Com a população cada vez mais conectada, seja por meio de dispositivos fixos ou móveis, todos os setores da sociedade vem se reinventando. No setor bancário, a situação não é diferente. Pagar contas pela internet, consultar saldo e extrato pelo celular, fazer transferências enquanto espera o ônibus ou toma um café são situações cotidianas na vida dos brasileiros.
A automação bancária é uma realidade, e veio para ficar. Leia mais sobre o assunto neste conteúdo.
Afinal, o que é automação bancária?
Automação bancária nada mais é do que a automatização de processos manuais por meio de ferramentas e métodos inteligentes. Iniciada por volta da década de 1970, vem evoluindo lado a lado com a tecnologia, tornando as operações das instituições bancárias cada vez mais eficientes.
Quais são seus objetivos funcionais?
Os objetivos funcionais da automação bancária são, justamente, otimizar não apenas o tempo dos clientes das instituições, como também o dos funcionários, aprimorando a qualidade dos serviços executados.
Quais são as principais operações da automação bancária?
Agilidade e aumento da produtividade
Um sistema bancário automatizado acarreta em, maior agilidade e produtividade. As transações, o acesso aos dados e o compartilhamento de informações são feitos mais rapidamente, e com menor ocorrência de erros. Nesse cenário, além do aumento da agilidade e da produtividade, é possível perceber ainda a diminuição de erros e de retrabalho, o que é extremamente positivo e necessário para a fluidez das operações.
Melhoria na comunicação com clientes
Outro ponto determinante da automação bancária e a melhoria na comunicação com os clientes. Solicitar um empréstimo, transação anteriormente demorada e burocrática, acontece de maneira ágil e segura por meio do celular. O dinheiro cai na conta de imediato, resolvendo um problema do cliente em cerca de minutos.
Outros serviços, como liberação de informes de rendimento, comprovantes de pagamento de contas ou transferências também são acessados de imediato. Tudo isso melhora a comunicação do banco com os clientes e oferece a eles uma experiência agradável, estabelecendo uma relação de confiança.
Redução de custos operacionais
Apesar de a automação bancária presumir o aumento dos custos em razão da adoção de um sistema inteligente, é possível garantir que mesmo a curto prazo esse investimento se paga. E o que acontece daí em diante é a redução nos custos. Isso porque com o aumento da produtividade, maior agilidade nos serviços e mais satisfação dos clientes, os gastos operacionais são reduzidos.
Conforme mostramos no texto, a automação bancária veio para ficar e tende a evoluir cada vez mais, constantemente. O processo é importante pois otimiza o fluxo de trabalho, aumenta a produtividade, reduz os custos e, principalmente, oferece uma experiência melhor para os clientes das instituições.
E foi-se o tempo em que os clientes eram reféns dos bancos. Diante do surgimento de Fintechs cada vez mais inovadoras e focadas nos usuários, que buscam oferecer experiências mais personalizadas e agradáveis a eles, é mais difícil para os bancos tradicionais promoverem a fidelização.
Os consumidores buscam as instituições que os entendam e os valorizem. A automação bancária está diretamente ligada à oferta da melhor solução para os problemas, dificuldades e necessidades dos clientes.
E então, ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência com relação à automação bancária? Deixe um comentário no post e entre para a conversa conosco!