Devido ao avanço da doença por todo o mundo, fica o questionamento, como será o mundo pós-covid?
Desde o início de 2020, as preocupações com a Covid-19 têm causado impactos na vida social e econômica nacional e em âmbito mundial.
Com tudo isso, nossa vida vai mudar muito daqui para a frente e de forma rápida. O que levaria décadas para ser implementado precisou ser feito em questão de dias.
A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.
Quais serão as principais mudanças no mundo pós-Covid-19? Acompanhe o artigo abaixo e descubra.
10 tendências para o mundo pós-Covid
- Revisão de crenças e valores
- Menos é mais
- Reconfiguração dos espaços do comércio
- Novos modelos de negócios para restaurantes
- Experiências culturais imersivas
- Trabalho remoto
- Morar perto do trabalho
- Shopstreaming (uma versão Instagram do antigo ShopTime)
- Busca por novos conhecimentos
- Educação a distância
Empresas e gestores estarão mais abertos a robotização
No mundo todo, sempre se discutiu se os robôs iriam substituir os humanos em seus empregos. No entanto, nos últimos tempos a automatização vinha crescendo de forma lenta. Mas, com a chegada do coronavírus tudo isso mudou.
Ainda não existe uma vacina contra o coronavírus, portanto, a forma mais eficaz de combater a pandemia é o distanciamento social. Isso fez com que muitas empresas precisassem aderir ao home office e soluções de robotização. O objetivo não é mais cortar custos trabalhistas ou ganhar em eficiência. A causa urgente é a de minimizar ao máximo o contato entre humanos e evitar a disseminação rápida do coronavírus.
Isso porque, principalmente enquanto não houver uma vacina, mesmo após o fim das chamadas quarentenas, o distanciamento social deve continuar.
Setores mais beneficiados pela robotização no mundo pós-Covid
Os setores mais beneficiados pela robotização serão:
- Todos os setores de Central de Serviços Compartilhados;
- Áreas financeiras;
- Área fiscal;
- Atendimento ao cliente.
Isso porque a robotização proporciona ganhos em velocidade de execução das tarefas além de redução de custo e risco pela mitigação de erros.
Processo de implementação de robotização de processos
O primeiro passo é a identificação do processo e o mapeamento dele. Quando falamos em RPA estamos diretamente falando de processos.
A partir do processo identificado é preciso analisar custos, se é um processo moroso, com muitas etapas manuais ou sistêmicas e muitas regras. Geração de receita: segmentar quais processos geram maior receita é uma variável importante a ser levada em consideração. Muitas vezes, esse não é considerado, no entanto, ele é fundamental para melhorar a experiência do cliente.
O RPA já é mais que realidade nas empresas. Pesquisa do Gartner diz que 90% das médias e grandes empresas já utilizam RPA em seus processos de negócio. Além disso, estima-se que, em 2021, serão mais de 5 milhões de robôs em produção.
A pesquisa também aponta que o principal benefício para as empresas (22%) está relacionado ao aumento da produtividade de sua equipe. Produtividade esta que, de acordo com estudo da Mckinsey, pode ser otimizada uma vez que 30% das atividades realizadas hoje nas empresas podem ser automatizadas.
Dicas finais
Você sabia que a robotização pode ajudar em eventuais crises parecidas? Isso porque ela pode proporcionar uma transformação digital, proporcionando maior agilidade na execução das tarefas e melhorando a jornada do cliente.
Gostou dessa dica? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de tudo sobre robotização de processos.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como transformar a sua empresa digitalmente? Acesse um de nossos canais (Site ou Facebook) e fale conosco!