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RPA e IA: qual a diferença?

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RPA e IA

Você sabe o que é RPA e IA? Esses termos têm ganhado força nos últimos anos na busca pela automatização de tarefas e melhoria na produtividade. Ainda assim, existem muitas pessoas que desconhecem esses conceitos.

A tecnologia, em constante evolução, apresenta cada vez mais soluções desenvolvidas para otimizar e facilitar os processos corporativos. Nesse cenário, o RPA (Robotic Process Automation) e a IA (Inteligência Artificial) despontam como fundamentais para companhias que buscam notoriedade.

Ignorá-los é um erro grave, já que empresas que trabalham mais e melhor ganham destaque no mercado. Quer entender melhor o que é RPA e Inteligência Artificial, qual a diferença entre ambos e de que maneira eles aprimoram os processos corporativos? Confira o texto a seguir e boa leitura!

O que é RPA?

O RPA, ou robotização de processos, já é uma realidade. Na prática, consiste na adoção de robôs de software que substituem e padronizam atividades, antes desenvolvidas por humanos, como digitação de textos, captura de informações e arquivos, inserção de dados em sites, entre outras.

Essas tarefas, até então desempenhadas por funcionários, são executadas com mais agilidade e eficiência, de forma que todo o processo é otimizado. A qualidade é inegável, e a chance de erros e falhas diminui consideravelmente — isso porque as máquinas não ficam cansadas, não se distraem e não precisam de pausas.

Além disso, resultam em economia, já que, ao substituir funções feitas por funcionários, evitam custos com contratações, treinamentos, possíveis afastamentos etc.

O RPA é um grande diferencial competitivo e já é uma exigência dos consumidores, tornando-o essencial para a sustentabilidade do negócio em si e como uma maneira de se destacar no mercado e atrair novos negócios.

O consumidor enxerga na robotização de processos uma maior eficiência e produtividade, por meio da aplicação de tecnologias, garantindo uma maior confiabilidade.

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Como implementar o RPA em sua empresa?

É comum que um gestor tenha um pouco de dificuldade em aplicar o RPA dentro de uma empresa, principalmente se ele não for do ramo da tecnologia ou possuir pouco contato com TI. Pensando nisso, a seguir, vamos listar algumas dicas.

Atualize-se sobre as novas tecnologias

Existem diversas tecnologias surgindo no mercado todos os dias, trazendo um universo de possibilidades de investimento na melhoria de seus processos internos — e é interessante conhecer as principais.

Contudo, lembre-se de que é preciso ter cautela na hora de escolher uma solução adequada às suas demandas, pois uma escolha equivocada pode levar a retornos indesejados ou fracassos de implantação.

Invista na capacitação da equipe

Qualquer nova implantação de recurso deve ser realizada por uma equipe capacitada para que dê certo. Logo, é preciso investir na capacitação de seu time de TI para que eles possam estar preparados para lidar com as novas tecnologias.

No caso do RPA, existem diversos modelos de soluções, sendo que cada um pode ser implantado e gerido de uma forma diferente. O ideal é contar com um time externo, formado de profissionais especialistas no assunto — o outsourcing de TI.

Dessa forma, todo o processo de implementação e gestão será realizado por pessoas já capacitadas e com grande know-how, desenvolvido com a participação nos mais variados projetos.

Busque a integração de sistemas

Integrar sistemas é outro desafio enfrentado com a aplicação de RPA e consiste em delegar às soluções a tarefa de se comunicar e trocar informação, retirando dos colaboradores a responsabilidade de fazer a ponte entre os sistemas — o que implica em redução de erros e minimização de retrabalho.

No entanto, realizar essa integração não é uma tarefa simples e demanda conhecimento acerca do funcionamento de todas as soluções que serão integradas, uma vez que cada sistema pode lidar de forma diferente com os dados.

Considere os impactos da mudança

Investir em RPA é uma das melhores formas de reduzir custos. Porém, deve-se estar atento em relação a quais processos passarão pela automatização, uma vez que, em determinados pontos, pode ser que tal mudança não traga efeitos totalmente positivos.

Por exemplo, públicos com pouca intimidade com a tecnologia costumam ser menos abertos a utilizar uma solução de chatbot, o que prejudicaria o atendimento. Já para outros segmentos, essa solução pode trazer ótimos resultados.

Ou seja, independentemente de quais são os seus objetivos — como reduzir custos, minimizar retrabalho e melhorar a produtividade, entre outros —, sempre analise os impactos das mudanças trazidas pela utilização do RPA.

O que é IA?

A Inteligência Artificial vai além da robotização. Como o próprio nome antecipa, ela consiste na capacidade de um robô ou sistema realmente aprender, pensar e agir como um ser humano inteligente.

Enquanto no RPA os robôs apenas executam as tarefas para as quais foram programados de maneira automatizada, com a IA são de fato capazes de refletir, adquirir conhecimento e executar ações com base nessas experiências.

Como utilizar o RPA em conjunto com a IA?

O RPA e a Inteligência Artificial são diferentes, mas podem atuar em conjunto — isso porque, enquanto o RPA otimiza os processos repetitivos e manuais, tornando-os mais efetivos, a IA está um pouco acima e pode analisar todas as informações provenientes das tarefas executadas pelos robôs, para promover diagnósticos e relatórios.

Esses dados são cruciais para as tomadas de decisões nas empresas. Contudo, apesar de serem capazes de pensar, os softwares de Inteligência Artificial não substituem o gestor, apenas fornecem a ele a base para que opte pelas melhores soluções de maneira segura, minimizando a chance de possíveis imprevistos, impactos negativos e rumos incorretos.

Conforme mostramos no texto, robôs e softwares inteligentes já são uma realidade, e ignorar os benefícios que ambos trazem aos processos corporativos é um erro. Além da redução de custos diretos, propiciam a redução de custos indiretos, considerando erros e falhas operacionais e estratégicas, e permitem a realização de trabalhos repetitivos de maneira mais ágil.

O RPA e a Inteligência Artificial são um grande diferencial no mercado, que é cada vez mais competitivo — e quem utiliza todas as ferramentas que estiverem ao seu alcance para tornar o dia a dia na empresa o mais eficiente possível sai na frente da concorrência.

Agora que você já conhece o RPA, as diferenças entre ele e a Inteligência Artificial e os benefícios em adotar a tecnologia para gerir melhor o seu negócio, esperamos que esteja pronto para escolher as melhores soluções para a sua empresa.

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