Navegue por categorias

Entenda qual o impacto da robotização nos diferentes mercados

Compartilhe este post

Com o crescimento da tecnologia, as empresas que desejam otimizar os processos têm observado o quanto o impacto da robotização pode ajudar a indústria. Apesar de o tema incentivar opiniões divergentes, sabe-se o quanto as mudanças são inevitáveis.

Afinal, mesmo com a preocupação dos trabalhadores, as empresas têm visto a tecnologia como tendência para os próximos anos. Neste post, mostramos que a mudança pode não só melhorar o rendimento das empresas, como também beneficiar os funcionários. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe o texto a seguir!

Qual será o impacto da robotização nas próximas gerações da indústria?

Quando falamos em robotização, é natural que as pessoas se preocupem com seu impacto no trabalho. Apesar de a mudança parecer ameaçadora, a tendência pode criar oportunidades de emprego.

E é inevitável que ela ocorra. A inteligência artificial (IA), por exemplo, tem sido bem-vista pelas empresas que desejam reduzir o tempo de produção. Assim, seja na área automobilística ou até mesmo na advocacia, as exigências do mercado mostram o quanto as empresas devem automatizar seus processos, principalmente em atividades repetitivas.

Qual a tendência da robotização nos próximos anos?

Para se manter relevante em seu setor, as companhias procuram diferentes formas de melhorar seu nível de produção. A robotização é o meio mais procurado nos últimos anos.

De acordo com uma pesquisa da Federação Internacional de Robótica (IRF), a previsão é de que o número de robôs industriais chegue a 1,7 milhão em todo o mundo até 2020. A mesma organização aponta a Coréia como líder no setor: o país ultrapassa a marca de 631 unidades robóticas para cada 10 mil funcionários em média.

Fora das indústrias, a robotização também tem mostrado resultados. Uma reportagem da Bloomberg mostrou que um software pode revisar, em segundos, documentos que necessitariam de 360 mil horas de um advogado para serem analisados.

Como o investimento melhora a produtividade na indústria?

Para reduzir custos operacionais, as empresas veem a robotização como forma de aumentar a produtividade da indústria. Apesar do investimento alto, a utilização das máquinas permite não só a produção em maior escala em atividades repetitivas, mas a redução de retrabalhos na fabricação de peças defeituosas.

A diferença ocorre principalmente pela limitação humana nas tarefas. Além da ausência de desgaste físico, as máquinas têm a capacidade de reproduzir o mesmo serviço ininterruptamente durante horas.

O emprego está ameaçado?

Muitas profissões deixarão de existir nos próximos anos. O acontecimento é consequência das mudanças nas indústrias, que procuram automatizar seus processos. Apesar da mudança drástica, é natural que outras oportunidades de emprego apareçam de acordo com as novas necessidades.

Mesmo em países que são referência em automação, como Japão, Alemanha, Cingapura e Coreia, por exemplo, o nível de desemprego é baixo. Isso porque, quando se utiliza uma nova infraestrutura, em vez de dispensar os colaboradores que ocupavam os cargos manuais, é possível alocá-los em outras atividades.

Mesmo que o impacto da robotização surpreenda, além de ser inevitável, a tecnologia pode sim trazer benefícios, tanto para empresários, que têm os custos operacionais reduzidos, quanto para colaboradores, que podem ocupar funções mais estratégicas na companhia.

E você, está preparado para a mudança? Aproveite, então, para padronizar os processos na sua organização.

Artigos relacionados