Melhorias no processo, aumento de produtividade e lucro, redução de falhas, é tudo o que gestores mais sonham e almejam para o futuro das empresas na tecnologia. No entanto, quando falamos em transformação de processos, muitas organizações se mostram resistentes.
Isso porque mudança é a palavra que rege uma transformação. E mudança é algo que muitas empresas não se sentem preparadas e nem à vontade para realizar. Porém, as organizações precisam começar a olhar melhor para a automação, por exemplo, com RPA.
Robotic Process Automation (RPA) veio para automatizar tarefas e processos e melhorar o ambiente de trabalho dos funcionários. Ou seja, é uma forma de ganhar agilidade com a organização de processos no futuro das empresas.
Em grandes organizações, empresas privadas e até mesmo em serviços públicos, os colaboradores passam muito tempo interagindo com os vários aplicativos do sistema de informação. Para fazer isso, eles copiam e colam muitos dados ou comparam e verificam as informações de dois ou mais aplicativos diferentes.
Por meio do RPA a transformação de processos consiste na implementação de robôs virtuais para automatizar essas tarefas tediosas sem nenhum valor agregado. Além disso, com o RPA o tempo do usuário é economizado cerca de 30%, no mínimo.
Quer saber mais sobre passos para a transformação de processos em tempos de agilidade e como ingressar no futuro das empresas com automação e inteligência artificial? Então siga conosco neste artigo.
Entenda mais sobre IA e RPA. Por que são promissoras para o futuro das empresas?
Quando falamos de inteligência artificial, logo vem à mente do público filmes futurísticos, ficção científica e tudo que o universo cinematográfico de antigamente apresentou como representação de futuro.
No entanto, não é exatamente assim que as coisas acontecem, principalmente se formos pensar no futuro das empresas.
Podemos definir a inteligência artificial como a capacidade de um robô (ou sistema) de fato pensar, aprender e agir como um ser humano pensante. Ou seja, a AI não se limita ao termo robotização, ela vai além.
Por isso, podemos afirmar que a inteligência artificial e RPA se caracteriza como a capacidade de tomada de decisão a partir de opções apresentadas por programas de computador. A AI pode:
- Refletir;
- Adquirir conhecimento;
- Executar ações com base nas experiências que ela já teve.
Bem diferente de carros voadores e cidades futurísticas, não é mesmo?
Inteligência artificial e RPA cada dia mais inseridos no futuro das empresas
Já o RPA é algo mais simples do que a IA, mas não menos importante. Principalmente para o funcionamento de empresas que abraçam e integram o RPA na rotina da sua organização.
De forma prática, essa robotização de processos proporcionada pelo RPA no futuro das empresas, consiste na adoção de robôs de software. Esses robôs realizam algumas tarefas, antes feitas por humanos, e as padronizam. São atividades como:
- Digitação de textos;
- Captura de informações e arquivos;
- Inserção de dados em sites;
- Entre outras atividades.
Por realizarem atividades repetitivas, manuais e até mesmo mecânicas, a inteligência artificial e RPA proporcionam agilidade e produtividade. Tudo isso de forma eficiente e pouca (quase zero) margem de erro. Ou seja, uma economia para os negócios.
Diferente da inteligência artificial no futuro das empresas, o RPA apenas reproduz tarefas que foi programado para realizar. Ele não pensa e faz tomadas de decisões baseado em experiências anteriormente conquistadas.
E é justamente nesse ponto que essas duas forças podem se unir. É a partir disso que vamos saber como ter sucesso com a inteligência artificial e RPA. Acompanhe o raciocínio.
Pensar em sustentabilidade faz parte do futuro das empresas
Outra grande funcionalidade da automação e inteligência artificial, é ajudar na questão de sustentabilidade, coisa que as empresas visam cada vez mais diante dos deságios ambientais, sociais e de governança (ESG) que enfrentamos.
Um dos principais benefícios para o futuro das empresas usando automação e IA reside em sua capacidade de otimizar processos e reduzir desperdícios. Não apenas reduz custos, mas também minimiza o impacto ambiental, preservando recursos naturais e diminuindo as emissões de carbono.
Além disso, a IA pode ser empregada também para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões e insights. Ferramenta útil para empresas que desejam compreender melhor seu impacto ambiental e social.
Outra grande vantagem dessas tecnologias para o futuro das empresas é a melhoria na transparência e da responsabilidade corporativa. Por meio da automação, por exemplo, as empresas podem rastrear e relatar com precisão suas atividades ESG.
Conte com a Yank! Solutions
Quando o assunto é entender a importância da automação de processos e da inteligência artificial no futuro das empresas, você pode contar com a Yank! Solutions.
Estamos aqui para conversar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter. Será um prazer ajudá-lo! Converse pelo WhatsApp com nossos consultores.
Além disso, confira nossas diversas Soluções e os vários Segmentos que atendemos.
Entre em contato.