A inteligência artificial nos negócios não é mais uma novidade, passou do status de tendência e já é uma realidade cada vez mais comum nas empresas. Seu uso pode beneficiar uma organização de diversas formas. A sua empresa está investindo nisso?
De acordo com o estudo da IBM, 41% de empresas brasileiras estão usando inteligência artificial em suas operações comerciais. Enquanto isso, 34% das organizações relatam que ainda estão em fase de exploração do uso da tecnologia.
Por isso, de acordo com a mesma pesquisa, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras que estão explorando ou implementando inteligência artificial nos negócios aceleraram seus investimentos e implantação dessa tecnologia nos últimos 24 meses.
Além disso, 60% dos entrevistados indicam que sua empresa tem planos de investir na adoção da inteligência artificial por meio da sua incorporação em processos e aplicativos, como por exemplo a IA na automação. Ou seja, um crescimento considerável.
Quer saber mais sobre as formas de aproveitar a inteligência artificial nos negócios? Então siga conosco neste artigo. Além disso, veja como ela pode ser extremamente útil aliada a automação, como por exemplo o RPA.
Vamos entender um pouco melhor os diferentes tipos de inteligência artificial nos negócios
Atualmente, podemos definir a IA em três tipos diferentes: Limita, Geral e Superinteligência.
Inteligência Artificial Limita (ANI)
É o tipo de inteligência capaz de gravar e armazenar uma quantidade elevada de dados. Assim como executar tarefas mais complexas.
Alguns exemplos desse tipo de inteligência artificial nos negócios são: programas que transcrevem texto em áudio e assistentes virtuais como Siri e Alexa.
Inteligência artificial geral (AGI)
Essa tecnologia ainda não possui um exemplo concreto. Isso porque, esse tipo de IA é caracterizada pela sua alta capacidade de aprender e reagir a estímulos determinados. É como se espelhasse a capacidade lógica e intelectual do ser humano.
Superinteligência (ASI)
Essa é aquela IA mais futuristas, que podemos ver em filmes de ficção científica. Não é uma inteligência artificial nos negócios, pois ainda é baseada em suposições.
5 áreas para aplicar a inteligência artificial nos negócios
1 – Atendimento ao cliente
A tecnologia de IA pode ser útil aqui ao: fornecer respostas rápidas e precisas a perguntas comuns; fazer triagem e encaminhar chamadas para departamentos apropriados; fornecer sugestões de produtos; personalizar a experiência do usuário.
2 – Marketing e vendas
A inteligência artificial nos negócios pode ser uma ótima aliada do marketing da sua empresa, isso porque a IA pode fazer coisas como:
- Previsão do comportamento do consumidor;
- Personalização de campanhas;
- Análise de dados e identificação de leads qualificados;
- Otimização de preços;
- Ajuda no gerenciamento da cadeia de suprimentos.
3 – Operações
Como já citamos anteriormente, sistemas inteligentes podem ser úteis na otimização da cadeira de suprimentos. Tudo isso ao prever e prevenir falhas em equipamentos, melhorando a eficiência energética e reduzindo custos operacionais.
4 – Recursos humanos
A inteligência artificial nos negócios pode ser utilizada para realizar triagens de candidatos a emprego, identificação de talentos internos, gerenciamento de folha de pagamento. Além disso, pode fornecer treinamento personalizado.
5 – Pesquisa e desenvolvimento
Análise de dados é um dos recursos mais poderosos da IA. Ela pode ajudar seu negócio a identificar insights, acelerar o processo de desenvolvimento e simular cenários para testar ações futuras do seu negócio.
O que a automação tem a ver com inteligência artificial nos negócios?
As diferenças desses dois recursos são complementares. A função da automação, como o RPA, é tornar os processos de uma empresa mais efetivos através da otimização de tarefas repetitivas e manuais, antes realizada por humanos.
Já a inteligência artificial vai um pouco além. A inteligência artificial nos negócios é capaz de analisar todas as informações obtidas das tarefas executadas pelo RPA e a partir disso gerar diagnósticos e relatórios. Coisas que são extremamente importantes para qualquer organização corporativa.
Por isso, podemos afirmar que a inteligência artificial se caracteriza como a capacidade de tomada de decisão a partir de opções apresentadas por programas de computador.
Será que o Brasil está acompanhando essa tendência?
Recentemente, a TI Inside divulgou uma pesquisa realizada pela KPGM. Na qual aponta-se que a grande maioria dos brasileiros entrevistados (84%) afirmaram que a inteligência artificial nos negócios é confiável. Do outro lado, apenas 5% discordaram. Um número bem expressivo.
Mas de forma geral, em solo nacional e no âmbito global, muitos ainda se mostram preocupados com os riscos da tecnologia.
Alguns números desse estudo evidenciam que:
- Embora 77% já saibam sobre inteligência artificial nos negócios, o Brasil ocupa a 12ª posição no ranking global;
- 82% dos brasileiros se preocupam com os riscos do uso da tecnologia;
- 66% se preocupam com a segurança cibernética;
- 63% mostram preocupação com o uso prejudicial e de manipulação;
- 57% se preocupam com uma possível perda de emprego por conta da inteligência artificial no Brasil.
Muitas são as questões acerca do tema, mas a expectativa é sempre alta quanto às inovações desse recurso. É importante estar sempre atento e aberto para as novidades que a tecnologia tem para o ecossistema corporativo.
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