A gestão de processos está diretamente ligada ao desempenho de uma empresa. Isso porque pecar no gerenciamento da companhia implica queda na produtividade, aumento dos custos, piora na qualidade do trabalho desenvolvido e outros resultados que afetam negativamente o negócio.
Diante dessa realidade, a robotização de processos vem ganhando cada vez mais adeptos. É comprovado que os robôs erram menos do que os humanos. Por isso, podem substituir tarefas de rotina com eficiência e qualidade, já que os procedimentos automatizados são definidos de antemão.
Além disso, permitem cortes nos custos e aumento da receita, uma vez que otimizam as etapas produtivas da companhia. Quer entender melhor como isso acontece e como os robôs contribuem para a otimização dos processos e podem agregar muito valor ao trabalho desenvolvido em uma organização? Confira a seguir!
Diminuem o retrabalho
A gestão de processos é muito mais eficiente com a robotização, já que esses sistemas são capazes de desempenhar tarefas rotineiras, antes feitas exclusivamente por pessoas, com mais qualidade. Na prática, isso significa menos retrabalho, que, além de economizar tempo, permite cortes nos custos.
É comum que pessoas que desempenham tarefas repetitivas acabem fazendo-as sem a devida atenção em algum momento, o que leva a erros. Além disso, muitas vezes, funcionários podem deixar problemas pessoais interferirem na qualidade do trabalho, principalmente em se tratando de tarefas realizadas de forma recorrente e que não auxiliem na motivação.
Como os robôs desempenham tarefas para as quais são programados previamente, cometem menos erros do que os humanos. E mais: não há a interferência de possíveis ruídos, como cansaço, desvio de atenção, doenças, atrasos, faltas e outros fatores que podem atingir funcionários de carne e osso.
Enquanto isso, o capital humano da empresa pode ser treinado e direcionado para tarefas estratégicas, que realmente não podem ser robotizadas.
Padronizam processos
Outra vantagem da robotização é a padronização dos processos. Esse benefício está diretamente ligado à redução dos erros, pois, quando as tarefas não estão padronizadas, há mais chances de erros humanos por desatenção, cansaço, falta de compromisso e outros.
Ao mapear os processos e robotizá-los, por outro lado, o gestor garante a padronização e evita erros desnecessários. Afinal, os robôs não são afetados pelos possíveis problemas que podem fazer que os funcionários não correspondam às expectativas.
Garantem mais eficiência e corte nos custos
Com a robotização dos processos, além da padronização e da redução do retrabalho, o resultado obtido é mais eficiente. Isso porque o sistema automatizado permite a geração de relatórios completos rapidamente: e, no mundo dos negócios, agilidade e informação precisa são fundamentais para as tomadas de decisão.
O melhor é que relatórios são elaborados sem erros e fornecem análises prévias de grandes volumes de informação. Assim, são capazes de fornecer insights importantes para serem considerados nas estratégias da organização. Em resumo, apostar na robotização é uma maneira inteligente de acertar na gestão de processos.
Ficou com alguma dúvida sobre a robotização de processos ou quer compartilhar alguma informação sobre o tema conosco? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!
[rock-convert-pdf id=”4861″]