Atendimento ao cliente, seja no nível B2B, B2C ou até mesmo D2C é sempre um desafio. Empresas que não se preocupam em personalizar atendimento estão ficando para trás. Afinal, esse é um dos indicativos mais importantes levados em consideração na hora de medir a satisfação e fidelização de clientes.
Vale destacar ainda, que essa é uma questão para todo e qualquer tipo de negócio. Além disso, organizações de todos os tamanhos e estruturas precisam se atentar a isso. Se há um público para vender, é imprescindível que sua empresa saiba se comunicar com ele da melhor forma.
Lidar diretamente com o consumidor é uma grande vantagem, mas também se apresenta como um desafio. Por isso é importante personalizar atendimento aos seus clientes.
Afinal de contas, a cada dia que se passa, as pessoas estão sendo mais e mais bombardeadas com ofertas e abordagens para que se fidelizem a uma marca, uma loja, um produto, um serviço.
Dessa forma, além de vender mais, a empresa tem a chance de fidelizar seus clientes. E nisso, personalizar atendimento com tecnologia adequada pode fazer toda a diferença.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das atualizações do mercado que podem ajudar o seu negócio a fazer mais em menos tempo.
Personalizar atendimento é tão importante assim para a visibilidade de um negócio?
Claro que sim!
Quando falamos em atendimento ao cliente, devemos lembrar que isso está diretamente ligada a experiência do cliente, algo que todas as empresas buscam melhorar todos os dias.
Personalizar atendimento, fidelização do consumidor, experiência do cliente, tudo isso deve ser trabalhado em prol da fidelização e da criação de um relacionamento duradouro com o cliente em potencial.
Esse tópico foi reforçado no Fórum E-commerce Brasil 2022. Segundo Rafael Bonjorno, Head Of Consumer Care & Services Latam na Electrolux, “É importante criar conteúdo para que o cliente veja a relevância daquele bem na vida dele. Somente assim é possível criar um relacionamento de longo prazo e ter aquele cliente para a vida toda”.
Vale destacar que essa estratégia não é a curto prazo. Melhorar e personalizar atendimento ao cliente é algo que leva tempo, mas que traz frutos duradouros. É preciso um trabalho estruturado, de seriedade e que sempre será atualizado.
Além disso, para melhorar a experiência do cliente através do atendimento é preciso também se atentar para questões como:
- Ter diversos canais de atendimento;
- Usar uma linguagem acessível ao consumidor;
- Procurar sempre se antecipar aos problemas que ele possa ter;
- Incomodá-lo o menos possível, não ficar bombardeando com informações que não os interessa;
- Ter um tom cada vez mais personalizado para cada tipo de persona, para que o consumidor se sinta exclusivo.
Como a tecnologia pode ajudar em tudo isso?
Tecnologias que oferecemos aqui na Yank! Solutions, como o RPA por exemplo, podem ajudar sua empresa a personalizar atendimento, otimizar processos e reduzir custos. Veja como.
Automação com RPA
O RPA pode ajudar muito na melhoria da performance do contact center. Essa solução pode humanizar e otimizar o atendimento. É possível utilizar, por exemplo, chatbot em:
- Sites;
- Redes sociais;
- Aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.
Com o auxílio dessa tecnologia, o cliente tem seu tempo otimizado para resolver problemas de baixa complexidade e não irá precisar ocupar um colaborador que poderia resolver problemas maiores. Ou seja, melhora a experiência e ajuda a personalizar atendimento ao cliente.
Além disso, juntamente com softwares como a URA (Unidade de Resposta Audível), por exemplo, a inteligência pode guiar o cliente para que o mesmo consiga resolver facilmente diversos problemas pouco complicados.
Intelligent Chat
O Intelligent Chat da Yank foi construído com componentes de Machine Learning para Processamento de Linguagem Natural. Dessa forma, a implantação do Chatbot se torna muito mais ágil, pois une componentes de Inteligência Artificial com cubos de RPA.
é importante se atentar aos benefícios dessa tecnologia que ajuda a personalizar atendimento. Tais benefícios incluem:
- Flexibilidade e facilidade: funcionalidades que ficam disponíveis 24 horas por dia e até mesmo sete dias por semana. Além disso, o cliente pode ser atendido por diferentes canais;
- Relacionamento com o cliente: com um atendente virtual para cobrança é possível melhorar a experiência e satisfação do usuário, além claro de promover e ajudar a personalizar atendimento;
- Redução de gastos: soluções que envolvem automação, de modo geral, geram uma redução de custos para a empresa.
Esse chatbot, que pode ser também o atendente virtual para cobrança, possui atendimento 100% automatizado.
Comece a personalizar atendimento ao cliente com uma empresa especializada em tecnologia
No intuito de melhorar cada vez mais a experiência do cliente com a sua marca, é importante contar com parceiros sérios e comprometidos. Por isso, uma ótima opção somos nós da Yank! Solutions.
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