Uma solução que tem sido bastante utilizada para redução de custos, otimização de processos e automação de trabalhos repetitivos é a que une inteligência artificial e RPA.
Essas duas tecnologias podem alavancar os negócios da sua empresa e ajudá-lo a alocar funcionários para atividades mais estratégicas. Por isso, você precisa saber mais sobre a relação entre as duas.
Para mais informações sobre as aplicações que conectam essas tecnologias, siga neste artigo.
Quais as aplicações da união entre inteligência artificial e RPA?
As duas áreas estão em alta atualmente. Ambas foram descritas como habilidades populares em 2018, com diversas oportunidades e uma série de vantagens que as empresas começam a perceber. Mas como unir essas duas tecnologias?
O RPA já está sendo aplicado em várias companhias para automatizar atividades cotidianas. Os robôs são treinados para executarem funções comumente delegadas a funcionários humanos. A capacidade de integração e comunicação entre os sistemas é maior, por isso é possível agilizar os processos e aumentar a precisão.
Já a inteligência artificial busca desenvolver autonomia nos sistemas eletrônicos e a capacidade de tomar decisões baseadas em dados.
Essa tecnologia é sempre apresentada como um próximo passo na evolução da automatização nas empresas, que já teve como ponto de partida a aplicação do RPA. Uma vez que os robôs assumem diversas tarefas, com os modelos inteligentes, eles desenvolverão a capacidade de determinar ações relevantes e autônomas. Ou seja, não somente executarão algumas atividades, como poderão raciocinar de fato sobre o que estão fazendo e serão capazes de gerar insights para melhorar os processos.
E isso significa que a união entre RPA e inteligência artificial implica menos participação dos seres humanos na automação. Os robôs aprendem acerca da própria atuação para evoluir, têm uma visão mais ampla dos processos, agregando informações de fontes diferentes, e ainda se comunicam com os humanos através de relatórios e gráficos que contribuem com o conhecimento dos gestores.
Por exemplo, em vez de um RPA simples para se comunicar no setor de atendimento ao cliente, um RPA inteligente seria capaz de melhorar e analisar em tempo real a satisfação do usuário enquanto conversa, com análise de sentimentos, e alterar o tom para agradá-lo.
Quais as vantagens dessa união?
Melhoria dos processos
Com mais conhecimento e um fluxo melhor organizado de informações, os processos, no geral, serão beneficiados. Sistemas de RPA inteligentes são altamente precisos e como contarão com a capacidade de aprendizado, eles se tornarão ainda mais especialistas no que fazem.
Com a eliminação de erros comuns, que desencadeiam outros maiores, e padronização das funções, as atividades resultarão em alto retorno e no aumento da produtividade.
Maior suporte para tomada de decisão
A tomada de decisão será amparada em boas informações, advindas de diversas fontes, já que a capacidade de integração é maior. Com isso, as ações definidas serão mais seguras e precisas e implicarão em resultados concretos. Em outras palavras: cada investimento feito terá um bom retorno em lucro.
Agilidade nas rotinas diárias
Tempo deixará de ser uma questão problemática quando você unir essas tecnologias. Os robôs conseguem eliminar gargalos de produção, pois analisam dados sobre o próprio serviço e agilizam as atividades diárias, entregando mais aos clientes em um período menor. Ademais, é possível evitar problemas antes mesmo de acontecerem com análises preditivas e prevenir indisponibilidade de sistemas que atrapalham a rotina.
Anterior à contratação desses serviços, é preciso que o gestor faça um exame profundo do que deve ser automatizado e invista no treinamento das tecnologias para que eles executem as funções dos humanos. Então, você pode tentar aprofundar a capacidade das máquinas com funções de inteligência artificial para alcançar as diferentes vantagens supracitadas.
A união entre essas tecnologias resulta em redução de custos e mais inteligência nas atividades diárias da empresa. Isso tudo ajuda a criar vantagem competitiva e a melhorar a qualidade dos seus produtos/serviços para seus clientes.
Se quiser saber mais sobre inteligência artificial e RPA, bem como entender suas principais diferenças e particularidades, confira também este artigo.