Navegue por categorias

Gestão de Riscos: quais são os principais e como gerenciá-los?

Compartilhe este post

Por mais qualificado e capacitado que um gestor seja, é comum a ocorrência de prejuízos que fogem de seu controle. Por isso, visando minimizar os efeitos desse tipo de problema, é necessário fazer uma gestão de riscos eficiente.

Além de promover mais segurança para a tomada de decisão, reduzir perdas financeiras futuras e identificar vulnerabilidades, esse gerenciamento é estratégico e um diferencial competitivo no mercado.

Quer saber melhor quais são os riscos aos quais as empresas estão expostas e como fazer uma gestão eficiente? Confira os tópicos que listamos abaixo agora mesmo!

Quais principais riscos enfrentados pelas empresas?

Os riscos encarados pelos empreendimento são inúmeros, variando principalmente de acordo com a relação do seu setor de atuação.

Perigos financeiros e regulatórios

Os riscos financeiros são aqueles que englobam fluxo de caixa, taxas de juros e câmbios, conformidades fiscal, contábil e tributária, entre outros. Já as ameaças regulatórias são as relacionadas aos aspectos regulamentares, como trabalhistas, licenças ou permissões, de operação, participação em licitações, normatização específica do setor etc.

Riscos cibernéticos

Esses são as ameaças a respeito da segurança de dados. Atualmente, tudo de mais valioso para uma empresa está na internet, sejam informações sobre ela, conteúdos em relação a produtos e serviços ou, até mesmo, detalhes acerca dos colaboradores. A informação tem valor inestimável e precisa ser protegida da inclusão de vírus, de ataques que levem à falha do sistema ou mesmo de vazamentos.

Ameaças ao patrimônio

São comuns a empresas de qualquer porte. Assim, prejuízos provocados por roubos, furtos, atos de vandalismo, catástrofes, incêndios etc podem colocar a saúde financeira do empreendimento em cheque.

Responsabilidades civis

Atingem principalmente empresas que prestam serviços para terceiros, atuam em dependências de clientes, utilizam maquinários terceirizados e afins.

Como efetuar a gestão de riscos?

Para gerir riscos de maneira eficiente, é necessário fazer uma análise aprofundada e identificar as vulnerabilidades. Em seguida, avaliar qualitativa e quantitativamente os perigos e colocá-los em uma escala de prioridade após constatar impactos e consequências. Em seguida, buscar soluções para cada um deles, conforme nível de urgência, e concretizar o monitoramento constante.

Soluções mais comuns

Apesar de os riscos serem diferentes, as resoluções são comuns. Entre as mais estratégicas estão o investimento em tecnologia, a automatização de processos e a contratação de seguros. Com relação às ameaças ao patrimônio e responsabilidades civis, contar com um seguro que promova ampla cobertura é uma tranquilidade e a melhor maneira de minimizar impactos.

Já acerca dos riscos financeiros, regulatórios e cibernéticos, é importante investir em tecnologia e automatizar os processos. Dessa forma, você garante mais segurança aos dados, aos ataques com vírus e às quedas de sistema, além de diminuir a ocorrência de erros humanos e otimizar atividadesque costumam gerar danos ao fluxo de caixa, problemas operacionais, tributários, fiscais etc.

Fazer uma gestão de riscos eficiente nada mais é do que prever impactos, antecipar uma demanda e garantir uma solução em qualquer situação de vulnerabilidade. Investindo em tecnologia, automatizando processos, contratando um seguro e ainda contando com um gestor qualificado ou mesmo uma consultoria especializada, sua empresa tem tudo para operar com tranquilidade.

Ficou com alguma dúvida ou quer dividir conosco a forma com que você lida com a gestão de riscos na sua empresa? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!

Artigos relacionados