Já pensou em como a robotização de processos pode mudar radicalmente sua rotina de trabalho? Aliás, a utilização de um RPA para processos fiscais está sendo amplamente adotado para otimizar tanto tempo quanto dinheiro.
Primeiramente, antes de falar dos processos fiscais, vamos entender o que é a robotização de tarefas e como você precisa delas e ainda não sabe. Continue acompanhando o texto para saber mais.
RPA para rotinas de processos fiscais repetitivos
Uma coisa que a maioria das pessoas sabe é o quanto certas tarefas administrativas são repetitivas. Além disso, os processos são morosos e dispendiosos, exigindo muito tempo e paciência.
O Brasil, por incrível que pareça, ainda é visto como o país mais burocrático de todos. Ou seja, coisas simples tomam mais tempo do que deveriam, com suas múltiplas legislações e alíquotas.
Segundo um estudo feito pela LAFIS em 2019 com 181 empresas de ramos diversos, a estimativa de tempo gasto para gerar e pagar uma guia é de 2 a 5 dias para 24% das empresas entrevistadas. Além disso, 43,65% dessas mesmas empresas têm interesse em automatizar os processos a fim de agilizar.
Entretanto, antes de continuarmos o assunto, vamos entender o que é essa automatização que as empresas pensam em adotar. Continue acompanhando nosso texto.
O que é RPA
Um RPA (Robotic Process Automation) ou Automação de Processos Robóticos é um software de construção e administração de robôs virtuais que mimetizam ações humanas. Ou seja, ela pode executar uma série de tarefas que sigam uma estrutura pré-estabelecida, como qualquer ser humano.
Isso é possível porque a automação só desenvolve a atividade após observar os usuários enquanto eles trabalham. Dessa forma, enquanto o usuário realiza a atividade através de uma interface gráfica, o robô aprende o que e como fazer.
Agora, você deve estar se perguntando por que adotar a automação de processos se ele faz exatamente a mesma coisa que o seu colaborador. Bem, um robô virtual age de forma similar a um humano, todavia são mais rápidos, consistentes e incansáveis que nós, pessoas de carne e osso.
Acompanhe o vídeo abaixo, que mostra a versatilidade e rapidez na emissão de uma Nota Fiscal
Esse é um exemplo de como um robô virtual atua na execução de uma tarefa que exige muito tempo, coordenação e cuidado. De forma simples, ele acessa os dados e insere nos campos correspondentes, sem precisar ficar fazendo inúmeras checagens como um colaborador faria para se assegurar de que as informações estão corretas.
Quer saber outros benefícios? Continue a leitura!
Quais são os outros benefícios do RPA?
● Mais assertividade;
● Produtividade maior;
● Mais resiliência;
● Economia maior;
● Mais precisão;
Muitas empresas, de várias vertentes, relatam que ficaram surpresas com a precisão e assertividade de um RPA. Além disso, ressaltaram que houve redução nos custos e melhora na produtividade.
Ou seja, menos esforço e mais retorno. Quem não gostaria disso, não é mesmo? Com menos trabalhos repetitivos e mais tempo focado em atividades relevantes, os colaboradores sentem-se mais satisfeitos e felizes.
Como posso usar a automação de processos fiscais?
Segundo o Jornal Contábil, muitas empresas adotam o RPA para processos contábeis. Dessa forma, procuram aumentar o desempenho, diminuir custos e tempo de execução.
Atualmente, a robotização está ajudando inúmeros setores em seus processos demorados e recorrentes. Se você acreditar que essa solução só pode ser aplicada a setores financeiros, está muito enganado.
Muito além de finanças, o RPA pode auxiliar na área da saúde, processos contábeis, RH, administrativas e, é claro, nos processos fiscais.
Veja abaixo o top 5 das atividades de processos fiscais mais solicitados.
1. Lançamento de Notas Fiscais de Remessa;
2. Processo de Pagamento Diário no Contas a Pagar;
3. Cadastro de Fornecedor;
4. Extrato de problemas das certidões negativas;
5. Consulta em Tribunais de Justiça.
Quem já passou pela experiência de lançar Notas Fiscais de Remessa sabe muito bem que uma vírgula fora do lugar pode causar um desastre. E esse desastre tem nome: retrabalho.
O retrabalho, além de desgastante, ocupa um tempo precioso que poderia ser focado em outra coisa. Entretanto, há algo que incomoda muito os colaboradores quando ouvem sobre RPA: o robô vai ocupar o meu lugar?
Pessoas em primeiro lugar
Não tenha medo da robotização. Saiba que ela está aqui para facilitar o seu dia a dia, e não para tomar o seu lugar ou o lugar de algum outro colaborador. Por exemplo, um robô aspirador não substitui a faxina de uma diarista, certo?
Além disso, lembre-se que os robôs precisam ser acompanhados e geridos por alguém que não seja apenas do setor de TI. Essa é uma ótima oportunidade de descobrir talentos ocultos na sua equipe.
Agora que já compreendeu esse mundo novo, mais ágil, consistente e eficiente, que tal robotizar alguns dos processos da sua empresa?
Quero robotizar meus processos fiscais. Como faço?
O objetivo é transformar de forma permanente as operações digitais e facilitar processos rotineiros desgastantes? O RPA para processos fiscais é um recurso vital para isso. De forma rápida, ele é capaz de automatizar sistemas que eram operados de forma manual, tornando-o muito mais ágil.
Bem, se você leu o texto até aqui e ficou no mínimo curioso com tantas coisas que podem ser feitas, certamente vai ficar feliz em saber que essa solução está mais perto do que imagina.
Nós, da Yank! Solutions temos um know-how de mais de 900 projetos implantados. Há quase uma década automatizamos processos corporativos de forma ágil em diferentes verticais de mercado.
Gostou da matéria e quer saber mais? Converse com um de nossos colaboradores clicando aqui.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Até a próxima! 🤖