A robotização é uma realidade que vem mudando a forma como as empresas se organizam e realizam suas atividades. No mercado de seguros, a situação não é diferente. O processo de robotizar ações passíveis de serem automatizadas pode ser adotado por negócios de diferentes segmentos, trazendo inúmeros benefícios.
Quer entender melhor sobre esse assunto? Confira os tópicos que listamos abaixo e descubra como a robotização vem revolucionando o mercado!
Mas afinal, o que é a robotização de processos?
A robotização de processos nada mais é do que a automatização de atividades empresariais. Na prática, consiste na adoção de robôs para desempenharem funções repetitivas e rotineiras, que podem ser cumpridas de maneira automática, sem que haja a necessidade real de que sejam feitas por humanos.
Quais processos podem ser robotizados?
Para robotizar os processos, é necessário, primeiramente, fazer um mapeamento para identificar quais, de fato, podem ser automatizados. É possível, por exemplo, robotizar processos de digitação de informações, preenchimento de formulários, atendimento ao cliente por meio de chatbots (robôs disponibilizados em canais de relacionamento com clientes voltados para a solução de dúvidas frequentes), etc.
Entre as principais vantagens da robotização estão a otimização do tempo, melhor padronização dos processos, redução de erros e prejuízos causados por essas falhas, melhor aproveitamento do capital humano da empresa em funções estratégicas, entre outras.
Como a robotização pode ser empregada no mercado de seguros?
As possibilidades são infinitas quando o assunto é robotização de processos corporativos. Entretanto, entender, de fato, como a tecnologia pode otimizar o dia a dia da corretora pode causar dúvidas. Por isso, vamos explicar, com dois exemplos reais, de que forma a automatização traz benefícios para empresas do mercado de seguros.
Chatbots
Um exemplo prático é com relação aos chatbots. Como apontamos acima, esses robôs atuam em canais de relacionamento com o cliente, oferecendo informações úteis e solucionando dúvidas frequentes por meio de uma conversa direta com a clientela. É possível programar as melhores respostas para que os robôs consigam solucionar as perguntas dos clientes de maneira ágil e útil, deixando-os totalmente satisfeitos.
Prestação de serviços administrativos
Outra aplicação prática é com base na prestação de serviços. Em corretoras, é comum a necessidade de reenvio de contratos, dados de apólices, segunda via de boletos ou carnês, extratos, informes de rendimentos etc. Esse tipo de serviço pode, perfeitamente, ser realizado por robôs.
Conforme mostramos acima, a robotização é uma tendência não apenas no mercado de seguros, mas em diversas frentes comerciais. Empresas que embarcam nessa nova tecnologia saem na frente, já que os benefícios da automatização são reais e visíveis, principalmente com relação à satisfação dos clientes, corte nos custos e aumento da receita. Deixar de acompanhar essa tendência é um erro que pode, e deve, ser evitado quando o objetivo é garantir a melhor experiência possível para os clientes da corretora.
E você, já pensou em robotizar processos na sua empresa? Tem dúvidas sobre o procedimento e a aplicabilidade dentro da sua realidade de negócios? Deixe um comentário no post, compartilhe suas impressões e entre em contato conosco!