A automação de processos traz inúmeros benefícios a empresas de diversos segmentos, que vão desde otimização do tempo a redução de erros. Nesse cenário, a robotização na advocacia acarreta, além dos fatores já citados e comuns a outros tipos de negócios, a redução de custos, a diminuição do retrabalho, o aumento da produtividade e muito mais.
A competitividade no setor advocatício é muito grande e, diante disso, sai na frente o escritório que tem uma gestão eficiente. E parte das estratégias para, de fato, atingir um nível de gerenciamento de primeira, passa pelo uso da tecnologia e todas as suas possibilidades.
Quer entender melhor como a robotização na advocacia vem crescendo e quais são as tendências para o futuro? Então, confira os tópicos listados abaixo agora mesmo!
Inteligência artificial
Uma das atividades mais otimizadas com o uso da robotização na advocacia é a pesquisa de jurisprudência e fundamentos doutrinários. Necessária para embasar as defesas dos clientes, essa atribuição pode ser desempenhada de maneira mais ágil e eficaz em razão do uso da inteligência artificial.
A adoção de softwares personalizados e suficientemente inteligentes e autônomos, com capacidade para realizarem esse tipo de pesquisa, é uma tendência cada vez mais forte nos escritórios de advogados.
Na verdade, esse é um enorme diferencial competitivo, pois reduz custos e permite que o capital humano do escritório se concentre no desenvolvimento de estratégias de atuação e tomada de decisão a partir de toda a fundamentação teórica oferecida por meio da inteligência artificial. Na prática, os dados necessários chegam às mãos dos decisores em menor tempo, acelerando o processo.
Nos Estados Unidos, a International Business Machines (IBM), uma empresa voltada para a área da informática, lançou o Ross, robô capaz de responder questões jurídicas. Ele executa atividades advocatícias, entende e responde questões legais e ainda conta com um banco de dados próprios criado a partir do armazenamento de mais de 200 milhões de páginas de conteúdos jurídicos!
Chatbots de advogados
Os chatbots são recursos comuns a diferentes tipos de empresas. Consistem em robôs que conversam com clientes e potenciais clientes pela internet, quando acessados. São capazes de entender e responder questionamentos, oferecer informações e muito mais.
Um adolescente britânico criou o DoNotPay, um chatbot específico para substituir o advogado e prestar assistência jurídica a cidadãos que precisam recorrer de multas de trânsito. A atuação do “advogado do futuro” tem dado tão certo que o robô está começando também a prestar auxílio em outras áreas.
Contratos inteligentes
Outra possibilidade da robotização na advocacia é com relação aos contratos inteligentes. Para facilitar o andamento de questões jurídicas, a tecnologia robótica já é capaz de detectar automaticamente cláusulas contratuais que precisem ser alteradas.
Esse é o caso de cobrança de multas, por exemplo. Em situação de inadimplência, o robô pode ser programado para calcular os valores que deverão ser pagos caso haja atraso na quitação de prestações previstas em contrato, agilizando todo o processo.
Decisões judiciais
Além de a robotização na advocacia substituir, em muitos casos, o papel do advogado, outra tendência é a substituição dos juízes. A ideia parece audaciosa, e é mesmo, mas promete dar o que falar. Ronald Collins, professor da Escola de Direito da Universidade de Washington, desenvolveu um sistema que emite decisões judiciais padrão.
Basta que as partes envolvidas em um processo preencham formulários com questões acerca do processo que o robô emite um parecer. Demandas usuais como cobranças em situações de inadimplência, por exemplo, poderiam ser solucionadas mais rapidamente, com o auxílio dessa tecnologia.
Conforme mostramos acima, a robotização e a inteligência artificial na advocacia já são realidade, mas o céu é o limite. Cada vez mais, a inovação se faz presente e as funções, antes desempenhadas exclusivamente por humanos, podem ser substituídas por robôs inteligentes. Todo o processo jurídico ganha com a otimização do tempo e qualidade do serviço prestado.
Agora que você já sabe como a robotização na advocacia vem crescendo, que tal conferir quais são os benefícios da otimização do tempo nas empresas? Essa é uma das principais vantagens que a adoção de robôs nos processos corporativos traz para todos os tipos de negócio!