feito, traz diversas vantagens que incluem:

  • Retenção de clientes;
  • Engajamento dos seus consumidores;
  • Feedbacks constantes e mais assertivos;
  • Prova social (social proof);
  • Maior conhecimento sobre seu cliente.

Esteja atualizado sobre as estratégias do mercado com quem entende do assunto

Gostou de saber mais sobre a importância do customer success como pode favorecer os números da sua empresa? Vale destacar que essa é uma prática que pode ser aliada da tecnologia para oferecer bons resultados para a sua empresa, e de tecnologia a gente entende.

Acompanhe a Yank! Solutions e fique por dentro das tendências que podem beneficiar seu negócio.

Como exemplo, veja abaixo um vídeo sobre o processo ideal de robotização para sua empresa:

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