Navegue por categorias

Veja os principais recursos do RPA que podem otimizar a sua empresa!

Compartilhe este post

Você conhece os principais recursos do RPA? Bom, não é nenhum segredo que conforme a tecnologia se insere cada vez mais no mundo corporativo, novas soluções vão surgindo para melhorar processos. A automação de tarefas vem se tornando um dos principais pontos de investimento das grandes organizações, que veem com bons olhos todas as vantagens que podem obter com esse processo.

Mas, caso você ainda não esteja por dentro do que é RPA e quais são os seus recursos e benefícios, não se preocupe, pois, este post foi feito para você! Nele você saberá mais sobre esse tema.  Então acompanhe o conteúdo e boa leitura!

O que é RPA

Segundo dados emitidos pelo Gartner, consultoria americana em negócios e inovação, os investimentos em RPA chegaram a U$ 846 milhões de dólares em 2018, com um crescimento de mais de 63% com relação ao ano anterior.

O conceito de RPA, Robotic Process Automation, possibilita a troca de dados entre sistemas não integrados, sem a necessidade de construir uma interface de comunicação. Ou seja, ele age como um usuário comum, coletando dados de uma plataforma e inserindo em outra.

Utilizando-se desse conceito, é possível automatizar, com menores custos de implantação, uma série de tarefas e processos que antes eram realizados de forma manual por humanos, maximizando a produtividade de uma organização.

Quais os principais recursos do RPA

Na hora de implantar uma solução como essa, é preciso analisar alguns recursos básicos para visualizar quais são as demandas de sua organização, e como o RPA poderá supri-las. São eles:

Arquitetura

O primeiro recurso a ser avaliado é a arquitetura utilizada na construção da solução de automação, verificando situações como utilização de máquinas virtuais, terminais de serviço ou nuvem.

A opção por uma plataforma em nuvem é muito mais interessante, pois pode fornecer flexibilidade e escalabilidade, dois pontos fundamentais para o crescimento de um negócio. Além disso, sempre é preciso verificar com quais tecnologias a solução é compatível.

Segurança e governança

Na hora de buscar por uma solução de RPA, é preciso ter um cuidado redobrado com a questão da segurança, uma vez que vazamentos e invasões são problemas constantes no mundo corporativo.

Para isso, é possível verificar se o ambiente da ferramenta está de acordo com suas metodologias e política de segurança, sendo interessante também a existência de um controle de versões, criptografia, logs de acesso e outros controles para a proteção dos dados.

Desempenho

Por último, e não menos importante, temos o desempenho da solução propriamente dito, que permite a reutilização de componentes, mantém um desenvolvimento rápido e atualizações constantes e permite a agilidade no ambiente de trabalho.

Ou seja, não basta apenas automatizar, seus colaboradores devem ser capazes de criar um template de processo de forma simples e rápida para que o sistema possa realizar seu trabalho de maneira eficiente.

Quais os benefícios do RPA

Existem vários benefícios, sendo que alguns já foram descritos ao longo do texto, ao utilizar um RPA no ambiente corporativo. Vamos listar alguns dos mais interessantes:

  • integração de informações: é possível agregar todos os dados em apenas uma plataforma;
  • melhor monitoramento: é possível verificar várias informações de diversas fontes ao mesmo tempo e indicadores que podem ser consultados posteriormente;
  • redução de custos: uma ferramenta única que faça a ponte entre outras plataformas pode gerar uma grande redução de custos.

Chegamos ao final deste post e esperamos que você possa ter compreendido melhor não apenas quais são os recursos do RPA, mas como essa plataforma pode melhorar o desempenho de sua empresa como um todo.

Para mais conteúdos incríveis como este, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Artigos relacionados