Navegue por categorias

Entenda como os robôs auxiliam seres humanos, sem os substituírem por completo

Compartilhe este post

como os robôs auxiliam seres humanos

Já faz várias décadas que as máquinas se tornaram parte do trabalho em diferentes setores. Desde a revolução industrial até a era digital, robôs auxiliam seres humanos na execução de diversas tarefas. Porém, há muitos conflitos em relação ao tipo de ajuda, como se essas ferramentas fossem remover a presença das pessoas — o que está bem longe da verdade.

De fato, desde suas primeiras versões, as máquinas realizam o mesmo trabalho de diversos profissionais com mais rapidez e agilidade. Mas há um limite bem claro para o que elas podem fazer, especialmente em relação à criatividade e tomada de decisões.

Quer entender melhor como os robôs não substituem, mas incrementam, o trabalho dos seres humanos? Então, acompanhe este post!

Como os robôs auxiliam os seres humanos em suas tarefas?

A robótica está presente em diversos setores, desde as linhas de montagem até as salas de cirurgia. Veja, a seguir, algumas das vantagens que ela traz para quem a utiliza.

conversa com especialista

Delegar tarefas repetitivas e burocráticas

A repetição de movimentos, algo comum na maioria das linhas de montagem, é um trabalho pouco saudável e que não tira proveito do potencial de um colaborador. Uma máquina pode realizar esse tipo de tarefa de maneira muito mais eficiente, sem ocasionar nenhum problema de saúde ou algo do tipo.

O exemplo mais comum são as fábricas, mas você também vai encontrar algo parecido em escritórios, especialmente no preenchimento de documentos e relatórios. É melhor deixar um robô fazer isso com mais qualidade e em menos tempo.

Obter precisão além dos limites de qualquer ser humano

Além da repetição, robôs auxiliam seres humanos com sua precisão, que é muito superior em todos os quesitos. Se for construído corretamente, ele pode realizar movimentos milimétricos sem nenhum desvio, algo além da capacidade da maioria das pessoas.

Uma das aplicações dessa habilidade é em hospitais, na execução de cirurgias minimamente invasivas ou prolongadas. Afinal, mesmo os melhores cirurgiões ficam exaustos ou perdem a sua precisão de movimentos durante a velhice.

Poupar tempo e energia para trabalhos mais relevantes

Por fim, ao transferir essas responsabilidades para as máquinas, os seres humanos ficam livres para focar em outras partes do trabalho em que são mais produtivos. Mesmo com toda a sua informação, um robô ainda pode ter dificuldades para tomar decisões que fujam de um padrão estabelecido.

Criatividade e flexibilidade são qualidades essencialmente humanas, enquanto a precisão e diligência são mais fáceis de encontrar em máquinas. A presença dos robôs apenas ajuda a valorizar ainda mais os profissionais especializados.

O que esperar da chegada dos robôs digitais?

Um dos últimos avanços na robotização das empresas é a criação de ferramentas digitalizadas. Os processos mais burocráticos, como registro de informações, digitalização de dados e captura de arquivos, entre outras, exigem cada vez mais eficiência. Investir em robôs digitais para automatizar tais tarefas é fundamental para um negócio se manter competitivo.

Agora, você já sabe como os robôs auxiliam os seres humanos em suas tarefas, mas não os substituem por completo. Com um pouco de planejamento, essas ferramentas podem ser de grande ajuda.

Quer continuar aprendendo sobre robôs digitais e seu papel nas empresas? Então siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar sempre por dentro de nossas novidades.

Artigos relacionados