Navegue por categorias

Hospitais inteligentes: fique por dentro das atualizações desse setor

Compartilhe este post

Hospitais inteligentes

Em um mudo cada vez mais digitalizado e que tem a tecnologia como guia, é comum que as coisas evoluam nesse sentido em diversos setores. Com a saúde não seria diferente. Por isso, é muito comum, entre outras coisas, que a gente escute falar cada vez mais sobre hospitais inteligentes.

Hospitais inteligentes? Vamos por partes.

O conceito segue mais ou menos a mesma linha de, por exemplo, casas inteligentes. Residências que possuem sensores e eletrônicos que são conectados por um único dispositivo. Algo que já é realidade em muitos lares.

Além disso, para ajudar a entender hospitais inteligentes, podemos pegar também o exemplo de cidades inteligentes. Elas podem ser definidas como regiões que fazem a integração de planejamento e inovação. Além, claro, da coleta de dados com intuito de melhorar serviços e a infraestrutura de uma cidade.

Pegando esses conceitos, vamos conseguir entender um pouco mais sobre hospitais inteligentes e serviços hospitalares inteligentes.

Quer saber mais sobre o assunto e também sobre a notícia de que hospitais inteligentes vão implementar 7 milhões de dispositivos conectados até 2026? Então siga conosco neste artigo.

Entenda mais sobre hospitais inteligentes

Através da tecnologia, os hospitais inteligentes garantem conforto e agilidade para o paciente nos campos de atendimento, acompanhamento e até mesmo comunicação. Para tudo isso acontecer é preciso contar com inovações tecnológicas como:

  • Telemedicina para atendimento remoto;
  • Robôs no auxílio para realizações de cirurgias;
  • Uso da inteligência artificial para análise de exames;
  • Atendimento informatizado;
  • Interpretação de dados em larga escala (com ajuda da IA também).

Ao utilizar cada vez mais a tecnologia na construção do conceito de hospitais inteligentes, todos têm a ganhar. Com um sistema mais amarrado, eficiente e que faça sentido para as áreas de atuação otimiza o atendimento, eleva o nível de satisfação de colaboradores e pacientes, e o melhor, ajudam na manutenção da saúde e, claro, vida das pessoas.

Vantagens de serviços hospitalares inteligentes

Já de um primeiro momento, é possível enxergar diversos benefícios de hospitais inteligentes. Como por exemplo as filas de atendimento, que vão ficar cada vez menores até, em um futuro não tão distante, não existirem mais.

Além disso, a medicina diagnóstica será enormemente beneficiada com equipamentos guiados pela inteligência artificial na análise de exames, por exemplo. Além disso, por conta do uso de mais tecnologia e menos papel, os hospitais inteligentes serão cada vez mais exemplo de sustentabilidade e administração.

Somado a tudo isso, outras vantagens de serviços hospitalares inteligentes incluem:

  • Maior eficiência;
  • Aumento da produtividade;
  • Grande redução de custos;
  • Aumento significativo na qualidade de atendimento ao paciente
  • Melhora nos fluxos de trabalho do hospital.

Hospitais inteligentes vão implementar 7 milhões de dispositivos conectados até 2026

A previsão é a de que hospitais inteligentes devem acelerar a implementação de dispositivos médicos conectados até o final do ano de 2026. Com esse número, vão chegar à adoção de 7,4 milhões de novos dispositivos IoMT (Internet das Coisas Médicas), ao redor do mundo.

Esse número equivale a mais de 3.850 dispositivos por hospitais inteligentes. Vale destacar que o conceito de Internet das Coisas Médicas envolve provedores de saúde que fazem o uso de dispositivos conectados, como por exemplo, robótica cirúrgica e sensores de monitoramento remoto, com o intuito de:

  • Melhorar o atendimento ao paciente;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Elevar a eficiência operacional.

Importante ainda ressaltar que o relatório “Hospitais inteligentes: tecnologias, adoção global e previsões de mercado para 2021-2026” classificou, como chave para a entrega de serviços hospitalares inteligentes, o monitoramento remoto.

No entanto, para que isso funcione e seja verdadeiramente produtivo para todos, a pesquisa incentiva os fornecedores de hospitais inteligente a desenvolver parcerias com operadoras de rede.

Tudo isso com o intuito de alavancar a computação de ponta e profissional com múltiplos acessos para que, com isso, haja a possibilidade de gerar grandes reduções no atraso e na latência.

Se atualize com quem entende do mercado tecnológico e domina o assunto

Viu só como a saúde pode aproveitar as tecnologias cada vez mais e melhorar ainda mais os hospitais inteligentes? Fique por dentro dessas atualizações de tecnologia na área da saúde com nós da Yank! Solutions.

Confira abaixo esse artigo sobre a transformação digital na área da saúde:

Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.

Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.

Entre em contato.

Artigos relacionados